Uso de dados móveis cresce mais de 1000% em oito anos

Uso de dados móveis - Pixabay

Ao decorrer dos anos, a tecnologia se mostra em ascenção em diversos aspectos. Um destes é a respeito do uso de dados móveis, disponível nos smartphones. De acordo com levantamento publicado pela plataforma Cuponation, o tráfego de dados móveis por smartphones em todo o mundo cresceu mais de 1000% em oito anos. 

Em 2014, o uso médio de dados era de um gigabyte (GB) para cada aparelho celular. Já em 2021, esse uso global médio mensal chega a 12.1 GB.

A informação traduz um aumento significativo no desenvolvimento da tecnologia e da telecomunicação. Nos próximos cinco anos, o uso dos gigabytes crescerá cerca de 178,51% para cada smartphone ativo. 

Realizado pela internacional Statista e divulgado no Brasil pelo Cuponation, o levantamento “tráfego de dados móveis por smartphone no mundo todo” aponta que até o final de 2026 a estimativa é de que o tráfego mundial de dados em aparelhos móveis seja de 33.7 GB por mês. 

Mas para usar esses dados, existe um custo ao bolso dos usuários. Segundo estudo da Visual Capitalist em parceria com o Cable.co.uk, no terceiro trimestre de 2020, os brasileiros pagaram, em média, R$ 5,41 para cada 1GB de dados móveis.

Veja também

Senadores republicanos barram votação de lei que garante acesso ao voto nos EUA
EUA

Senadores republicanos barram votação de lei que garante acesso ao voto nos EUA

Nova variante do coronavírus é identificada no estado do Rio
Variante P.5

Nova variante do coronavírus é identificada no estado do Rio