F8 Refresh: conferência do Facebook traz novidades para perfis comerciais

F8 Refresh aconteceu de forma 100% remota, por conta da pandemia - Facebook/Divulgação

A conferência anual de desenvolvedores do Facebook aconteceu nesta quarta-feira (8) e ganhou uma edição mais curta do que em anos anteriores, por conta da pandemia de Covid-19. Batizada de “Refresh”, o evento - que aconteceu de forma 100% remota - trouxe novidades da empresa para desenvolvedores e contas comerciais, com destaque para a abertura da API (Application Programming Interface) do Messenger para o Instagram e do WhatsApp Business. 
 
Confira o que rolou:
 
Mensagens mais integradas
A liberação da API do Messenger para o Instagram permitirá as empresas integrarem recursos do mensageiro a rede social, para interagir com seus clientes via Direct. A atualização passa a funcionar após ambas as plataformas terem se tornado uma extensão da outra, pelo menos, no que diz respeito ao envio de mensagens. 
 
Para o WhatsApp Business, o Facebook diminuiu o tempo que as contas comerciais levavam para começar a usar a API no aplicativo, passando de semanas, para "apenas cinco minutos", segundo a empresa. Além disso, a plataforma poderá avisar ao usuário quando um produto voltar para o estoque da loja e oferecer mais interações com o cliente.
 
A versão business do WhatsApp terá mais opções para usar com o chatbot. Algumas delas são as mensagens de lista, para que as pessoas possam fazer uma seleção em um menu de até 10 opções e o botão "responder", para que os usuários façam uma réplica rápida.
 
WhatsApp Business APIMelhorias foram anunciadas nesta quarta-feira (2). Foto: Facebook/Divulgação
 
Conexão de Login
Ainda em fase de testes a Conexão de Login com o Messenger permitirá aos clientes trocarem mensagens com as contas comerciais diretamente do fluxo de login do Facebook. De acordo com gigante, entre os participantes que testaram o recurso mais de 70% optou por permitir a troca de mensagens nesta modalidade. 
 
Business Apps
O Facebook também revelou que vai permitir extensões criadas por desenvolvedores terceiros (que não fazem parte diretamente da empresa) para o Facebook Business Suite. A plataforma de gerenciamento de páginas e contas do Facebook, Instagram e Messenger, foi lançada no ano passado. Para criar um app que funcione no ecossistema da companhia será preciso se inscrever antecipadamente no site disponibilizado pela gigante
 
Realidade aumentada e outros destaques 
O evento contou com melhorias no Spark AR, plataforma de criação de realidade aumentada (RA) do Facebook, que ganhou a possibilidade de efeitos em RA entre vários participantes de uma mesma chamada. Recurso parecido com o divulgado pela Microsoft, para o Teams pessoal, que coloca todas as pessoas da chamada em um plano de fundo conjunto. 
 
Por fim, a empresa de Mark Zuckerberg anunciou que tornou o PyTorch sua linguagem padrão para construir todos os modelos de AI e aprendizado de máquina da companhia. Para além das novidades tecnológicas o Facebook também doou 250 mil dólares para a Girls in Tech (Garotas na Tecnologia, em tradução livre): uma organização global sem fins lucrativos com foco na diversidade, igualdade e inclusão por meio da construção de habilidades e recursos de busca de emprego para mulheres com paixão por tecnologia.

 

 

 

Veja também

Senadores republicanos barram votação de lei que garante acesso ao voto nos EUA
EUA

Senadores republicanos barram votação de lei que garante acesso ao voto nos EUA

Nova variante do coronavírus é identificada no estado do Rio
Variante P.5

Nova variante do coronavírus é identificada no estado do Rio