Tecnologia e Trabalho Remoto

A tendência das empresas nos próximos anos é manter o equilíbrio no trabalho remoto com o modelo híbrido

Freepik

O trabalho remoto é algo que vem se tornando cada vez mais comum nas empresas, esse modelo que já existia há alguns anos, porém, havia poucas empresas que já atuavam com esse modelo de trabalho.

Com a pandemia isso forçou muitas empresas adotarem o modelo de trabalho remoto mais conhecido como modelo home office, e isso acabou se mantendo em alguns setores que são voltados ao escritório, como os de tecnologia e administrativo por exemplo.

Esse modelo é algo que traz muitos benefícios ao profissional pelo simples motivo de poder exercer o seu trabalho de qualquer lugar, precisando apenas de um Computador e uma conexão com internet. Isso é algo que permite o funcionário fazer uma viagem e ainda assim continuar trabalhando, não sendo necessário trabalhar diretamente de casa.

Mas trabalhar nesse modelo em um ambiente não estruturado pode ser um problema, devido às distrações domésticas ou até mesmo uma falta de conexão boa com a internet, que pode prejudicar na produtividade e na qualidade das atividades realizadas.

O modelo híbrido


Crédito: etalent

Em alguns casos é inevitável que o profissional trabalhe somente da casa, tendo ainda assim que realizar certas tarefas presencialmente, devido a essa necessidade surge o modelo híbrido, no qual o funcionários realizam algumas atividades remotamente, e em outras ele vai para o escritório para realizar presencialmente.

Esse modelo é feito de formas diferente em algumas empresas, tendo que trabalhar alguns dias da semana no modelo remoto e outros dias no modelo presencial, como por exemplo:

Desta forma permite que o funcionário realize determinadas tarefas de forma remota e em alguns dias realize outras atividades de forma presencial.

Isso também pode ocorrer de outras formas mais flexíveis, tornando a necessidade de ir ao escritório somente quando for necessário, como por exemplo quando houver uma reunião muito importante.

O modelo híbrido é o modelo que se adapta muito bem e a tendência das empresas nos próximos anos é manter o equilíbrio no trabalho remoto com o modelo híbrido, mesmo que ainda não seja tão vantajoso quanto o modelo totalmente remoto, pois tendo que ir algumas vezes presencialmente é algo que dificulta para o funcionário que for de outro estado, ou até mesmo de outro país, algo que é muito comum no modelo totalmente remoto.

Vantagens do Trabalho Remoto


Crédito: ver-o-fato

O trabalho remoto traz diversas vantagens para o profissional e também para a empresa que adota esse modelo de trabalho, sendo elas:

Como pode se ver nas vantagens listadas acima, o trabalho remoto apresenta diversas vantagens para os profissionais e empresas que adotam esse modelo de trabalho, sendo uma delas a economia de tempo e de dinheiro, algo que pode trazer um aumento significativo de produtividade e também no bem estar do profissional. Mas para que os profissionais e empresas possam continuar a usufruir de todas as vantagens do trabalho remoto, é preciso que haja investimento em ferramentas que possam contribuir para a evolução desse modelo.

Conclusão
Com tudo isso podemos entender que o trabalho remoto é uma tendência cada vez mais forte no mercado de trabalho, cada vez mais aparece profissionais buscando por esse modelo de trabalho devido às vantagens que esse modelo traz tanto para os funcionários quanto para as empresas.

Esse modelo também pode ser responsável por causar um grande impacto positivo no meio ambiente, com a redução no trânsito, mas é importante lembrar que o trabalho remoto não se aplica em todas as situações e que há também o modelo híbrido, então é importante ficar atento e entender para qual modelo se aplicar.

Referências Bibliográficas:
Trabalho remoto e tecnologias: porque as empresas deveriam combiná-los?
https://www.sydle.com/br/blog/trabalho-remoto-tecnologia-61816b03830b254194cd26fe
Trabalho remoto: impacto na rotina das empresas e dos profissionais
https://www.goodhabitz.com/pt-br/inspiracao/blog/trabalho-remoto-o-impacto-na-rotina-das-empresas-e-dos profissionais/utm_source=google&utm_medium=CPC&utm_campaign=SEA_BR_non_branded_dsa&utm_term=&gad_source=1&gclid=Cj0KCQiAwP6sBhDAARIsAPfK_wb7gH__BGYnTMeSa4hRwGAeOuz_VZwcvGVKzqaHseXCU_twL-oAPBwaAppxEALw_wcB

As informações contidas neste artigo não refletem a opinião do Jornal Folha de Pernambuco e são de inteira responsabilidade de seus criadores.

Veja também

SELF IT ACADEMIAS HOLDING S.A. - EDITAL

SELF IT ACADEMIAS HOLDING S.A. - EDITAL

SELF IT ACADEMIAS HOLDING S.A. - BALANÇO

SELF IT ACADEMIAS HOLDING S.A. - BALANÇO

Newsletter