Ressaca de carnaval: recarregando as energias durante e após a festa

Confira com o nutrólogo Rafael Coelho uma receita de suco revigorante

Os excessos provocam a ressaca - Canva

Enquanto o Carnaval segue a todo vapor, muitos foliões já começam a sentir os efeitos da agitação prolongada. A ressaca de carnaval é uma realidade para muitos, e encontrar maneiras de recuperar as energias é essencial para aproveitar ao máximo a festa. Com a folia ainda em curso, os excessos de álcool, falta de sono e alimentação desregrada são algumas das causas mais comuns da ressaca de carnaval. No entanto, há maneiras de minimizar esses efeitos e recarregar as energias para continuar aproveitando a festa.

"Além de descanso adequado e hidratação, uma alimentação balanceada e a ingestão de sucos revigorantes são aliados poderosos na recuperação pós-carnaval. No Nordeste brasileiro, rico em sabores e tradições culinárias, há uma variedade de opções nutritivas para enfrentar a ressaca e voltar à folia com disposição. Uma opção simples e eficaz para enfrentar a ressaca é a preparação de sucos revigorantes, repletos de nutrientes e vitaminas que ajudam a restaurar o equilíbrio do organismo. Experimente uma receita à base de abacaxi, couve e gengibre, conhecida por suas propriedades detox e energizantes", informa o nutrólogo Rafael Coelho

Além disso, a culinária nordestina oferece uma gama de pratos que podem ajudar a recuperar as energias. Desde o tradicional cuscuz até o nutritivo baião de dois, passando pela revitalizante água de coco, há uma infinidade de opções para repor os nutrientes perdidos durante a festa. Enfrentar a ressaca de carnaval é chato demais, mas com cuidados simples e uma alimentação adequada, é possível recarregar as energias e continuar aproveitando a folia com saúde e disposição. 

Quando a resssaca vira motivo da ida ao hospital?

"É importante ressaltar que a ressaca, em geral, é uma condição temporária e autolimitada que pode ser tratada em casa com descanso, hidratação e uma alimentação adequada. No entanto, em casos mais graves, a busca por atendimento médico de emergência pode ser necessária", destaca Rafael Coelho

Aqui estão algumas situações em que uma pessoa deve considerar procurar a emergência hospitalar para tratar a ressaca:

Deliciosa receita de suco

Foto: Canva

Receita de Suco Revigorante: Abacaxi, Couve e Gengibre

Ingredientes:

Modo de Preparo:

Prove o suco e, se necessário, adoce com mel ou adoçante a gosto.

Sirva o suco revigorante em um copo alto com gelo, se preferir, e aproveite imediatamente.

Este suco é uma excelente opção para revitalizar o corpo após e durante a folia de carnaval, fornecendo nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e antioxidantes, para ajudar na recuperação e recarregar as energias.

Seja a sua melhor versão
Conheça mais sobre o médico nutrólogo Rafael Coelho


Acontece

 

Amamentação - O Instituto PIPA e o IMIP Educa unem forças para promover a capacitação abrangente de gestantes, mães, pais, membros da rede de apoio, acadêmicos e profissionais de saúde, assim como outros interessados, visando fornecer suporte adequado à amamentação. A iniciativa busca aprofundar a compreensão sobre os benefícios, técnicas e desafios associados ao manejo do aleitamento materno. Esta parceria reflete o compromisso conjunto dessas instituições em fortalecer o vínculo e a saúde entre mães e bebês.

Farmacêutica - João Adibe Marques, presidente da Cimed, terceira maior farmacêutica do país em volume de vendas do Brasil, realizará palestra sobre Case Cimed e sua trajetória de empreendedorismo durante a 10º edição do Brazil Conference at Harvard & MIT, evento anual realizado pela comunidade de estudantes brasileiros de Harvard e MIT (Massachusetts Institute of Technology), que acontecerá nos dias 6 e 7 de abril, em Cambridge, nos Estados Unidos. O tema do encontro será “O Encontro dos Vários Brasis”.

Congresso - O Conselho Federal de Enfermagem anunciou que o Recife será a sede da 26ª edição do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, considerado o maior evento de saúde de toda a América Latina. O CBCENF será realizado entre os dias 16 e 19 de setembro. A escolha da capital pernambucana como sede do evento ocorreu de maneira unânime pelo plenário do Cofen, durante reunião em Brasília. O Recife volta a receber uma edição do CBCENF após 20 anos. O Congresso será realizado no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda. 

Prêmio - A MV, empresa em desenvolvimento de software de gestão para a saúde, levou mais uma vez o prêmio de melhor prontuário eletrônico do paciente da América Latina pelo instituto KLAS. O resultado foi divulgado pela instituição norte-americana, que avalia anualmente organizações de tecnologia e serviços que se destacam por ajudar profissionais de Saúde a oferecerem atendimento de qualidade e eficiente a pacientes. A MV levou o prêmio pela 7ª vez na categoria “Acute Care EHR – Latin America”. O Prêmio Best in KLAS será entregue à empresa no dia 11 de março.


Em Pauta

 

Novo protocolo diminui risco de morte de pacientes com leucemia mieloide aguda em até 34%

Recentemente, houve um importante avanço no tratamento da Leucemia Mieloide Aguda (LMA), tipo de câncer no sangue que apresenta baixas taxas de sobrevida. Por meio da combinação da substância venetoclax mais azacitidina (chamado de estudo VIALE-A, publicado pela farmacêutica americana AbbVie), garantindo uma redução de 34% no risco de morte em pacientes com LMA. A hematologista Lorena Costa, da Multihemo Oncoclínicas, explica que os resultados têm sido promissores e que muitas pessoas acometidas por essa doença são idosas, por isso, mais frágeis, e estão muito doentes para serem submetidas a uma quimioterapia ou possuem múltiplas comorbidades. Com essa nova combinação de venetoclax mais azacitidina, os pacientes idosos têm possibilidade de atingir 50% de remissão (ficar sem a doença), o que não existia há poucos anos. Com essa terapia, houve aumento de sobrevida com boa qualidade de vida, o que inclui independência transfusional e possibilidade de realização de atividades diárias normalmente. “É uma grande revolução no tratamento das leucemias mielóides agudas, principalmente para os pacientes idosos que não tinham perspectiva de respostas até uns 5 anos atrás”, afirma Lorena.

Fevereiro Laranja

A campanha Fevereiro Laranja chama atenção para a leucemia, um tipo de câncer que tem início nas células-tronco da medula óssea, fazendo com que as células doentes atrapalhem a produção de células saudáveis. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 11.540 casos por ano, até 2025. Esse grupo possui quatro subtipos, a linfoide crônica (LLC), a linfoide aguda (LLA), a mieloide crônica (LMC) e a mieloide aguda (LMA), sendo essa última uma das que apresenta difícil tratamento.


“Saúde e Bem-estar” é atualizada todas às segundas-feiras no Portal Folha de Pernambuco
 

Veja também

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

BBB 24: Davi, Michel, e Alane estão no paredão; eliminação é na próxima terça (5)
BBB 24

BBB 24: Davi, Michel, e Alane estão no paredão; eliminação é na próxima terça (5)