A beleza e o aroma da flora viram inspiração de jornada profissional

Na Semana Mundial do Empreendedorismo Feminino, contamos a trajetória de Verônica Kato, perfumista exclusiva da Casa de Perfumaria do Brasil

Na Semana Mundial do Empreendedorismo Feminino, que tem sua data lembrada no dia 19 de novembro, a TV Aurora conta a trajetória inspiradora de Verônica Kato, perfumista exclusiva da Casa de Perfumaria do Brasil, que encontrou no aroma da biodiversidade a sua jornada profissional. 

Dom

Com os pais agricultores, Veronica teve acesso desde cedo à beleza da flora, que se tornou uma fonte contínua de lazer, afinal ela tinha seu próprio canteiro, onde chegou a compilar cerca de 200 plantas. Cercada diariamente por esses aromas naturais, Veronica já havia entendido seu dom. 

Alquimia

A formação em Farmácia, pela Universidade Estadual Paulista de Araraquara, foi só o início da jornada para se transformar em uma grande alquimista dos cheiros. Conseguiu o primeiro emprego como assistente de perfumista na Dragoco Perfumes e Aromas, atual Symrise, casa de fragrâncias, onde  posteriormente teve a oportunidade de integrar o Curso de Perfumaria da empresa, na Alemanha, que incluiu estágios em perfumaria fina em Paris, na França, e em cuidados pessoais e saboaria em Hadleigh, na Inglaterra.
 
Naturais
Sua trajetória seguiu por diversos cursos e visitas aos campos de cultivo, com foco em ingredientes naturais. Ainda além das fronteiras brasileiras, já bem estudadas por ela em diferentes regiões, visitou a Índia, Marrocos, Bulgária, Sri Lanka, Madagascar, Haiti, Turquia, Equador, Singapura, entre outros. Suas imersões se mesclam à sua especialidade: os óleos essenciais.
 
Sintonia
Veronica até já se deparou com a Natura em sua jornada antes mesmo de integrar a Casa de Perfumaria do Brasil. Foi quando trabalhou na Quest International Fragrance & Flavors – atual Givaudan –, onde desenvolveu as fragrâncias da clássica marca Sintonia, da Natura, em suas versões feminina e masculina.
  
Biodiversidade
Em 2000, Veronica realizou uma atualização em perfumaria, também nos Estados Unidos, na casa de fragrâncias IFF – International Flavors & Fragrances. Lá, também foi responsável por criações da Natura. O desafio era inédito: desenvolver fragrâncias autorais com ingredientes da biodiversidade brasileira para a marca Ekos.
 
Óleos
Com os resultados alcançados logo nos primeiros produtos, nascia ali a decisão da empresa de estruturar sua própria unidade de criação de fragrâncias com Veronica à frente do projeto, uma iniciativa inédita na perfumaria do Brasil. Na sequência, liderou o desenvolvimento de uma paleta exclusiva da Natura com óleos essenciais únicos e extratos aromáticos inéditos da biodiversidade brasileira.

Aura
“Uma combinação do tangível, os ingredientes, que se transformam no intangível, o perfume – uma aura que provoca diferentes emoções e comunica beleza, bem-estar e tem o poder de transportar para diferentes lugares, assim como resgatar memórias afetivas”, descreve a perfumista.
 
Destaques
Entre as criações que considera especiais na sua trajetória, Veronica cita as fragrâncias de Ekos Pitanga, Luna Clássico, co-criado com o perfumista Veronique Nyberg, e Natura Homem Cor.agio, desenvolvido em parceria com o perfumista Jean Christophe Herault, além de outros destaques que simbolizam, segundo ela, alegria e vibração, características que considera parte de sua identidade olfativa.
 
Inéditos

“A preferência era por caminhos olfativos mais frescos e leves e, ao longo dos anos, com a influência dos perfumes importados e a demanda por maior fixação na pele, evoluímos para uma perfumaria mais sofisticada, forte e marcante. Agora, estamos desenvolvendo ingredientes inéditos para trazer criações mais surpreendentes e inovadoras, que celebram a brasilidade. Aguardem!”, conclui Veronica.
 
 

Veja também

Espetáculos da Paixão de Cristo são destaques do roteiro; confira programação
AGENDA CULTURAL

Espetáculos da Paixão de Cristo são destaques do roteiro; confira programação

David Beckham aparece em Miami, nos EUA, com seu novo iate avaliado em R$ 86 milhões
NAVIO

David Beckham aparece em Miami, nos EUA, com seu novo iate avaliado em R$ 86 milhões

Newsletter