Adeus, áudios longos! Apps dispõem de ferramentas para transcrição de mensagens de voz

Inteligência artificial auxilia na hora de transcrever áudios - Pixabay

Com a tecnologia presente no cotidiano da sociedade, muitas ferramentas estão à disposição para facilitar nossas vidas. Sabe aqueles áudios longos, estilo "podcast", enviados pelos amigos? Existem formas de transcrevê-los de maneira simples, ao invés de precisar digitar palavra por palavra.  

Por meio do Telegram, por exemplo, já é possível aumentar a velocidade da reprodução dos áudios. Além disso, há uma variedade de robôs diferentes para transformar aquele áudio do amigo em “textão”. 

O Transcriber Bot reconhece áudios em 24 idiomas, entre eles o português brasileiro e o de Portugal. 

Outra opção do Telegram é o Voicy. Este sendo mais arrojado, capaz de identificar 77 línguas, entre elas latim, iorubá, maori, além de outros idiomas específicos. 

Para utilizar algum desses Bot, basta procurar "Trancriber Bot" ou "Voicy" na barra de conversas do aplicativo, escolher o idioma e enviar o áudio que deseja transcrever. O áudio será instantaneamente devolvido em formato de texto. 

WhatsApp
O aplicativo mais famoso de conversas também possui uma forma para transcrever os áudios. No entanto, o usuário precisará exportar a conversa do WhatsApp para o Telegram. Mas há uma outra opção para transcrição pelo Whatsapp. Existe um aplicativo para não precisar do Telegram: Transcriber for Whatsapp. 

Facebook
Outra forma para transcrição de áudio é por meio do Facebook. É preciso adicionar aos contatos o número (21) 98282-0415 e, ao iniciar a conversa, é necessário aceitar os termos de uso para permitir que os áudios enviados sejam salvos. 

A inteligência artificial devolverá, também instantaneamente, o texto transcrito e também uma versão do arquivo de voz acelerado em 50%. Mas o recurso é limitado e só é possível transcrever em português. 

Veja também

Testes de anticorpos após vacina contra Covid-19 são incapazes de garantir a eficácia do imunizante
Coronavírus

Testes de anticorpos após vacina contra Covid-19 são incapazes de garantir a eficácia do imunizante

Senado aprova redução na tarifa de energia elétrica por 5 anos
CONTA DE ENERGIA

Senado aprova redução na tarifa de energia elétrica por 5 anos