SuperSUS: jogo da Fiocruz-PE destaca papel do Sistema Único de Saúde

Super SUS, jogo da Fiocruz Pernambuco - SuperSUS/Divulgação

Criado em 2019 pela Fundação Oswaldo Cruz em Pernambuco (Fiocruz-PE), o jogo SuperSUS busca ensinar o papel da saúde pública através da diversão, Lançado para PC, Android e iOS, o game é finalista do BIG Festival, evento que premia os melhores jogos do Brasil e do mundo, na categoria “BIG Impact: Melhor Jogo Educacional”.

O SuperSUS é inspirado na conquista do direito à saúde com o sistema público de saúde. Nele, o jogador faz um passeio pela história da rede e descobre os diversos serviços ofertados. 

A cada desafio cumprido, conquistas são acumuladas e são alcançados os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU. 

Entre as tarefas estão a mobilização popular e a destinação de recursos para o SUS, além da aplicação de vacinas. 

A equipe responsável pela iniciativa faz parte do grupo de pesquisa Saberes e Práticas em Saúde, que é coordenado por Islândia Carvalho Sousa, mestre e doutora em saúde pública da Fiocruz Pernambuco. 

“Sentíamos a necessidade de ter uma comunicação com a sociedade. As pessoas entenderem o que a gente tá pesquisando às vezes é complicado, então veio a oportunidade de criar o game”, explica Islândia.

Além disso, com a pandemia, o jogo ganhou ainda mais importância na exaltação do SUS ao combate ao coronavírus. 

“O jogo nasceu antes da pandemia, mas é importante salientar que precisamos ter uma ideia positiva sobre o SUS, desmistificar o que muita gente pensa. Focamos nas ideias dos transplantes e na ortodontia, vigilância sanitária, e também na universalidade, que é para chegar nos lugares de difícil acesso”, completa a doutora.

Atualmente o Super Sus está disponível para navegador, Android ou iOS. Você pode ter acesso ao jogo clicando nos links acima. 

Confira abaixo o trailer do game:

Veja também

Deputados do Tennessee, nos EUA, aprovam lei que permite professores armados nas salas de aula
ESTADOS UNIDOS

Deputados do Tennessee, nos EUA, aprovam lei que permite professores armados nas salas de aula

Caso Marielle: um mês após prisão, supostos mandantes seguem em presídios e optam por isolamento
MARIELLE FRANCO

Caso Marielle: um mês após prisão, supostos mandantes seguem em presídios e optam por isolamento

Newsletter