A-A+

Login sem senha? Microsoft quer que usuários apostem em outras categorias de segurança

Novidade funcionará em ferramentas da empresa

A novidade, funcionará para aqueles que usam de senhas para fazer login em aplicativos e serviços da Microsoft - Freepik

Quem nunca passou raiva ao tentar atualizar as próprias senhas porque o software indicava que a escolha de letras e caracteres não era forte o suficiente que atire o primeiro login. Para evitar esse tipo de desgosto tecnológico, além de buscar uma forma de proteger ainda mais o usuário contra ataques digitais, a Microsoft tem estimulado o abandono completo das senhas. 

A companhia anunciou, na última quarta-feira (15), que seus clientes poderão remover completamente a senha de suas contas da Microsoft.

A ideia é substituir as palavras de segurança pelo uso do app Microsoft Authenticator ou por outras alternativas como o Windows Hello, uma chave de segurança ou um código de verificação enviado ao telefone ou e-mail do usuário.

A novidade funcionará para aqueles que usam senhas para fazer login em aplicativos e serviços como Outlook, OneDrive, Microsoft Family Safety e outros

"Ninguém gosta de senhas. Além de inconvenientes, elas são o alvo principal de ataques", disse em comunicado Vasu Jakkal, vice-presidente de Segurança, Conformidade e Identidade da Microsoft.

Jakkal explicou que, exceto pelas geradas automaticamente, quase impossíveis de lembrar, o grande problema dessas senhas é que são criadas por nós. 

“Uma das nossas pesquisas recentes descobriu que 15% das pessoas usam os nomes dos seus animais de estimação para inspirar a senha. Outras respostas comuns incluíam nomes de família e datas importantes, como aniversários. Uma em cada 10 pessoas admitiu reutilizar senhas em sites e 40% dizem que usaram uma fórmula para suas senhas, como Outono2021, que eventualmente se torna Inverno2021 ou Primavera2022”, explicou.

A alternativa da Microsoft é também uma forma de combater vazamentos de dados, que põem em risco a privacidade de seus usuários.

Apesar de desejar que a nova funcionalidade se torne definitiva, a empresa garantiu que, se o usuário não se adaptar, poderá voltar a criar suas senhas como antes. 

Confira abaixo como utilizar o recurso:

1. Primeiro, certifique-se de ter o aplicativo Microsoft Authenticator instalado e vinculado a sua conta pessoal da Microsoft;

2. Em seguida, visite account.microsoft.com, faça login e escolha Advanced Security Options (Opções avançadas de segurança). Em "Additional Security" (Segurança adicional), você verá "Passwordless Account" (Conta sem senha). Selecione "Turn on" (Ativar).

3. Siga as instruções na tela e aprove a notificação do aplicativo Authenticator. Depois de aprovar, você está livre da sua senha.

Veja também

MEC prepara projeto para criar cinco universidades em redutos do centrão
Educação

MEC prepara projeto para criar cinco universidades em redutos do centrão

Gui Araújo vence a Prova de Fogo em A Fazenda
REALITY

Gui Araújo vence a Prova de Fogo em A Fazenda