Microsoft Teams ganha versão pessoal

Plataforma gratuita já está disponível em todo o mundo - Microsoft/Divulgação

A Microsoft deu um passo além do universo corporativo e ampliou as funcionalidades do Teams para o uso pessoal. O serviço, liberado nesta segunda-feira (17), é gratuito e foca em aumentar as conexões entre amigos e familiares através de videochamadas e chats em grupo, além de atividades e planejamentos pessoais que podem ser feitos na plataforma.

Entre os recursos oferecidos pela versão gratuita do Teams está o “modo juntos”, que permite colocar todos os integrantes de uma videochamada em um único plano de fundo, para simular proximidade. É possível escolher entre uma variedade de ambientes virtuais, como um lounge para a família, uma cafeteria ou até mesmo um resort de verão, tudo para sair do formato padrão das chamadas de vídeo.

Leia também
Apple lança novidades no serviço Apple Music
Conheça 11 personagens LGBTQI+ dos seus jogos favoritos
Pernambuco tem mais de 51 mil casos ativos da Covid-19

Outro destaque do serviço está, sem dúvidas, no empenho que a Microsoft teve para ampliar a conectividade mesmo para quem não é usuário da plataforma corporativa. Os links de videochamada no Teams podem ser compartilhados com qualquer pessoa - mesmo que ela não use serviço no dia-a-dia. A conversa pode ser acessada de qualquer dispositivo, PC, Mac, smartphones iOS e Android, além de ter uma versão web. 

Também será possível reagir com emojis em tempo real (que aparecem na tela durante as videochamadas) e utilizar GIFs no espaço reservado para o bate-papo. Além disso, você pode convidar até 300 pessoas para participar de uma única reunião. 

Espaço para planejar 
Mas encontrar seus amigos ou familiares para bater um papo é apenas uma das coisas que é possível fazer nessa versão do serviço. Para aqueles que não enjoaram das festinhas virtuais, que se popularizaram durante a pandemia de Covid-19, em aplicativos como Zoom e Google Meets, a Microsoft disponibilizou um recurso de gerenciamento de tarefas, feito para, literalmente, organizar os encontrinhos on-line. 

Os que gostam de organizar a vida pessoal podem criar listas de tarefas compartilhadas e dar atribuições a outras pessoas no grupo. Todos os participantes podem visualizar e editar detalhes da tarefa ou itens de verificação quando concluídos e, quando surgirem dúvidas sobre algum assunto, a plataforma permite criar enquetes para resolver os impasses. 

Há muitos outros recursos que permitem, de uma forma inusitada, gerenciar a vida tal qual a empresa estimula ser possível em sua versão de gerenciamento de times no trabalho. A melhor e talvez mais atrativa diferença entre elas é que a gratuidade permite também um período ilimitado em cada ligação. 

Veja também

Louzer elogia Betinho e lamenta “distância” entre setores em derrota
Futebol

Louzer elogia Betinho e lamenta “distância” entre setores em derrota

Atlético-MG perde para o Ceará em noite de falhas de Everson
Futebol

Atlético-MG perde para o Ceará em noite de falhas de Everson