WhatsApp libera mensagens temporárias de até 90 dias para todos os usuários; veja como ativar

Recurso permite que mensagens temporárias sejam ativadas por padrão

A novidade também pode ser ativada ao criar conversas em grupo - Pixabay

O WhatsApp anunciou, nesta segunda-feira (6), que todos os seus usuários, tanto de Android quanto iOS, poderão utilizar as mensagens temporárias com três categorias de duração.

O aplicativo permitirá ao usuário ativar as mensagens temporárias por padrão para todas as suas novas conversas. 

Isso significa que todas as conversas individuais, iniciadas por qualquer pessoa, serão configuradas para desaparecerem após a duração escolhida. A novidade também pode ser ativada ao criar conversas em grupo.

Porém, apesar de, nas conversas em grupo, qualquer participante conseguir ativar esse recurso, os administradores do grupo podem mudar as configurações para permitirem que somente eles possam ativar as mensagens temporárias.

Duração das conversas
A partir de agora, quando o recurso estiver ativado, as mensagens poderão ser guardadas por 24 horas, 7 dias (o antigo padrão) ou 90 dias. O usuário também pode desativar a opção a qualquer momento. O WhatsApp afirma que esse novo recurso é opcional e não altera nem apaga as mensagens de nenhuma das suas conversas em andamento.

Caso o usuário escolha ativar as mensagens temporárias por padrão, uma mensagem será exibida nas conversas informando aos contatos que essa é a configuração escolhida. Caso você queira guardar uma conversa em específico, poderá trocar a configuração sem alterar as outras.

Como ativar

WhatsApp temporário

Para ativar as mensagens temporárias por padrão no iPhone e no Android: abra as Configurações do WhatsApp, toque em Conta > Privacidade > Duração padrão e, em seguida, selecione um período de duração.

As mensagens temporárias desaparecerão mesmo que o usuário não abra o WhatsApp durante o período de 24 horas, 7 dias ou 90 dias. Contudo, a empresa avisa ser possível ver a pré-visualização da mensagem nas notificações do celular até que o app seja aberto.

Se o usuário responder diretamente a uma mensagem temporária, o texto dela poderá ser exibido mesmo após o período de duração da mensagem. Caso uma mensagem temporária seja encaminhada para uma conversa em que esse recurso está desativado, ela não desaparecerá.

Por fim, se um usuário fizer backup antes de uma mensagem desaparecer, essa mensagem temporária será incluída no backup, mas será apagada no momento em que a conversar for restaurada. 

Via WhatsApp

Veja também

Texto da Igreja Universal diz que é incompatível ser cristão e votar em candidatos de esquerdaPolítica

Texto da Igreja Universal diz que é incompatível ser cristão e votar em candidatos de esquerda

Responsável por investigar 'rachadinha' de Carlos Bolsonaro vai a aniversário de advogada de FlávioPolítica

Responsável por investigar 'rachadinha' de Carlos Bolsonaro vai a aniversário de advogada de Flávio