Confira dicas de ações mais sustentáveis para mudar o mundo

Através da hashtag #plasticfreejuly, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife adere a uma das campanhas ambientais mais influentes do mundo e lançou um desafio virtual. Até o final do mês, o perfil da SMAS no Instagram http://https://www.instagram.com/recifesustentavel/ vai divulgar práticas sustentáveis com o intuito de provar que é possível a mudança nos pequenos hábitos.
 
Sem plástico
Entre as sugestões de atitudes: levar seus potes reutilizáveis para as compras; ter uma garrafa de água reutilizável; usar sacola de tecido e usar produtos ecológicos. O importante é dar o primeiro passo, incentivar essas ideias entre amigos, familiares e, principalmente, entre as crianças, para incutir uma nova cultura.

Práticas sustentáveis
Nessa pegada, conversamos com Marcus Nakagawa https://www.instagram.com/marcusnakagawa/, autor do livro 101 Dias  com ações mais sustentáveis para mudar o mundo https://www.instagram.com/diasmaissustentaveis/, vencedor do  prêmio jabuti 2019. Para ele, o tempo pós-pandemia não deve ser encarado como o novo normal e sim como ainda “anormal”. Ele lembra que 4 bilhões de pessoas estão abaixo da pobreza e que, ao mesmo tempo, que tem gente com dois celulares, 40%  não tem saneamento básico. Segundo o professor, o termo correto já nem deveria ser sustentabilidade e sim regeneração. 

Tripé
No livro, o leitor confere 101 dicas para tornarmos o mundo mais sustentável, como por exemplo, fazer xixi no banho, comprar orgânicos, plantar uma árvore, ajudar um amigo e ser voluntário. O professor lembra que a sustentabilidade envolve um tripé que une o social, o econômico e o ambiental.