Google Maps terá percursos sustentáveis e previsão do tempo

Previsão do tempo no Google Maps - Google/Divulgação

O Google anunciou, nesta terça-feira (30), atualizações para o Google Maps no ano de 2021. Com uma pegada mais “sustentável” e conectada com a natureza, o aplicativo passará a informar percursos sustentáveis, além de informar a previsão do tempo. Confira algumas das mudanças no aplicativo-guia:

Rotas sustentáveis

Com base em informações do National Renewable Energy Lab (Laboratório Nacional de Energias Renováveis), a plataforma utilizará um novo conceito de rotas que consideram o consumo de combustível a partir de fatores como inclinação da via e congestionamentos. 

Em breve o Google Maps passará a indicar, por padrão, a rota que representa a menor emissão de CO2 sempre que esse percurso tiver aproximadamente o mesmo horário estimado de chegada (“ETA”, na sigla em inglês) que o caminho mais rápido. 

Caso o percurso mais sustentável signifique chegar mais tarde ao destino, o usuário poderá comparar o impacto de carbono relativo entre os dois caminhos e fazer a própria escolha. 

Os percursos sustentáveis serão lançados ainda este ano nos Estados Unidos para aparelhos Android e iOS, e em breve estarão disponíveis no resto do mundo.

A empresa também apresentou uma nova interface de instruções de percurso, que facilita ainda mais na hora de escolher uma rota alternativa “verde”. Em breve, será possível ver um “cardápio” abrangente, com todas as rotas e meios de transporte disponíveis para chegar ao destino. Com isso, será possível comparar quanto tempo demora para ir de carro, transporte público ou bicicleta em uma única tela.

Graças à inteligência artificial e machine learning, o Maps vai dar prioridade automaticamente aos meios de transporte preferidos do usuário, e até sugerir as formas de circular mais populares na cidade. Esse novo recurso será lançado mundialmente nos próximos meses, para Android e iOS.

Previsão do tempo e informações sobre a qualidade do ar 

Outro recurso já embutido no Maps será o de meteorologia, que permite ver a situação atual e a previsão do tempo em determinada região. Já a função da qualidade do ar mostra se o ar está saudável (ou não), um dado especialmente importante para quem tem alergias respiratórias ou vai para uma região sujeita a poluição e queimadas. 

Essas informações são alimentadas por parceiros como The Weather Company, AirNow.gov e Central Pollution Board (Conselho Central de Poluição), e estarão disponíveis para Android e iOS nos próximos meses. 

O recurso de tempo e temperatura estará disponível em todo o mundo, e o de qualidade do ar será lançado na Austrália, na Índia e nos Estados Unidos, para em seguida chegar a outros países. 

Navegação em espaços fechados com o Live View

O novo recurso é alimentado por uma tecnologia chamada localização global, que usa IA para escanear dezenas de bilhões de imagens do Street View, entender onde o usuário está e ajudá-lo a se orientar. 

Agora, novos avanços permitem compreender a altitude exata e a localização de objetos dentro de um edifício.

“Com isso, já podemos aplicar o Live View a alguns espaços fechados onde muita gente costuma se perder: aeroportos, grandes terminais de transporte público e shopping centers”, informou em nota a empresa.  

Setas e instruções escritas acompanham o usuário durante todo o percurso. Na hora de ir ao shopping comprar um produto, o Live View informa o andar da loja que você procura. O Indoor Live View já está funcionando para aparelhos Android e iOS em vários shoppings de Chicago, Long Island, Los Angeles, Newark, São Francisco, San Jose e Seattle, nos Estados Unidos. 

Nos próximos meses o recurso será lançado para alguns aeroportos, shoppings e terminais de transporte público em Tóquio e Zurique – e em seguida chegará a outras cidades do mundo. 

Postos de abastecimento de carros elétricos no Maps 

Um novo recurso no aplicativo traz agora informações úteis sobre estações de carregamento de veículos elétricos (EV) no Brasil.

Para saber mais sobre os locais disponíveis, basta abrir o aplicativo do Google Maps e inserir no mecanismo de busca "posto de recarga de veículos elétricos" ou “eletroposto”, por exemplo,  que serão exibidas as estações mais próximas. 

O aplicativo mostrará informações sobre a empresa onde a estação está localizada, número e tipos de conectores disponíveis, potência de carregamento, entre outras funções. Também serão exibidas informações sobre a estação a partir de reviews incluindo fotos, avaliações, comentários e perguntas de usuários.

Veja também

Kirchner e Lula defendem renovação da política e reconstrução da unidade latino-americana
Política

Kirchner e Lula defendem renovação da política e reconstrução da unidade latino-americana

Fachin proíbe PF de qualquer ato de investigação a partir da delação de Sérgio Cabral

Fachin proíbe PF de qualquer ato de investigação a partir da delação de Sérgio Cabral