Prefeitura de Jaboatão firma acordo com Brisanet para a implantação da tecnologia 5G

Implementação da rede deve ocorrer de forma integral até 2023

Prefeito Anderson Ferreira e o CEO da empresa cearense de telecomunicações, José Roberto Nogueira, formalizaram o acordo na última segunda-feira (21) - Chico Bezerra/PJG

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, saiu na frente de outros municípios pernambucanos para receber a tecnologia 5G. A cidade se tornou a primeira do Nordeste a assinar um acordo de cooperação técnica com a Brisanet Serviços de Telecomunicações S/A, empresa que arrematou o lote correspondente a região durante o leilão promovido pelo Ministério das Telecomunicações e pela Anatel, em 2021.

O prefeito Anderson Ferreira e o CEO da empresa cearense de telecomunicações, José Roberto Nogueira, formalizaram o acordo na última segunda-feira (21), durante uma reunião no Complexo Administrativo da Prefeitura. Segundo a assessoria do município, a rede de fibra óptica será distribuída em todas as ruas da cidade no prazo de 60 dias. A implementação da rede deve ocorrer de forma integral, tanto para órgãos públicos quanto para a população geral, em 2023.

Desde o ano passado, Jaboatão vem correndo para receber a nova rede, tendo atualizado sua legislação para se adequar à lei federal que dispõe sobre medidas para estimular o desenvolvimento da infraestrutura. A intenção da prefeitura é levar a rede 5G não apenas para a área urbana da cidade, mas também para a zona rural. Recentemente, quem também se adequou as exigências do Governo Federal foi a Prefeitura do Recife

5G no Nordeste

5G

Durante o leilão 5G, a Brisanet arrematou os lotes nas frequências 3,5GHz e 2,3GHz no Nordeste, e 3,5GHz no Centro-Oeste, se tornando a responsável pela implantação da tecnologia nessas regiões. A empresa cearense é, atualmente, a maior Prestadora de Pequeno Porte (PPP) do Brasil e oferece serviços de internet banda larga, telefonia fixa e móvel, TV por assinatura e streaming de música.

De acordo com a Prefeitura, o acordo de cooperação técnica será feito de forma transparente, com informações sobre as bases legais do Plano Diretor, do licenciamento e da fiscalização ambiental e urbana. Também apresentará o Sistema de Licenciamento Integrado, o Licenciamento de Infraestrutura de Telecomunicações, cadastro de imóveis, logradouros e espaços públicos onde a rede 5G poderá ser instalada.

No fim de janeiro deste ano, o Ministério das Telecomunicações afirmou em nota que todas as capitais brasileiras devem estar preparadas para lançar a internet 5G até 31 de julho de 2022, conforme previsto no edital da Anatel. Dentro desse prazo, segundo o cronograma definido no leilão das faixas de radiofrequência, as sedes estaduais precisam oferecer, no mínimo, uma antena para cada 100 mil habitantes.

Para os 1.174 municípios com população igual ou superior a 30 mil habitantes, como é o caso de Jaboatão dos Guararapes, existe um compromisso crescente, a cada ano: até julho de 2025.

Veja também

Publicidade Legal - 30 de junho de 2022 - VARD PROMAR S.A. BALANÇO

Publicidade Legal - 30 de junho de 2022 - VARD PROMAR S.A. BALANÇO

Publicidade Legal - 30 de Junho de 2022 - Editais e balanços

Publicidade Legal - 30 de Junho de 2022 - Editais e balanços