Filme pernambucano sobre histórias de superação de ex-detentas chega às plataformas de streaming

Os cineastas Paulo Caldas e Bárbara Cunha, sócios da produtora audiovisual 99 Produções, daqui de Pernambuco, especializada em direitos humanos, perceberam no livro “Flores do Cárcere”, de Flávia Ribeiro de Castro, que o encarceramento das mulheres era uma pauta importante e urgente. Transformaram o livro em documentário (foto)  com histórias de superação de ex-detentas que tiveram uma chance de recomeçar.

Flores do Cárcere
Nele, a dupla, junto com a autora, seu marido, Patrick Goffaux e a pesquisadora Claudia Belfort, retratam a vida de seis ex-detentas, que voltam à Cadeia Pública de Santos. Doze anos após serem libertadas, Pérola, Chachá, Dani, Mel, Rosa e Xakila, voltam à cadeia - agora abandonada - para refletir sobre o encarceramento feminino, as questões relativas à autoestima e a reintegração à sociedade. Nessa semana, "Flores do Cárcere", chegou às plataformas Vivo, iTunes, Google Play, YouTube Filmes e Looke.

Pessoa idosa

Em favor às políticas públicas voltadas ao segmento da pessoa idosa, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, realiza um encontro virtual. Para isso, no sentido de implementar ações pautadas nos eixos do Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo, a SDSCJ realiza o VI Seminário sobre as Concepções de Saúde da Mulher Idosa, que tem como tema: “Atividade cotidiana, atividade  física e Envelhecimento: Uma abordagem em tempo de pandemia”.

Encontro online
O evento será transmitido nesta segunda-feira (05/04), por meio do canal do YouTube da SDSCJ, das 15h às 17h. “A pessoa idosa torna-se agente ativo no processo de cidadania, com a construção de condições de vida com qualidade e de uma sociedade cada vez mais justa e solidária”, comenta a deputada e ex-secretária executiva de Segmentos Sociais, Laura Gomes, que será uma das participantes do evento online, juntamente com a enfermeira responsável pela equipe de saúde do Abrigo Espírita Lar de Jesus, Ana Carla Carvalho e o professor, Matheus Santos.

Vacinas...

Ontem foi iniciada a busca ativa dos idosos em situação de rua para que possam ser imunizados contra a covid-19. Neste primeiro momento, a vacina será aplicada nos idosos cadastrados nos equipamentos da Prefeitura do Recife voltados para pessoas em situação de rua. Até agora, 106 pessoas já foram localizadas, inseridas no sistema do Conecta Recife e estão sendo informadas do dia, horário e local da vacinação.

Idosos em situação de rua começam a ser vacinados

Para idosos...

Foram imunizados 20 idosos do Abrigo Noturno Irmã Dulce, no bairro de São José. Hoje outras 18 pessoas, a partir dos 60 anos, receberão o imunizante no Centro POP Neuza Gomes, na Madalena.

... Em situação de rua

“Estamos dando prioridade às pessoas idosas que vivem em situação de rua na cidade. É cada vez mais necessário garantirmos a proteção da população idosa, que são grupos de risco na pandemia da covid-19”, destacou a secretária Ana Rita Suassuna. As equipes do Consultório na Rua, dos Centros POP’s e do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (SEAS) realizarão busca ativa para captar essas pessoas.

 

Veja também

Kirchner e Lula defendem renovação da política e reconstrução da unidade latino-americana
Política

Kirchner e Lula defendem renovação da política e reconstrução da unidade latino-americana

Fachin proíbe PF de qualquer ato de investigação a partir da delação de Sérgio Cabral

Fachin proíbe PF de qualquer ato de investigação a partir da delação de Sérgio Cabral