Mark Zuckerberg pode mudar nome do Facebook nos próximos dias

Troca consolidaria marca como 'metaverso'

Zuckerberg quer que a empresa seja conhecida por outros produtos, além das redes sociais - MANDEL NGAN / AFP

Mark Zuckerberg pode estar preparando uma mudança radical para o Facebook. De acordo com o site The Verge, o executivo quer mudar o nome da empresa para deixar de ser apenas uma companhia agregadora de redes sociais e passar a apresentar mais tecnologias, consolidando o intrigante “metaverso” anunciado pelo CEO.

Não faz muito tempo que a empresa vem apostando em outros produtos além do Instagram, WhatsApp e do próprio Facebook. Dispositivos de hardware de consumo como óculos de realidade aumentada e até mesmo um game de realidade virtual, chamado de Horizon Worlds (ainda em produção), também fazem parte do portfólio da empresa. A intenção expressa por Zuckerberg seria, inclusive, tornar o Facebook um integrante dessa carta de produtos e não uma empresa-mãe. 

Qual seria o novo nome do Facebook?

Horizon Worlds

Apesar de a companhia ainda não ter se pronunciado oficialmente sobre o novo nome, rumores apontam ser provável que ele tenha a ver com Horizon. Isso porque este era o nome do jogo que o Facebook está desenvolvendo antes de virar Horizon Worlds, logo após a empresa demonstrar uma versão para colaboração profissional chamada Horizon Workrooms.

Ainda segundo a The Verge, o CEO da gigante apresentaria a nova marca na conferência anual da empresa, em 28 de outubro, porém, a notícia pode chegar mais cedo se a confiança do público em como o Facebook faz negócios continuar caindo. Um dos motivos que pode levar a aceleração do anúncio é o depoimento de uma ex-funcionária, que acusou, há algumas semanas, a empresa de causar males à saúde mental de adolescentes.

Quem também já mudou
Se a polêmica mudança de identidade realmente acontecer, o Facebook fará parte de um grupo de empresas de tecnologia que fizeram uma mudança de marca ao agregar mais serviços. Em 2015, o Google se reorganizou sob uma empresa holding chamada Alphabet, ampliando seu escopo para além de um mecanismo de busca, tornando-se o conglomerado em expansão que conhecemos. Assim como ele, o Snapchat mudou a marca para Snap Inc. em 2016, ano em que lançou seu primeiro par de óculos com câmeras, Spectacles.

Veja também

MPF arquiva inquérito contra Carlos Bolsonaro por suposta ofensa ao diretor-geral da PF
INVESTIGAÇÃO

MPF arquiva inquérito contra Carlos Bolsonaro por suposta ofensa ao diretor-geral da PF

Fafá de Belém realiza show com a filha no Dia das Mães do RioMar; confira informações de ingressos
MÚSICA

Fafá de Belém realiza show com a filha no Dia das Mães do RioMar; confira informações de ingressos

Newsletter