Hub de Inovação Social e Governamental vai garantir ações de fomento e capacitação em Pernambuco

As secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag) e Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) lançam, nesta segunda-feira (26), a Usina Pernambucana de Inovação. Trata-se de um Hub de Inovação Social e Governamental que tem como objetivo desenvolver ações de fomento, sensibilização, capacitação, orientação técnica, avaliação, reconhecimento e disseminação de práticas inovadoras de gestão, com vistas à modernização da administração pública estadual. 

Inovação
A Usina é o laboratório oficial do Poder Executivo Estadual e vai garantir que o Governo de Pernambuco faça sua parte no desenvolvimento do Ecossistema Estadual de Inovação. O evento acontece de forma virtual e será transmitido pelo canal da Usina no YouTube (http://www.bit.ly/canalusina). 

Virtual

O evento contará com a presença dos secretários Alexandre Rebêlo (Seplag) e Lucas Ramos (Secti) e será dividido em dois grandes blocos. O primeiro será sobre Cooperação Internacional e Políticas Públicas de Inovação. Já o segundo bloco terá com tema Governança e Laboratórios de Inovação no Setor Público. 

Meninas
Segue até esta sexta-feira (30) a campanha de Multivacinação e Outubro Rosa com doses contra o HPV, que ajuda na prevenção ao câncer do colo do útero, o segundo que mais mata mulheres pernambucanas. Entre 2014 e 2019, Pernambuco tinha mais de 496 mil meninas entre 9 e 14 anos para vacinar contra o HPV. 
 
Imunização
Nesse período, chegou-se a uma cobertura de 77% na primeira dose da vacina e de 47,3% na segunda, que deve ser aplicada seis meses após a primeira.  O imunizante é seguro e, para que seja eficaz, é preciso completar o esquema de duas doses. De acordo com o Programa Estadual de Imunização, a meta mínima para o imunizante é de 80%, sendo ambas as doses disponibilizadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Prevenção
"Da infecção pelo HPV para desenvolver um tumor passam-se anos. Com a vacinação, se evita o desenvolvimento da inflamação e de infecção precursora ao câncer do colo do útero, uma doença 100% prevenível", afirma a oncologista Jurema Telles, coordenadora do serviço de oncologia do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica da região Nordeste. 


Exames
A especialista ainda lembra da importância do exame preventivo regular (citopatológico/papanicolau). No Brasil, ele é preconizado dos 25 aos 64 anos de 3 em 3 anos após dois anos consecutivos de exame sem anormalidade. Além do câncer do colo do útero, a vacina contra o HPV dá proteção contra neoplasias vaginal, anal e de vulva; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus. 
 
Políticas públicas
O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Pernambuco (CEDIM-PE) prorrogou as inscrições para as eleições do triênio 2021/2024. As candidatas interessadas em atuar no conselho responsável pelo controle social de políticas públicas de igualdade de gênero podem se inscrever até o próximo dia 19 de novembro no endereço:http://www2.secmulher.pe.gov.br/web/secretaria-da-mulher/legislacao1, conferir o edital e realizar a inscrição. 
 
Conselho
Estão sendo oferecidas 16 vagas, das quais 12 são para titulares e quatro para suplentes. Entre as atribuições do conselho, responsável por formular e propor diretrizes das ações governamentais voltadas à promoção dos direitos das mulheres, estão: denunciar e receber denúncias relativas à discriminação contra as mulheres encaminhando-as aos órgãos e/ou serviços competentes para providências, acompanhar os procedimentos, entre outras funções.

Veja também

Aulas presenciais na rede municipal de Ipojuca voltarão apenas em 2021
Educação

Aulas presenciais na rede municipal de Ipojuca voltarão apenas em 2021

Pernambucano mostra habilidade dos tempos de zagueiro no Sport e se destaca na Superliga
Vôlei

Pernambucano mostra habilidade dos tempos de zagueiro no Sport e se destaca na Superliga