Google garante que Android 12 será o 'sistema operacional mais pessoal de todos'

Android 12 terá extração de cores para personalizar sistema - Google/Divulgação

O Google apresentou, nesta terça-feira (18), a versão beta do novo Android 12. O novo sistema operacional da gigante chegará no segundo semestre, inicialmente, apenas para aparelhos da linha Pixel - que não são comercializados no Brasil. Durante a transmissão do Google I/O, evento de desenvolvedores da empresa, foi possível conferir os detalhes.

Novas cores 
A primeira mudança está nas cores internas no sistema. O Google afirma que, pelo menos nos telefones da linha Pixel, terá um sistema de extração de cores, no qual o usuário escolhe o papel de parede e o sistema determina automaticamente quais cores são dominantes, quais são complementares e quais têm uma ótima aparência. Em seguida, todas as cores escolhidas são aplicadas no sistema operacional, desde a aba de notificação, até a tela de bloqueio, os controles de volume, novos widgets e muito mais.

Leia também

Começou o Google I/O. Confira os anúncios da gigante da Internet

Microsoft Teams ganha versão pessoal

TIM usa energia solar para levar 4G em áreas sem cobertura; meta é chegar a 100% do País até 2023

Maior agilidade nos comandos 
Outra novidade é a fluidez ao deslizar notificações e outros recursos. O Google garante que seu dispositivo Android será mais rápido e responsivo, com um gerenciamento de bateria mais eficiente. Isso foi possível porque a gigante reduziu o tempo de CPU necessário para os serviços principais do sistema em até 22% e a redução do uso de grandes núcleos pelo servidor do sistema em até 15%.

Design mais espaçado entre as ferramentas 
A empresa também redesenhou a forma como os aplicativos aparecem na tela inicial, dando mais espaço entre os ícones.  A aba de notificações, as configurações rápidas e até o botão liga / desliga foram reformulados propositalmente para ajudar o usuário a realizar suas tarefas. Nas Configurações Rápidas a empresa também incluiu acesso aos controles do Google Pay, serviço de pagamentos da gigante. 

Configurações de privacidade 
Por fim, mas não menos importante, o Google parece querer deixar o usuário seguro e tranquilo quanto aos dados coletados por aplicativos terceiros. Apesar de não ser tão radical quanto a Apple, a empresa apresentou uma série de configurações de privacidade, incluindo um painel, em que o usuário poderá ver as configurações de permissões, os dados acessados, com que frequência e por quais aplicativos. A companhia garante que será fácil revogar as permissões do aplicativo diretamente do painel.

Além disso, quando um app acessar seu microfone ou câmera, um ícone aparecerá no canto superior direito de sua barra de status. Caso deseje remover o acesso do aplicativo a esses sensores para todo o sistema, dois novos botões em Configurações rápidas foram adicionados. A versão beta do Android 12 chega primeiro aos telefones da linha Pixel, no segundo semestre e deve ser disponibilizada aos poucos para as empresas parceiras da gigante. 

 

Veja também

Sport pouco produz e perde para o Juventude fora de casa
Série A

Sport pouco produz e perde para o Juventude fora de casa

Pernambuco recebe mais 310 mil doses de vacinas da Astrazeneca/Fiocruz
Vacina

Pernambuco recebe mais 310 mil doses de vacinas da Astrazeneca/Fiocruz