Dom, 07 de Dezembro

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A diversidade nos cargos de chefia deverá ser o principal desafio das empresas com ambientes inclusivos


Patrícia Santos é CEO da EmpregueAfro

O Nubank divulgou nessa semana que vai reduzir a desigualdade racial em sua equipe de trabalho. A meta é garantir que em cinco anos 30% do quadro geral seja composto por funcionários negros e 22% em cargos de chefia. O banco digital pretende empregar 2 mil funcionários negros até 2025. Enquanto isso, a XP Investimentos assumiu a meta de ter metade do quadro de funcionários formado por mulheres até 2025.

Aliás
A diversidade racial e de gênero no quadro de funcionários já é realidade nas empresas e no poder público. No entanto, a diversidade nos cargos de chefia deverá ser o principal desafio das empresas com ambientes inclusivos. 

Cargos de chefia

Uma pesquisa da Organização Internacional do Trabalho mostra que apenas 16% das companhias brasileiras afirmam ter uma composição de gênero equilibrada nos conselhos de administração. A Goldman Sachs sai na frente e estebeleceu a meta de, até 2025, ter 7% de todos os vice-presidentes da empresa negros, 9% latinos e 40% mulheres.

Treinamento

Para metas de empresas como a Goldman Sachs serem replicadas, as iniciativas como a da consultoria EmpregueAfro (https://empregueafrovagas.gupy.io/), devem ser os primeiros passos: atualmente, a empresa desenvolve programas de treinamento e workshops de profissionais negros após contratações. A ideia da empresária Patrícia Santos (foto) também é orientar os que vão conviver com os recém contratados para que saibam acolhê-los.

Equidade e inclusão

Já a P&G conta com uma jornada intencional com o objetivo de estimular a equidade e inclusão, não apenas dentro da empresa, mas com as marcas, colaboradores e parceiros de negócios. Dentre as ações, a marca capacita jovens negros participantes do processo seletivo da companhia com aulas de inglês e mentoria 100% voltado para os jovens negros.

Investir na comunicação

Outra iniciativa para desconstruir os traços históricos do preconceito racial e da cultura machista são as discussões sobre o tema através de campanhas publicitárias. A P&G, por exemplo, incentiva a luta contra a discriminação e promove o respeito à diversidade étnico-racial na comunicação e no marketing. Entre elas, "The Talk”, premiada no Emmy, “The Look” e “My Black is Beautiful”.

PCD

Além das mulheres e dos negros, a pessoa com defiência deveria ganhar mais espaços nas empresas, afinal existe a Lei de Cotas para pessoas com deficiência. Atento a esse olhar, a Natura estabeleceu subir a meta de 7,2 para 8% o percentual de pessoas com deficiência no quadro de funcionários. 

 

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