Como fazer backup do WhatsApp - Android e iOS

Freepik.com

Realizar o backup do WhatsApp é essencial para preservar os arquivos e manter uma cópia de segurança no caso de troca de aparelho ou problemas no sistema.

Seja por motivos profissionais ou pessoais, todo mundo deveria realizar periodicamente o backup do WhatsApp.

De fato, uma grande parte das nossas vidas acontece na palma da nossa mão. E, preservar informações importantes de um negócio, ou fotos daquele momento especial é fundamental.

Embora pareça algo bastante complexo, realizar o backup do WhatsApp pode ser feito de maneira rápida e prática. 

Acontece que, nem sempre, o backup automático realizado pelo próprio aplicativo salva os arquivos da maneira correta, ou em sua totalidade.

Por isso, sempre que pensar em fazer backup do WhatsApp use aplicativos próprios para a função, como o Wondershare MobileTrans.

Aprenda a realizar o backup do WhatsApp

Saber como fazer backup do WhatsApp é fundamental para preservar contatos, conversas, arquivos de fotos, vídeos, registros de chamadas e documentos em geral.

Engana-se quem pensa que essa ação só é importante na hora de trocar de aparelho. De fato, manter cópias de segurança possibilita que os itens sejam recuperados em caso de erro ou problema tanto no aparelho como no aplicativo.

Para saber como fazer backup do WhatsApp é bastante simples. Primeiramente, você terá que fazer download do Wondershare MobileTrans para fazer a cópia no computador com total segurança e praticidade. Então, é só seguir esse passo a passo:

1. Conecte o celular

A primeira ação para fazer backup do WhatsApp é conectar o celular ao computador. Dessa forma, sempre que for plugar o aparelho, opte por usar o cabo USB original oferecido pela fabricante.

Assim que o aparelho estiver conectado, é hora de iniciar o MobileTrans. 

Já na página inicial do programa, clique na opção “Backup” e selecione o modelo do smartphone.

Execute o módulo

2. Selecionando arquivos

A partir do momento em que o processo de conexão for finalizado, aparecerá uma lista de arquivos que estão salvos no aparelho. 

Então, escolha quais são os tipos de dados que deseja salvar, podem ser as mensagens, fotos, vídeos, documentos, entre outros. Quando finalizar a seleção, é só clicar em “Iniciar”.

Um exemplo para os tipos de arquivo do iPhone para o backup

3. Conclua o processo

Com o MobileTrans fazer backup do WhatsApp é muito simples. Assim que realizar os dois primeiros passos, basta esperar que o processo seja completo.

Dessa forma, assim que a cópia de segurança for finalizada seus arquivos estarão salvos em seu computador.

Ressalta que todos os arquivos salvos podem ser vistos no MobileTrans. Para isso, acesse o módulo Restauração, e então “Arquivo de backup MobileTrans”.

De fato, essa forma de realizar o backup do WhatsApp é a maneira mais simples para transferir os dados tanto do celular Android ou WhatsApp iPhone, como para um novo aparelho.

Manter uma cópia dos seus arquivos em seu computador é fundamental para preservar os dados e ficar tranquilo caso seu aparelho seja resetado, perdido ou danificado.

Preciso mesmo fazer backup do WhatsApp?

Bom, para responder essa questão é só pensar, você precisa de uma cópia exata dos documentos que possui no WhatsApp? O que você recebe, é importante?

Se a resposta for sim, então você precisa fazer backup do WhatsApp.

De fato, essa cópia de segurança permite que mesmo que seu aparelho sofra algum infortúnio, os dados estão à salvo.

Além disso, proporciona manter os dados mesmo que o usuário troque o aparelho. 

Para isso, basta usar o MobileTrans para realizar o backup e transmitir, em segurança, os dados de Android para iPhone, e vice-versa.

O que mais o Wondershare MobileTrans oferece?

Essa ferramenta é super completa. Além da possibilidade de fazer o backup do WhatsApp, o MobileTrans suporta mais de 18 tipos de dados, tem cobertura de mais de seis mil tipos de dispositivos móveis, e o programa está disponível para Windows e Mac.

Ademais, o MobileTrans é extremamente seguro, não salvando os dados sem a sua permissão. Dessa forma, garante que os dados estejam seguros e protegidos.

Por ser completo, o programa também permite:

Para garantir que o usuário conheça o MobileTrans, a Wondershare oferece uma versão teste totalmente gratuita.

E o que eu faço com o backup?

O backup é uma cópia de segurança, por isso, deve ser mantida em um local seguro. Para isso, é possível criptografar o arquivo, ou, aplicar senhas à pasta onde os arquivos estão salvos.

Obviamente, como nossa vida acontece enquanto trocamos infinitas mensagens, o backup precisa ser periódico.

Ou seja, sempre que receber novos arquivos que considera precisos, realize um novo backup. E, conte com o Wondershare MobileTrans para executar essa tarefa de maneira fácil e segura.

As informações contidas neste artigo não refletem a opinião do Jornal Folha de Pernambuco e são de inteira responsabilidade de seus criadores.

Veja também

Veja o que se sabe até agora sobre o sequestro de ex-militar venezuelano opositor de Maduro no Chile
Sequestro

Veja o que se sabe até agora sobre o sequestro de ex-militar venezuelano opositor de Maduro no Chile

Como consultar o PIS/Pasep 2024 de forma online
PIS/Pasep

Como consultar o PIS/Pasep 2024 de forma online