Janeiro Branco: frutas boas para a saúde mental

Consumo de frutas auxilia na boa saúde mental - Imagem Canva

Olá, leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar da Folha de Pernambuco

A alimentação saudável não só faz bem à saúde do corpo, mas, também, à saúde mental. Cardápios certeiros e equilibrados com vitaminas, sais minerais e gordura boa contribuem para a melhoria das conexões do cérebro, aumenta a nossa energia, melhora a memória, além de controlar as emoções.

Separei 8 frutas consideradas boas para a saúde mental e que aplico na minha alimentação diária:

Frutas

Melancia, mamão, tangerina e limão: essas frutas são ricas em triptofano, aminoácido percursor da serotonina, que é considerada como o hormônio da felicidade.

Laranja e maçã: fornecem ácido fólico para o sistema nervoso, o consumo está associado à menor prevalência dos transtornos mentais nos indivíduos. A laranja tem vitamina C, ótima escolha para a força e energia. 

Banana: rica em carboidrato, potássio e magnésio. A fruta é rica em vitamina B6, fonte de energia, e alivia a ansiedade. O magnésio, que faz parte da banana, ajuda na transmissão de impulsos nervosos, sendo, assim, mineral bom para a memória e o aprendizado.

Abacate: fonte de triptofano, proporcionando bem-estar e melhoraria do humor. O abacate também controla os níveis de cortisol, hormônio ligado ao nervosismo, irritabilidade e estresse. 

As frutas devem fazer parte da alimentação diária sendo recomendadas 5 porções variadas. Diabético e doente renal devem consultar o médico e nutricionista para fazer um cardápio de frutas. Caso você esteja em processo de terapia, associe uma boa alimentação com as recomendações do terapeuta ou psicólogo.

Cuidar da saúde mental é cuidar da vida!

Busque a sua melhor versão!

Saúde em Pílulas

Homenagem - O Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), em parceria com a Prefeitura do Recife, inaugurou monumento para as vitimas que morreram em decorrência da Covid-19. A estátua está na Praça João Pereira Borges, no bairro do Derby. O espaço pode ser visitado pelos familiares das vítimas que desejam prestar qualquer homenagem, deixando flores ou até mesmo acendendo vela. 

A palavra do Especialista

Ventilador e Condicionador de ar: qual a melhor opção para a saúde pulmonar? 

Limpeza periódica do ventilador e condicionador de ar auxilia na saúde respiratória e pulmonarPneumologista Magda Maruza informa que a limpeza periódica do ventilador e condicionador de ar é importante para saúde respiratória e pulmonar - Foto: Digital Fisher MED

Na escolha entre ar condicionado e ventilador, fica difícil ter uma resposta única, mas é consensual que, tanto um como o outro, precisam estar limpos para não causarem problemas respiratórios. Se, por um lado, o ar condicionado é mais caro e consome mais energia elétrica, ele é capaz de resfriar o ambiente e espalhar menos poeira. Por sua vez, o ventilador é mais barato e pode ser removido de um cômodo para outro, necessitando apenas de uma tomada. Se a opção for por ar condicionado, é necessário que seu filtro seja limpo com regularidade. Se a decisão for por ventilador, é recomendado que suas hélices estejam sempre limpas. Ressalta-se que, além da limpeza do equipamento escolhido, a higienização do ambiente é fundamental para evitar a disseminação de bactérias, fungos, vírus e ácaros, que podem causar infecções respiratórias e alergias.

Magda Maruza é médica pneumologista da Clínica M-Tórax
CRM/PE: 7902
@mtorax

Veja também

Conselho de Ética aprova 'censura verbal' a deputado que quebrou peça sobre consciência negra
Coronel Tadeu

Conselho de Ética aprova 'censura verbal' a deputado que quebrou peça sobre consciência negra

Governo fará racionamento para evitar apagão de energia, diz Lira
Crise de energia

Governo fará racionamento para evitar apagão de energia, diz Lira