Flores secas conscientizam sobre um consumo mais racional

O ar bucólico invadiu os ambientes urbanas com cores suaves para amenizar o momento que vivemos. O espírito de leveza, hoje, pode ser incorporado através das flores secas, item que era moda apenas nos lavabos, agora também decora a sala, o quarto, escritório ou porta de entrada da casa como forma de desejar boas-vindas. Além disso, a decoração com buquês e arranjos com flores secas conscientizam sobre um consumo mais racional. Junto com essa tendência nascem também mulheres empreendedoras que investem seu talento nas flores secas. 

Maria Luiza e Flávia Dornellas comandam a Blumen, especializada em flores secas

Flores secas

É o caso de Maria Luiza Dornellas Camara (foto), que, por muitos anos, morou em casa com jardim, tendo as plantas escolhidas e cuidadas por sua mãe, Flávia (foto), e seu pai, Almon. “Um jardim traz uma felicidade que quem tem sabe bem... As plantas, em especial as flores em todas suas cores, têm a magia de transformar um ambiente, sejam frescas ou secas. Blumen (https://www.instagram.com/blumenatelier_floressecas/) - pensada e realizada por mim e minha mãe -, chega com o propósito de trazer a leveza, beleza e o aroma das flores para a casa de cada cliente”, explica a empresária.

Páscoa

Os arranjos são feitos com flores desidratadas para que o ambiente que as receba fique colorido e belo por mais tempo. As flores são escolhidas cuidadosamente e cada arranjo é feito manualmente. Para a Páscoa, a loja - com vendas on-line via Instagram - preparou peças especiais com coelhinhos, ideais para presentes.

Blumen

“Cada buquê pronto é singular já que as flores secas naturais são nossa matéria prima. Seja a peça mais elegante, sofisticada ou rústica, o que queremos é que cada pessoa que escolha a Blumen, ou seja presenteada com nossas flores, sinta essa boa energia que é transmitida enquanto montamos o arranjo e a satisfação que nos enche olhos e coração ao vê-lo pronto”, complementa. 

Bonjour

Outra apaixonada pelas plantas é a decoradora Marcela Montenegro, da Bonjour (https://www.instagram.com/bonjour.flores/), uma boutique de flores secas, que nasceu na quarentena junto com o desejo de produzir, de forma sustentável, buquês e arranjos com flores naturais que durassem por muito tempo, sem a necessidade de água, nem de manutenção. O nome Bounjour teve a França como inspiração, berço da tendência de decoração com flores secas.

Objetos com frases que emanam poesias

Boho chic

Adepta ao estilo vintage e rústico chic, Marcela Montenegro, aposta em produções de buquês que transmitam esta essência, com composições, texturas e cores vibrantes proporcionando um visual elegante e descontroladamente boêmio. Outro diferencial são os objetos que vêem com frases manuscritas pela própria Marcela, transmitindo ainda mais sentimento. 

Poesia

São jarrinhos, potes, quadros e guirlandas decorados com flores secas e com mensagens positivas como "Você é um universo de coisas boas"; "Guarde no coração as palavras doces"; "Linda de alma e de coração também" e "Lar: forma especial de definir família reunida", além de palavras como Fé, Amor e Paz.

Sororidade

Para a campanha do Dia da Mulher, Marcela lançou o mote “Seja uma mulher que levanta outra mulher”, inspirado no tema da Sororidade, tendo em vista que quase 100% de seu público é feminino. “Com isso, queremos trazer o foco para a empatia e a autoestima. Em especial, durante a pandemia, o público estava carente de afeto e de presentes significados que transmitisse poesia, afinal queremos oferecer mais do que flores”, comenta a decoradora.

Dia da Mulher

Segundo Marcela, em cada criação, ela tenta enxergar um propósito e como poderá impactar na cliente os sentimentos que estão por trás de cada peça, associado à uma poesia que toca a alma. Na Bonjour, todos os buquês saem da loja perfumados com essência de Limão siciliano, que transmite uma experiência sensorial ao sentir o aroma nas flores ao recebê-las. Para o Dia da Mulher, a loja presenteia as clientes com marcador de livro com raminho de flores secas, que encanta pela simplicidade e o toque estiloso, onde o menos é mais.

 

Veja também

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome
ALIMENTA CIDADES

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome

PF faz operação contra suspeito de se passar por Lewandowski nas redes sociais
falsa identidade

PF faz operação contra suspeito de se passar por Lewandowski nas redes sociais

Newsletter