Nem toda gordura é ruim para saúde

Salmão, abacate, linhaça, nozes são fontes de energia e ácidos graxos - Canva

Olá, leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar da Folha de Pernambuco

Você sabia que nem toda gordura é ruim para sua saúde? Podemos dizer que a gordura ruim é chamada de saturada, além da gordura trans. A gordura é fonte de energia e ácidos graxos, que são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. Elas devem fazer parte do nosso cardápio. Segundo a British Dietetic Association, um homem deve consumir por dia até 30g de gordura saturada e a mulher até 20g. Infelizmente, as pessoas andam comendo 20% a mais da média recomendada pela organização internacional. Uma dieta rica em gorduras saturadas pode elevar o colesterol ruim no corpo, levando a doenças cardiovasculares. Carnes gordas, manteiga, queijos gordos, leite integral são fontes de gorduras saturadas.

Um cardápio balanceado deve conter as chamadas gorduras boas. Que são monoinsaturadas e poli-insaturadas. Os alimentos de gorduras boas são: peixes como salmão, sardinha e cavalinha; sementes, castanhas, nozes; óleo de oliva, abacate, entre outros. O óleo de oliva deve ser extra-virgem com acidez até 0,8% (dado do Ministério da Agricultura) e não deve ir ao fogo. Os peixes citados são ricos em omêga 3, sendo bom para o sistema cardiovascular. A gordura trans é prejudicial ao nosso organismo. A gordura trans de forma natural é encontrada em pequenas quantidades em carnes e produtos derivados do leite. O que devemos ter cuidado é com a gordura trans artificial, que é a gordura hidrogenada. A indústria tem usado a gordura trans ou hidrogenada em comidas processadas, como bolos, bolachas, biscoitos, e muitas vezes são utilizadas para prolongar a vida de alguns alimentos. Sim, o sorvete também tem gordura ruim para manter a sua cremosidade. Resumindo, gorduras ruins (saturada e trans); gorduras boas (monoinsaturadas e poliinsaturadas). Cultive o hábito de ler os rótulos das embalagens dos alimentos, escolhendo as gorduras insaturadas em relação à saturada, e produtos sem a gordura trans.

Listamos para você 10 alimentos com gordura boa:

-Abacate
-Ovo
-Azeite de oliva
-Coco
-Manteiga ghee ou banha de porco
-Castanhas
-Nozes
-Linhaça
-Peixe gordo
-Chocolate amargo

Alguns nutrientes e vitaminas são absorvidos em uma dieta balanceada em gordura. 

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-Saúde e Bem-estar em Pílulas

Sono – A Pesquisa “Mapa do Sono dos Brasileiros”, encomendada pela biofarmacêutica Takeda e realizada pelo Ibope revelou que 65% dos brasileiros têm baixa qualidade de sono. Considerando só  Pernambuco, esta taxa é de 62%. Além disso, 33% dos pernambucanos afirmam ter insônia e, desses, 18% possuem diagnóstico da doença (atestado por um médico). O estudo aponta também que 40% dos moradores do Estado que declararam ter insônia apresentam o distúrbio várias vezes ao longo da mesma semana. Assim como no restante do país, ansiedade e estresse, nessa ordem, são os fatores que mais impactam o sono dos pernambucanos.

Vacina - Pessoas com câncer que se encaixam nos critérios de vacinação por de idade têm dúvidas sobre se poderão ou não ser imunizados. O oncologista Daniel Gimenes ressalta que os pacientes com câncer podem e devem receber a vacina. Ele explica que publicações renomadas (como a do Memorial Hospital, de Nova York, e de Oxford) avaliaram que pacientes com tumores sólidos tiveram os mesmos riscos, mesmos períodos de internações e chances de cura do que qualquer outro que não tivesse a doença. De acordo com o médico, a preocupação está com aqueles que integram o grupo de risco por seus critérios clínicos associados, como idade avançada, hipertensão severa, diabetes, obesidade, antecedente de doenças como infarto ou trombose, além dos pacientes hematológicos. 

Vacina e pacientes oncológicos Vacina Covid-19 e pacientes oncológicos - Foto: Canva

Fundação - O Hospital de Ortopedia (HO), nas Graças, zona norte do Recife, completou 30 anos no mês de janeiro. 

-Opinião - Palavra do Especialista 

Verão e cólica renal


Nefrologista Frederico FontesNefrologista Frederico Fontes: aumento de cólica renal cresce na estação mais quente do ano - Foto: Digital Fisher MED

Com as altas temperaturas é normal as pessoas transpirarem mais. E neste sentido é essencial fazer a reposição do líquido perdido através da hidratação. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), no verão há um aumento de 30% em casos de pedras nos rins e que 1 a cada 10 brasileiros sofre do mal.

Caso essa hidratação não seja feita de maneira adequada o indivíduo pode ter: CÓLICAS RENAIS.

Sabemos que os rins são responsáveis pela função hídrica do corpo, portanto, sem a correta hidratação o órgão ficará sobrecarregado, com excesso de sais e proteínas, ocasionando os cálculos renais ou pedras nos rins.

Beber água é essencial para saúde dos rins.

Ao ingerir água mantemos uma boa hidratação corporal, ocasionando uma irrigação dos rins adequada, preservando seu funcionamento e auxiliando assim na eliminação de diversas toxinas. Os rins filtram o sangue, limpando nosso organismo de impurezas. Portanto, a água é essencial para realizar esse processo tão engenhoso.

Existe uma quantidade de água para tomar diariamente?

Geralmente um adulto precisa em média de 2 litros de água por dia. A quantidade correta vai depender do peso, altura, clima, alimentação e atividade física do paciente. 

A hidratação não consiste apenas na água, mas, tomando chás, água de coco e isotônico.  O médico ainda faz um alerta: O café e os chás, no caso os escuros, contém oxalato, uma substância que origina os cálculos. Já as bebidas gaseificadas, os refrigerantes, contêm ácido fosfórico.

A qualidade de vida é importante também:

-Mantenha uma atividade física regular (sempre com a garrafa de água ao lado)

-Diminua o consumo de sal

-Mantenha o seu peso em índices normais

Vamos curtir o verão sem descuidar dos rins.

Frederico Fontes é médico nefrologista
CRM/PE: 22837
RQE: 9975 | 9976
@dr.fredericofontes.nefro

 

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