Obesidade é fator de risco para o câncer de mama

A doença é influenciada por questões ambientais e genéticos

Outubro Rosa: um toque que pode salvar vidas - Canva
Artigo

A obesidade é um fator de risco para várias doenças, como estamos sempre alertando aqui na Saúde e Bem-estar. A obesidade é conhecida pelo desenvolvimento do câncer de mama. Quais as maneiras da obesidade aumentar o risco de câncer de mama?

Estrogênio: O tecido adiposo (gordura) é capaz de produzir estrogênio, um hormônio feminino. O excesso de estrogênio no corpo, devido à obesidade, pode estimular o crescimento das células mamárias, ou que aumenta o risco de câncer de mama. Mulheres na pós-menopausa que são obesas têm níveis mais elevados de estrogênio devido à conversão de androgênios em estrogênio nos tecidos adiposos.
Inflamação crônica: A obesidade está associada a um estado de inflamação crônica no corpo. Uma inflamação crônica pode danificar o DNA e aumentar o risco de câncer.

Resistência à insulina: A obesidade frequentemente leva à resistência à insulina, onde o corpo não responde eficazmente à insulina. Resultando em níveis mais elevados de insulina no sangue, o que contribui para o crescimento de células cancerígenas.

Fatores de crescimento: Além disso, a obesidade está associada a níveis elevados de fatores de crescimento, como o fator de crescimento semelhante à insulina (IGF-1), que pode promover o crescimento de várias células cancerígenas.

Maior densidade mamária: Estudos demonstraram que mulheres obesas tendem a ter uma maior densidade mamária, o que dificulta a detecção de câncer de mama em mamografias.

É importante ressaltar que a obesidade não é o único fator de risco para o câncer de mama, e o desenvolvimento da doença é influenciado por uma combinação de fatores genéticos e ambientais. No entanto, manter um peso saudável por meio de uma dieta equilibrada e exercícios físicos regulares é uma estratégia importante para reduzir o risco de câncer de mama, bem como para melhorar a saúde geral. Além disso, é fundamental que as mulheres façam exames de detecção de câncer de mama regularmente, como mamografias e autoexames, como parte de um programa de prevenção e detecção precoce.

Seja a sua melhor versão
Conheça mais sobre o médico nutrólogo Rafael Coelho

 

Veja também

Estudo aponta impacto etnorracial no desenvolvimento infantil
DIREITOS HUMANOS

Estudo aponta impacto etnorracial no desenvolvimento infantil

Veja o que se sabe até agora sobre o sequestro de ex-militar venezuelano opositor de Maduro no Chile
Sequestro

Veja o que se sabe até agora sobre o sequestro de ex-militar venezuelano opositor de Maduro no Chile