Secretaria de Ciência, Tecnologia & Inovação firma parcerias para ampliar Internet no Estado

Território pernambucano poderá contar com um aumento do alcance da Internet de alta performance - Pixabay

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia & Inovação (Secti), renovou o acordo de cooperação técnica com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) até 2031. Isso significa que, o território pernambucano poderá contar com um aumento do alcance da Internet de alta performance para os projetos estaduais, além de melhorias de conectividade entre os equipamentos do Estado.

A primeira etapa prevê a ampliação da conexão feita via Rede Pernambucana de Pesquisa e Educação (RePEPE). O projeto atuará na interligação de escolas estaduais e hospitais, incrementando os serviços Telesaúde, entre outras melhorias. O Governo de Pernambuco disponibilizou cerca de R$ 9 milhões em recursos para esse primeiro momento. 

Atualmente, a RePEPE possui uma rede de 2.600 km, presente em 11 das 12 regiões de desenvolvimento do estado, em 20 municípios, com 90 pontos conectados. Isso ajuda a viabilizar a Internet de banda larga aos municípios pernambucanos. De acordo com a Secti a rede tem potencial para alcançar mais de 400 entidades.

SEBRAE
Além da renovação deste acordo de cooperação, a Secretaria de Ciência, Tecnologia & Inovação também firmou uma parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae-PE). Juntos, os órgãos vão trabalhar para o desenvolvimento dos ecossistemas de Inovação das cidades de Petrolina, Araripina, Garanhuns, Caruaru e Recife. Uma forma de deixá-los mais integrados e articulados, através de atividades de cooperação, intercâmbio de conhecimentos técnicos e troca de experiências.

Segundo a Secretaria serão promovidas consultorias de gestão, cursos para formação de lideranças, mentorias, palestras, oficinas, além de diagnósticos completos dos ecossistemas e estudos de consolidação das estratégias nas regiões de desenvolvimento alvos do acordo.

Veja também

Louzer elogia Betinho e lamenta “distância” entre setores em derrota
Futebol

Louzer elogia Betinho e lamenta “distância” entre setores em derrota

Atlético-MG perde para o Ceará em noite de falhas de Everson
Futebol

Atlético-MG perde para o Ceará em noite de falhas de Everson