Magnésio: bom para os músculos, coração e cérebro

Alimento integral: fonte de magnésio - Canva

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O magnésio é classificado como mineral, que pode ser absorvido pelo organismo em diversos alimentos como sementes, amendoim e leite. O magnésio regula o funcionamento dos nervos, dos músculos e também ajuda a controlar o açúcar no sangue, é bastante conhecido como laxante combatendo a constipação, ajuda a prevenir a osteoporose, diminuir o acumulo de placas de gordura no sangue, aliviar azia e má digestão. No geral, através de uma alimentação balanceada, o mineral é alcançado em nosso corpo. 

Uma notícia muito interessante é que o magnésio atua na aprendizagem e memória, segundo estudos de neurocientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, e da Universidade de Tsinghua, em Pequim, na China. De acordo com as pesquisas feitas em ratos jovens e idosos, o magnésio aumenta a plasticidade cerebral e a densidade das sinapses no hipocampo - a zona do cérebro que aloja a memória - ocasionando uma melhora nas habilidades de aprendizado e memória. 

Separei uma lista de alimentos com o magnésio: 

Os alimentos ricos em magnésio normalmente também são ricos em fibras, sendo os principais os grãos integrais, os legumes e os vegetais. Inclua esses alimentos em seu plano alimentar: feijão, lentilha, aveia, trigo integral, arroz integral, frutas como abacate, banana e kiwi, folhas verdes, brócolis e o jerimum. Não ficam de fora: amêndoa, avelã, castanhas, amendoim, derivados do leite, cacau.

Suplementação:

A suplementação do magnésio deve ser recomendada pelo médico ou nutricionista, já que a dose depende da causa que está originando a deficiência do mineral, o excesso do magnésio pode causar náuseas, vômitos, hipotensão, sonolência, visão dupla e fraqueza. Já a sua carência leva à fadiga, insônia, prisão de ventre, enxaqueca, cãibra, além de acentuar a diabetes tipo II, pressão alta e arritmia cardíaca, portanto trabalha também a favor do nosso sistema cardiovascular. A deficiência do magnésio na população é ocasionada, principalmente, pela ingestão cotidiana de alimentos industrializados, processados, excesso de refrigerantes. A alimentação mais natural possível suprirá diversos nutrientes que precisamos para nossa qualidade de vida. Diante dos benefícios do magnésio, que tal melhorar a nossa memória? 

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SAÚDE E BEM-ESTAR EM PÍLULAS

Câncer de Pênis - Mesmo com baixa incidência, o câncer de pênis merece atenção, alerta o urologista Dimas Antunes. Com base em levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), ele ressalta que a pandemia contribuiu para a diminuição da procura por tratamento, podendo resultar na amputação do órgão. Segundo o Ministério da Saúde, somando-se às estatísticas de 2019 e 2020, 1.092 homens tiveram o membro amputado por buscarem ajuda já em estágio avançado

Alimentação - A pandemia obrigou as famílias a fazerem diversas adaptações e as crianças foram impactadas com esse novo momento, pois não entendiam por que não podiam mais sair de casa, brincar, ir à escola ou encontrar os amigos. "O isolamento causou alguns distúrbios alimentares nas crianças, pois a rotina cada vez mais atribulada dos pais acabou atrapalhando a manutenção de uma dieta saudável. Agora, é preciso recuperar esse tempo perdido e iniciar uma dieta rica em alimentos que forneçam as necessidades diárias das principais vitaminas e minerais" diz o médico Daniel Magnoni.

Ação na Várzea lembra o Dia da Mulher

Ação de mamografia acontece na VárzeaMulheres acima de 50 anos podem participar do mutirão de mamografia - Foto: Divulgação

No dia 13 de Março o Projeto CABE +1 estará organizando um dia de ações voltadas para as mulheres do bairro da Várzea, zona Oeste do Recife, e no seu entorno. Na ocasião serão oferecidos os serviços de  limpeza de pele, cortes de cabelo, aferição de pressão, teste glicemia, feira de empreendedorismo comunitário e realização de mamografia. “Os exames são para mulheres a partir dos 50 anos, as interessadas deverão levar carteira de identidade e o cartão dos SUS”, informa o coordenador da ação, Alcinésio Filho. As vagas são limitadas. Informações: 81 9.8483.5599

OPINIÃO – PALAVRA DO ESPECIALISTA

A importância da hidratação da voz para o idoso

Fonoaudióloga Gabriela ValleGabriela Valle: "Durante o processo de envelhecimento a percepção da sensação de sede tende a diminuir, levando o idoso a reduzir bastante a ingestão de água" - Digital Fisher MED

A baixa ingesta hídrica, além de vários outros problemas, resseca a mucosa da cavidade oral e da língua, impactando as funções de mastigação, fala, deglutição e emissão vocal. Em um quadro mais grave, em especial nos períodos mais quentes, pode-se desencadear a desidratação, o que pode levar ao óbito.

Diante da recusa à hidratação, é possível utilizar algumas estratégias para favorecer esse processo:

-Oferecer água várias vezes ao dia em pequenas quantidades e curto espaço de tempo.
-Acrescentar pedaços de frutas ou poucas gotas de suco à água, dando a ela um pouco de sabor.
-Complementar a oferta com água de coco, chás e sucos, mas que não devem substituir a água!

É importante lembrar que idosos com dificuldade para deglutir líquidos, devem seguir orientações fonoaudiológicas quanto à consistência mais adequada.

Gabriela Valle é fonoaudióloga do Serviço de Geriatria e Reabilitação (Sergere)
CRFa: 4- 7481-PE

@sergere.recife

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