Black friday: entre os eletrônicos, smartphones e smartwatches são os mais procurados pelos brasileiros

Smartphones - Samsung/Divulgação

Mais uma vez o item eletrônico mais procurado pelos brasileiros na Black Friday cabe na palma da mão. O smartphone é o desejo de 51% dos consumidores, de acordo com pesquisa realizada pela Samsung em parceria com a plataforma MindMiners. Além dos celulares, os relógios inteligentes (smartwatches) também chamaram a atenção no meio desta pandemia.

Segundo o levantamento, os consumidores levam em consideração quatro fatores principais para escolher um smartphone: armazenamento interno e processamento (37%), qualidade de câmera (20%), bateria (20%) e tamanho ou qualidade de tela (13%). E, entre as pessoas que pretendem comprar um smartphone na Black Friday deste ano, 48% tem interesse em comprar um Samsung.

O percentual de desconto é o aspecto mais relevante para a maioria dos consumidores (79%), seguido por condições de pagamento (40%) e qualidade do produto (27%).

“Nos últimos meses, as pessoas intensificaram o uso de soluções tecnológicas, principalmente dos smartphones, tanto para atividades pessoais quanto profissionais, e passaram a navegar mais no ambiente de compras online, o que resultou no aumento da busca por informações em sites, blogs e redes sociais antes de decidir pela compra”, afirma Jannos Artusi, Head de E-commerce da Samsung Brasil.

Para auxiliar os usuários durante o processo de decisão, a Samsung lançou, em outubro, a Sam, assistente virtual baseada em Inteligência Artificial (IA) destinada a quem estiver comprando ou pesquisando produtos como smartphones, tablets, smartwatches e fones de ouvido sem fio na loja da marca.

É possível fazer perguntas sobre especificações de dispositivos das diferentes categorias, encontrar promoções, monitorar o status do pedido para compras feitas no e-commerce, tirar dúvidas em relação às formas de pagamento, falar com os Galaxy Experts (promotores online) e saber mais sobre os serviços. 

Neste caso, produtos intermediários podem ser uma boa alternativa tanto para o bolso quanto para um melhor desempenho. “Nesta Black Friday, o consumidor encontrará smartphones de diferentes categorias com condições especiais, com destaque para o Galaxy A51 e Galaxy A71, que contam com armazenamento interno de 128GB (com suporte a cartão microSD), conjunto quádruplo avançado de câmeras traseiras, display infinito e bateria de longa duração”, completa Artusi. 

De acordo com pesquisa realizada pela Samsung, em parceria com a MindMiners, no ano passado, os consumidores apontaram capacidade de armazenamento e conjunto de câmeras como principais critérios na busca por um novo smartphone, seguidos pela potência da bateria e qualidade ou tamanho da tela. 

“A Black Friday deste ano ocorre em meio ao processo de aceleração da transformação digital no Brasil, em que o posicionamento do smartphone como uma central de recursos e serviços foi reforçado, tanto para momentos pessoais quanto profissionais. Este aspecto é bastante nítido ao analisarmos as informações obtidas na pesquisa que realizamos”, afirmou Norman Pegden, supervisor de inteligência de mercado da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil.

Crescimento do interesse por smartwatches

Além dos smartphones, o segmento de smartwatches se destaca nesta Black Friday. A pesquisa mostra que 21% dos entrevistados planejam comprar este tipo de dispositivo móvel, número 6% maior em relação ao levantamento de 2019. Para esta categoria, os principais pontos de atenção dos consumidores são o design e a capacidade de bateria. Entre as pessoas que pretendem adquirir um smartwatch, 40% vislumbra um produto da Samsung.

“As pessoas têm percebido, cada vez mais, que o smartwatch pode auxiliar nas atividades do dia a dia, proporcionando uma experiência conectada com o smartphone. Além disso, com o crescimento do público que pratica exercícios físicos em casa, o smartwatch se consolidou como um importante aliado no monitoramento de metas, acompanhamento de movimentos e indicadores de saúde”, completou Norman Pegden.

Veja também

Santa empata em 2x2 com o Itabaiana/SE pela pré-Copa do Nordeste
Futebol

Santa Cruz empata em 2x2 com o Itabaiana/SE

Palmeiras empata, e Santos perde antes de final da Libertadores
Campeonato Brasileiro

Palmeiras empata, e Santos perde antes de final da Libertadores