Apple vai liberar ferramentas para você consertar o seu iPhone sozinho

Empresa anunciou um serviço de 'autorreparo' em que clientes podem solicitar peças originais

O 'Self Service Repair' começará a funcionar nos Estados Unidos, em 2022 - Apple/Divulgação

A Apple acredita que você pode ser a sua própria assistência técnica. A empresa anuncio,u nesta quarta-feira (17), um novo serviço de "autorreparo", que permitirá que clientes possam realizar consertos em seus dispositivos da marca, utilizando peças e ferramentas originais da empresa.

Inicialmente, a novidade estará disponível para as linhas de iPhone 12 e iPhone 13, mas deve chegar, em breve, aos computadores Mac com chips M1.

O "Self Service Repair" começará a funcionar nos Estados Unidos no próximo ano e, segundo a empresa, deve ser expandido para outros países ao longo do ano que vem. 

Para ter acesso às peças, os usuários podem se cadastrar nas lojas autorizadas, provedores de serviços oficiais ou em lojas de reparos independentes que tenham acesso aos produtos necessários aos reparos, além de ferramentas e manuais.

Segundo a gigante, a fase inicial do programa se concentrará nos módulos mais comumente atendidos, como a tela do iPhone, bateria e câmera. A capacidade para reparos adicionais estará disponível no final do próximo ano.

"Nos últimos três anos, a Apple quase dobrou o número de locais de serviço com acesso a peças, ferramentas e treinamento genuínos da Apple e agora estamos oferecendo uma opção para aqueles que desejam concluir seus próprios reparos", disse Jeff Williams, diretor de operações da empresa, em comunicado oficial.

Consertando seu iPhone sozinho
Para garantir que um cliente possa realizar um reparo com segurança, a Apple afirma ser importante ler o Manual de Reparo e, em seguida, fazer um pedido de peças e ferramentas à companhia. Após o conserto, os clientes podem devolver suas peças usadas para reciclagem e, assim, receber crédito para a compra de produtos da empresa. 

Fazer pequenos reparos sozinho não anula a garantia do smartphone, mas pode levar a danos que não estejam previstos para serem cobertos pela assistência da Maçã. Apesar de já comercializar peças originais para empresas de reparo terceirizadas, a companhia não informou se os clientes que solicitarem serem seus próprios técnicos também terão que pagar por essas peças.

Com informações da Apple

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