Inovação e sustentabilidade no litoral do Nordeste

Residencial Alma Maraú adota algumas medidas de preservação ambiental em sua construção para manter a fauna local e a vegetação nativa

Já se foi o tempo em que as construções eram realizadas sem pensar na sustentabilidade. Hoje é o primeiro passo para um ambiente saudável, antes mesmo do empreendimento ficar pronto. É o caso do Residencial Alma Maraú, que está sendo construído pela F2 Incorporadora e Construtora, em parceria com a Pentagna Incorporadora, na praia do Cassange, no litoral da Bahia, aqui no Nordeste.

Preservação
Por ser muito próximo a uma área de preservação ambiental, algumas medidas especiais estão sendo adotadas para manter a vegetação nativa e a preservação da fauna local. Para manter a flora, as espécies estão sendo retiradas do ambiente e mantidas em um viveiro até o final da construção, quando voltam para o local e serão replantadas. O paisagista responsável pelo empreendimento, Ricardo Cardin, junto com sua esposa, Alessandra Cardin, acompanha a obra de perto. 

Incorporadora de olho na sustentabilidade na hora da construção

Tartaruga
Já no caso dos animais, há uma parceria com a iniciativa “Coração de Tartaruga”. Ao lado do Alma Maraú, há uma área em que as tartarugas depositam os seus ovos e transitam por aquele local. Por isso, toda a iluminação do espaço foi pensada para que não seja prejudicial às tartarugas — que não podem ser expostas diretamente à luz. No Brasil, a desova das tartarugas costuma ocorrer de setembro a março e, na região do Maraú, o resultado já pode ser visto: a desova das tartarugas está a todo vapor.

Inovação
Para preservar ainda mais a beleza natural da região, a F2 Incorporadora e Construtora, empresa mineira idealizadora e responsável pelo projeto, decidiu construir as unidades utilizando a construção modular. As unidades modulares são construídas e montadas em Mirassol, interior do Estado de São Paulo, na fábrica da CMC Modular. E, após ficarem prontas, são enviadas em carreta. O trajeto de quase 2.000 km dura cerca de 4 dias e é feito com muita cautela para manter a integridade física das casas e apartamentos. As unidades chegam finalizadas em Maraú, prontas para instalação, com todas as louças, porcelanatos e metais.

Inovação e preocupação com a sustentabilidade marcam o empreendimento

Técnica

"Os módulos são transportados até o terreno e montados como "lego", preservando assim o meio ambiente com o mínimo de impacto possível", explica François Rahme, fundador e CEO da F2. Essa técnica, ainda pouco utilizada no país, consiste na fabricação de unidades em um ambiente fabril, feitas em aço e light steel framing, o que permite uma maior preservação da biodiversidade local e agilidade nas obras. 

América Latina
Construído em um terreno com cerca de 40.000 m², sendo 370 metros de frente para o mar, o Residencial Alma Maraú, é a maior construção modular da América Latina. Trata-se de um condomínio residencial de alto padrão, e todas as casas e apartamentos do empreendimento são construídos de forma modular, sendo projetados e idealizados em sinergia com as tendências mais atuais de design e sustentabilidade.

Prontinho

Para ainda mais conforto e satisfação dos clientes, o Alma Maraú conta com o projeto da arquiteta Adriana Machado e os móveis são desenvolvidos pela Tessaro. Dessa forma, todos imóveis são entregues completos e prontos para serem usados, seja para moradia ou investimentos futuros.

Cozinha 4.0
O condomínio contará com o conceito da cozinha 4.0, será possível desfrutar o restaurante ou fazer pedido na residência. Além disso, possui um lounge super moderno e sofisticado com vista para o mar, serviço de spa, duas piscinas, dois bares e quadra de tênis, todas as opções de lazer ficam à beira-mar. Ao todo, são 46 unidades, entre casas e apartamentos, com 2, 3, 4 e 6 suítes, projetadas para atender às necessidades de cada cliente. A previsão de entrega final do empreendimento é dezembro de 2022.

Ecocine
Em comemoração aos 30 anos de existência, o Ecocine abre suas inscrições para obras audiovisuais produzidas a partir de 1992. Serão aceitas obras sobre as temáticas Meio Ambiente e Direitos Humanos, nos formatos ficção, animação/live action e documentário, de curtas, médias e longas metragens. 

Novos drinks no Ca-já Restaurante

Enólogo e mixologista 
O ano começa com novidades no CÁ-JÁ Restaurante, que acaba de lançar uma nova carta de drinks, criada com a consultoria do enólogo e mixologista Júlio Rizuto, conhecido pelo seu Baca Belha Drinks & Cocktails. Segundo Yuri Machado, chef e sócio do CÁ-JÁ, a escolha por Júlio se deu por ele ser alguém que, para além de técnica e talento, também entende profundamente sobre a essência do restaurante.
 
Vibes

O mix de vibes deu origem a drinks autorais que vão fazer a alegria de quem curte boas composições alcoólicas. Entre alguns dos drinks, o Pitangueira é feito com gin, suco de pitanga e chá de camomila. Já o Honey Ginger traz vodca, limão, vermouth dry, xarope de gengibre e mel. A vodca também está presente no Watermelon Sugar mas, neste caso, casadinha com suco de melancia, limão, bitter de cardamomo.  

Tem carta de drinks nova no Ca-já
 
Energia

“São composições muito refrescantes e divertidas, todas com uma energia que combina demais com a nossa gastronomia, nossos ambientes e com o nosso público” - aponta Vitor Braga, sócio da casa. Além dos autorais, os clientes CÁ-JÁ também podem degustar clássicos como Negroni, Boulevardier, Manhattan, Dry Martini, Margarita, Daiquiri, Gin Tônic, Mojito, Aperol Spritz e Mimosa. 
 
Criatividade

Para além das fronteiras estaduais, o CÁ-JÁ Restaurante já foi citado no New York Times como restaurante a ser visitado em Recife e premiado pelo Traveler’s Choice como integrante do grupo formado pelos 10% melhores restaurantes do mundo segundo usuários do Tripadvisor. 
 

Novo endereço
Para reforçar a marca e divulgar a mudança de sede da Boa Vista para a área sul da capital pernambucana, o Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) está realizando diversas ações de marketing na cidade. Entre elas, campanha em outdoor, spot em rádio, VT em televisão e vídeo para sites e portais, além de mídia em redes sociais. O novo prédio, na Imbiribeira, vai reunir todos os cursos que eram disponibilizados nas unidades Nossa Senhora do Carmo, na Soledade, e Caxangá.

Saúde

Para seguir no combate intenso à covid-19, a Prefeitura do Recife está publicando um decreto que autoriza, de maneira imediata, a contratação, por prazo determinado, de até 555 profissionais de saúde. Desse total, serão até 271 técnicos de enfermagem (30h plantonistas), 144 enfermeiros (30h plantonistas) e 140 médicos (20h plantonistas) ou cirurgiões dentistas (20h plantonistas). Todas as contratações temporárias visam atender à necessidade de ampliação dos centros de testagem do município, para garantir o aumento do quantitativo diário de realização de exames, em razão da demanda crescente.

Novos centros

“Já na próxima segunda-feira (31), a gente vai abrir três novos centros, e o compromisso é que a gente vá chegar em, pelo menos 15 mil, testes por dia.”, explicou o prefeito João Campos. Os novos centros ficarão localizados no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, na Uninassau no bairro das Graças e na Escola Municipal Luiz Vaz de Camões (Antigo Colégio Walt Disney), no bairro do Ipsep. Os novos centros irão funcionar de domingo a domingo, das 8h às 17h. O acesso aos testes é feito mediante agendamento via aplicativo ou site do Conecta Recife (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/). As vagas são abertas todos os dias às 15h. 

Nova Oportunidade

A escola de formação de novas lideranças políticas RenovaBR decidiu dar uma nova chance para os interessados na sua jornada de formação política para as eleições de 2022. Estão abertas inscrições para vagas remanescentes para a formação para o pleito deste ano.

Renova

“Não será uma nova turma e nem um novo curso. Decidimos abrir essa oportunidade para aqueles que, no início de 2021, ainda não tinham decidido ingressar na vida política e pública. Sabemos o quanto essa decisão envolve fatores familiares, profissionais, econômicos e partidários”, destaca o diretor de Operações do RenovaBR, Rodrigo Cobra. Os alunos selecionados deverão cumprir as mesmas formações teórica e prática que a turma original, no entanto, em menos tempo, visto que toda a formação deve ser concluída até junho. Informações: http://jornada.renovabr.org.

Veja também

Moraes nega terceiro pedido de Bolsonaro para ter acesso a dados da investigação antes de depoimento
BRASIL

Moraes nega terceiro pedido de Bolsonaro para ter acesso a dados da investigação antes de depoimento

Confira a programação dos cinemas do Recife e RMR (22/02 a 28/02)
CINEMA

Confira a programação dos cinemas do Recife e RMR (22/02 a 28/02)