Existe diferença de habilidades entre jogadores de Counter-Strike e League of Legends?

Com propostas de ação diferentes, games exigem skills específicos em suas partidas

LoL um Multiplayer Online Battle Arena (MOBA) - Riot Games/Divulgação

League of Legends (LoL) e Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) são dois games extremamente populares entre a geração atual. Com propostas diferentes, sendo CS: GO um FPS (First-Person Shooters) e LoL um Multiplayer Online Battle Arena (MOBA), ambos exigem habilidades específicas de seus jogadores, como mira e concentração ou trabalho em equipe e estratégia. 

De acordo com o neurologista Júlio Pereira, especificamente no CS:GO, os jogadores usam diferentes partes do cérebro, responsáveis pela visão e habilidades motoras, para terem êxito durante as partidas. “Essas habilidades vão servir na hora que você vai mirar, na hora que você vai acertar e na hora que você vai coordenar essas duas habilidades. Além disso, tem o tempo de resposta também, que é o tempo em que você vê uma cena, imagina como vai agir e toma uma decisão”, explica. 

O site de apostas em LoL Betway criou gráficos mostrando quais as principais habilidades requisitas por cada game. No caso de CS: GO, as principais skills para se dar bem no jogo são boa mira, reflexo rápido, boa memória, precisão de movimentos, entre outras.

Habilidades dos jogadores de CS

Para League of Legends, o foco maior está na ação rápida, raciocínio lógico, trabalho em equipe e, claro, coordenação motora. Sempre pensando de forma coletiva. Para ambos os games, conhecimento de jogo também é fundamental.

Habilidades dos jogadores de LoL

Ainda segundo o médico, o que mais chama atenção é a neuroplasticidade dos jogadores profissionais de e-Sports de ambas as modalidades. “O cérebro de um jogador profissional acaba, com o tempo, preparando-se para utilizar algumas habilidades que, no mundo real ou de quem não é gamer, não é utilizada de forma tão intensa”, finaliza. Ou seja, para desafios diferentes é preciso desenvolver skills diversas que se adaptem aos cenários encontrados nos jogos.

Veja também

Diretora da Folha de Pernambuco, Mariana Costa ganha homenagem
HOMENAGEM

Diretora da Folha de Pernambuco, Mariana Costa ganha homenagem

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato
Folha Pet

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato