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Black Friday: saiba como se prevenir dos golpes virtuais mais aplicados neste período

Aumento nas vendas também costuma gerar uma alta na aplicação de fraudes 

Black Friday: planejamento é essencial para compras na data - Paulo Pinto/Agência Brasil

Marcada para esta sexta-feira (29), a Black Friday 2024 deverá movimentar R$ 5,22 bilhões no comércio brasileiro. A estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra a alta adesão dos brasileiros a data que já se tornou uma das mais tradicionais do mercado. A grande movimentação financeira também aponta para a necessidade de cuidados durante esse período.

Segundo a pesquisa Panorama do Consumo na Black Friday 2024, realizada pelo Mercado Livre e Mercado Pago, 77% dos consumidores pernambucanos se planejam para aproveitar a data. Entre os formatos de pagamentos preferidos, o cartão de crédito se destaca como preferido entre 61% dos pernambucanos.

No entanto, é preciso que os consumidores tomem alguns cuidados ao realizar compras usando o meio de pagamento. A cautela deve ser redobrada em caso de compras virtuais. 

Golpes virtuais atingem cerca de 30% dos compradores
O alto volume de compras no período também costuma atrair a atenção dos golpistas, levando a um aumento nas fraudes virtuais. De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 3 em cada 10 consumidores já foram alvos de fraudes ou tentativas de golpes durante compras virtuais ao longo de 2024. 

Para o diretor de cibersegurança da CG One, empresa de tecnologia especializada em segurança da informação, proteção de redes e gerenciamento de riscos, os cuidados são essenciais nesse período. 

“É uma data atrativa, o consumidor fica ansioso pelas promoções, mas é preciso ter cautela e não agir por impulso para não cair na ‘Black Fraude’”, alertou o especialista.

Saiba os principais cuidados durante o período de promoções:

Proteção de dados pessoais
Segundo o especialista, divulgar informações pessoais na internet pode ser perigoso, já que alguns hábitos digitais podem expor seus dados sem que você perceba. 

Por isso, o consumidor deve evitar salvar os números do cartão de crédito em dispositivos ou navegadores, mesmo que sejam considerados seguros.

“Uma boa alternativa é usar cartões de crédito temporários, criados para compras específicas, optar por pagamentos via PIX ou outros métodos que não utilizem os dados fornecidos”, recomendou o especialista.

Desconfie de ofertas irresistíveis
Na Black Friday, é comum encontrar anúncios com grandes promoções, mas é essencial ter cautela com ofertas que parecem boas demais para serem verdade. Promoções exageradas podem ser usadas como iscas para atrair consumidores a sites falsos ou lojas duvidosas.

Procure por sinais de autenticidade
Uma das formas de identificar fraudes é verificar se o endereço do site começa com ‘https://’ e se há um cadeado na barra de endereços, indicando uma conexão segura”. 

Os consumidores também devem buscar informações sobre as lojas, como uma seção de "contato" ou "sobre nós", e checar os dados.

Confira a reputação da loja
Os sites de reclamações são grandes aliados na hora de checar a reputação de uma empresa e garantir que uma loja ou e-commerce seja confiável. Para tal, o comprador deve consultar diferentes fontes online para verificar o histórico da empresa. 

Cuidado com os e-mails
Os e-mails são uma das ferramentas mais utilizadas para aplicar golpes, especialmente por meio do envio de spam e tentativas de phishing. A recomendação é de que os compradores fiquem atentos ao domínio do remetente, a parte que aparece após o ‘@’.

“Se o domínio for diferente do site oficial ou parecer genérico, é um indicativo de possível golpe”, alertou Riviello.

Proteção cibernética 
Para aumentar sua proteção durante as compras, utilize ferramentas como antivírus e mantenha todos os softwares atualizados. Além disso, é recomendado dar preferência aos navegadores que detectam sites perigosos.
 

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