WWDC 21: Confira as novidades do iOS 15

Recursos devem chegar para os smartphones da Maçã no fim do ano - Apple/Divulgação

A Apple transmitiu, nesta segunda-feira (7), a WWDC 21, seu evento anual de desenvolvedores, e não faltaram novidades para os usuários de iPhone. A gigante mostrou o que deve chegar no novo iOS 15, que receberá atualizações para ferramentas como Apple Wallet, no Maps, Fotos, FaceTime, entre outros, além de ganhar perfis de foco, que devem ajudar o usuário a se concentrar melhor nas atividades diárias. 
 
Notificações 
Durante a transmissão, que aconteceu de forma 100% remota, a Apple apresentou um novo visual para as notificações do iPhone. Serão adicionadas fotos de contato para pessoas e ícones maiores para aplicativos. A parte mais interessante é que o sistema vai ajudar a reduzir as distrações resumindo as notificações e deixando que o usuário escolha um horário melhor para elas aparecerem.

Usando a inteligência no dispositivo, as notificações são organizadas por prioridade, com os pushs mais relevantes no topo, baseados nas interações do usuário com os aplicativos. Mensagens urgentes serão entregues imediatamente e é possível silenciar temporariamente qualquer aplicativo ou thread de mensagens por uma hora, ou durante todo o dia.

iOS 15 atualizaçõesFerramentas do iOS 15 devem ajudar usuário a manter o foco quando estiver realizando outras atividades. Foto: Apple/Divulgação

Focus
Para aqueles usuários com dificuldades de focar em uma única atividade, o iOS 15 permitirá a configuração dos chamados perfis de foco. Eles podem ser personalizados ou pré-definidos pela inteligência artificial do smartphone. O perfil então filtra notificações e aplicativos com base no que o usuário deseja focar, enviando até mesmo mensagens personalizadas para pessoas que tentarem entrar em contato quando o modo estiver ativo. Quando o Focus é definido em um dispositivo Apple, ele se aplica automaticamente aos outros dispositivos da marca.

Apple Wallet 
Outra que teve uma grande atualização foi Apple Wallet. A ferramenta ganhou ares de carteira de verdade, com um plus de poder trancar e destrancar uma série de portas, incluindo as de hotéis que o usuário estiver hospedado. Usando da tecnologia Ultra Wideband, ela permitirá que os usuários possam desde desbloquear e dar partida em seus veículos (compatíveis com iPhone) até abrir as portas de casa e do escritório.

Leia também

FaceTime ganha recursos para competir com Zoom e Google Meet
Prefeitura do Recife anuncia mudanças na previdência municipal
Caixa anuncia a possibilidade em financiar até 100% de imóveis e negociação de parcelas

Além disso, será possível guardar seus documentos de identificação, como identidade e licença de motorista, tal qual uma carteira de verdade, porém, por enquanto, apenas para clientes dos Estados Unidos. A empresa afirmou que está trabalhando com a TSA para permitir que o iPhone seja usado como identificação em pontos de checagem de segurança em aeroportos, assim, tudo o que o usuário precisar para viajar estará dentro, apenas, do smartphone.

Privacidade
A bandeira maior da empresa - o cuidado com a privacidade do usuário - também chega para tornar cada vez mais difícil a vida dos anunciantes. Há desde um relatório de privacidade com um resumo de sete dias de quantas vezes os aplicativos instalados no aparelho acessaram as informações de localização e o microfone ou a câmera, até atualizações de acesso aos e-mails, que ganham um bloqueador de pixels de rastreamento, o que significa que o remetente não poderá mais saber se uma mensagem for aberto e lido.

Siri sem conexão com a internet
A assistente digital da Apple, Siri,vai funcionar sem precisar estar conectada com a internet. O processamento de áudio será feito no dispositivo em um esforço da maçã para aumentar a privacidade de seus usuários ao usarem o recurso. A novidade estará disponível apenas em iPhones e iPads com seu chip A12 Bionic ou posterior. Isso significa os modelos de iPhone XS, XS Max e XR; iPhone 11, 11 Pro, 11 Pro Max e iPhone SE (segunda geração); iPhone 12, 12 Mini, 12 Pro e 12 Pro Max, além de iPad Mini (quinta geração); iPad Air (terceira e quarta gerações); e iPad (oitava geração).

Outras atualizações
Alguns outros recursos devem receber melhorias como o Maps, que ganha contornos com detalhamento em 3D e detalhes sobre a sinalização de estradas, bairros e ruas diversas. A capacidade de pesquisar texto em fotos, através de um novo recurso chamado LiveText - com uma lógica muito parecida com a usada pelo Google Lens, incluindo a capacidade de pesquisar fotos no Spotlight, atualizações de áudio do AirPods e a possibilidade de localizar os AirPods Pro e Max usando Find My. Fones perdidos, nunca mais.

Veja também

Louzer elogia Betinho e lamenta “distância” entre setores em derrota
Futebol

Louzer elogia Betinho e lamenta “distância” entre setores em derrota

Atlético-MG perde para o Ceará em noite de falhas de Everson
Futebol

Atlético-MG perde para o Ceará em noite de falhas de Everson