Celpe dá início à primeira turma da Escola de Eletricistas para mulheres

Reprodução YouTube Neoenergia

A Celpe, em parceria com a Secretaria da Mulher de Pernambuco, deu início à primeira turma da Escola de Eletricistas para mulheres. A ação é pioneira no Estado e vai formar profissionais mulheres para trabalharem na rede de distribuição elétrica de Pernambuco. As turmas estão distribuídas nos municípios de Caruaru, Região Metropolitana, Garanhuns e Cabo.

Igualdade de gênero

Além de desenvolver e fortalecer a formação profissional técnica qualificada com foco em segurança, a ação faz parte do compromisso da distribuidora com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que colocam a igualdade de gênero como uma das grandes metas globais a serem atingidas até 2030.

Formação 

Segundo a secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro, a formação de mulheres em profissões, historicamente ocupadas por homens, é fundamental para que elas atuem em todas as áreas que queiram trabalhar, bem como para a eliminação das diferenças salariais que ainda existem entre a renda de homens e mulheres. 

Empreendedoras

“Que essa ação da Celpe abra as portas para que mais empresas, com o mesmo perfil, incentivem a contratação de mulheres”, completa. A formação também é um incentivo para as alunas com espírito empreendedor, criando oportunidades no mercado de trabalho.

Inovação

O Parque Tecnológico de Eletroeletrônica de Pernambuco (Parqtel), que tem como um dos principais objetivos o desenvolvimento empresarial e tecnológico do Estado,  lançou seu site. Lá, além de ter acesso aos principais eventos realizados, é possível conhecer a Incubadora Parqtel de Projetos de Inovação Tecnológica (Inbarcatel), seus projetos tecnológicos, além do laboratórios. Uma plataforma criada, pensada e voltada para o público que gosta e trabalha com tecnologia e inovação. O endereço é https://parqtel.pe.gov.br/.

Literatura 

Começa, nesta quarta-feira (7), o Circuito Cultural Digital de Pernambuco, iniciativa da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), com curadoria da Fundação Gilberto Freyre. Ao todo, serão cerca de 40 atrações na programação, entre lançamentos, lives, bate-papos, oficinas, shows musicais, teatro e exibição de filmes. 

Escritoras

A programação, totalmente gratuita, está ancorada no portal do evento (http://www.circuitoculturalpernambuco.com.br/). Entre os destaques, as escritoras Nádia Battella Gotlib (foto), uma das maiores especialistas em Clarice Lispector, e Thalita Rebouças.

Mês das crianças

Conteúdos para o público infantil também têm peso na programação do Circuito em propostas de estímulo à leitura, com contação de histórias, oficinas de poesia, teatro e de estampas, além de shows infantis com Luciano Pontes e Samuel Lira, da Cia Meias Palavras, e do Tio Bruninho.

 

Veja também

Exército israelense mata dois integrantes do Hezbollah no Líbano
GUERRA

Exército israelense mata dois integrantes do Hezbollah no Líbano

China emite alerta máximo para chuvas após grandes inundações no sul
CHUVA

China emite alerta máximo para chuvas após grandes inundações no sul

Newsletter