Morre Rildo Pragana, projetista do primeiro computador produzido em Pernambuco

Rildo Pragana, projetista do Corisco, o primeiro computador produzido em Pernambuco - Divulgação

Faleceu na última sexta-feira (25), aos 69 anos, o professor Rildo Pragana, vítima da Covid-19. Pragana foi pioneiro no desenvolvimento do primeiro computador produzido em Pernambuco: o Corisco.

Segundo o professor Gauss Cordeiro, amigo de Pragana, ele estava internado há quatro meses em uma UTI. 

A carreira profissional de Rildo Pragana também englobou diferentes áreas como a aeroespacial, quando cursava engenharia aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica, até a eletrônica passando pela Física, Biofísica e Computação. 

O professor foi responsável por desenvolver, em 1984, o Corisco. A Elógica, uma das primeiras empresas de desenvolvimento de software e provedora de internet do Brasil, foi responsável pela distribuição em série da máquina em várias empresas do país.

De acordo com o testemunho do professor Sérgio Cavalcante, do Centro de Informática (CIn), foi um dos projetistas, em 1987, do HD em RAM que acelerou em dez vezes o acesso a arquivos dos computadores do COPOM da Polícia Militar de Pernambuco. Na UFPE, ele atuou de setembro de 1978 a fevereiro de 1985, quando passou a se dedicar à iniciativa privada.

“O projeto poderia ter ficado pronto em dois meses, mas ele não era focado em dinheiro e sim em conhecimento. O foco em aprender era tão grande que, ao estudar e aprender tudo que precisava para um novo projeto, perdia o interesse na execução. Às vezes parecia rude, mas no fundo era um doce de pessoa. Uma figura!”, registrou Cavalcante na sua rede social.

Em nota, a Universidade Federal de Pernambuco lamentou o falecimento do ex-servidor do Departamento de Física. 

Veja também

Paris 2024 terá um 'desfile' diário de medalhistas olímpicos
Olimpíadas

Paris 2024 terá um 'desfile' diário de medalhistas olímpicos

Lula afirma que texto da Reforma Tributária está fechado e defende deputado aliado como relator
câmara

Lula afirma que texto da Reforma Tributária está fechado e defende deputado aliado como relator

Newsletter