SuperSUS: jogo da Fiocruz-PE destaca papel do Sistema Único de Saúde

Super SUS, jogo da Fiocruz Pernambuco - SuperSUS/Divulgação

Criado em 2019 pela Fundação Oswaldo Cruz em Pernambuco (Fiocruz-PE), o jogo SuperSUS busca ensinar o papel da saúde pública através da diversão, Lançado para PC, Android e iOS, o game é finalista do BIG Festival, evento que premia os melhores jogos do Brasil e do mundo, na categoria “BIG Impact: Melhor Jogo Educacional”.

O SuperSUS é inspirado na conquista do direito à saúde com o sistema público de saúde. Nele, o jogador faz um passeio pela história da rede e descobre os diversos serviços ofertados. 

A cada desafio cumprido, conquistas são acumuladas e são alcançados os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU. 

Entre as tarefas estão a mobilização popular e a destinação de recursos para o SUS, além da aplicação de vacinas. 

A equipe responsável pela iniciativa faz parte do grupo de pesquisa Saberes e Práticas em Saúde, que é coordenado por Islândia Carvalho Sousa, mestre e doutora em saúde pública da Fiocruz Pernambuco. 

“Sentíamos a necessidade de ter uma comunicação com a sociedade. As pessoas entenderem o que a gente tá pesquisando às vezes é complicado, então veio a oportunidade de criar o game”, explica Islândia.

Além disso, com a pandemia, o jogo ganhou ainda mais importância na exaltação do SUS ao combate ao coronavírus. 

“O jogo nasceu antes da pandemia, mas é importante salientar que precisamos ter uma ideia positiva sobre o SUS, desmistificar o que muita gente pensa. Focamos nas ideias dos transplantes e na ortodontia, vigilância sanitária, e também na universalidade, que é para chegar nos lugares de difícil acesso”, completa a doutora.

Atualmente o Super Sus está disponível para navegador, Android ou iOS. Você pode ter acesso ao jogo clicando nos links acima. 

Confira abaixo o trailer do game:

Veja também

Justiça proíbe Antonia Fontenelle de falar sobre Luciana Gimenez
Celebridades

Justiça proíbe Antonia Fontenelle de falar sobre Luciana Gimenez

Supermercados têm alta de 7% nas vendas do primeiro trimestre
Economia

Supermercados têm alta de 7% nas vendas do primeiro trimestre