Atleta local se destaca internacionalmente

Juninho do Karatê é o único pernambucano com síndrome de down que disputa o campeonato sul-americano

Ricardo Fernandes

Um nome local tem se destacado no karatê, inclusive no âmbito internacional. O nome dele é José Valdir, mais conhecido como "Juninho do Karatê". Um jovem com síndrome de down, que leva à sério o esporte, executando tudo com empenho e talento.

Aos 29 anos, o jovem tem várias premiações. Ele é foi tricampeão brasileiro de karatê, vice-sul-americano e tetra pernambucano campeão. Neste ano, o atleta vai disputar o sul-americano na na Bolívia. Além disso, é o único pernambucano com síndrome de down que disputa o campeando brasileiro e sul-americano. O melhor de tudo é que se ele levar medalha nesse sul-americano, ele vai disputar a paraolimpíadas. Já estamos na torcida! 

Quem também cruza os dedos e vibra por Juninho são as equipes da Faculdade de Medicina de Olinda e do Instituto Maria, que há dois anos patrocina o jovem. Afinal, muitas empresas e associações sabem a importância do esporte para as pessoas com deficiência, que é muito mais do que uma questão física e mental, é a integração, socialização e a reabilitação motora. 

Veja também

Terceira idade, eleitorado fundamental na França, se aproxima da extrema direita
eleições

Terceira idade, eleitorado fundamental na França, se aproxima da extrema direita

Track & Field oferece opções saudáveis em seu café e mini mercado
café

Track & Field oferece opções saudáveis em seu café e mini mercado

Newsletter