Meio ambiente é o tema do Ecocine Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos

Começa hoje e segue até o próximo dia 5 o Ecocine Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos (https://ecocine.eco.br/), encontro online que reúne séries e filmes documentais que tenham o meio ambiente como foco.  O evento virtual reúne uma lista de 134 filmes em streaming de 35 países, como Brasil, Índia, Holanda, Malawi, França, EUA e Irã. Os longas esmiúçam questões de caráter urgente e de impacto global e serão intercaladas sessões especiais para crianças, adolescentes e educadores. Tudo gratuito.

Liberdade
Segundo a fundadora do evento e antropóloga, Ariane Porto, os temas dos direitos ambientais e humanos são tantos e tão urgentes, que as vozes vindas de todas as direções se encontram e por vezes se chocam.”Escolhemos para este ano homenagear a Liberdade. Liberdade de ser, de estar, de ir de vir. Liberdade de ficar, de reconstruir, de resistir, de mudar. Liberdade do corpo, do espírito, da mente. E, fundamentalmente, liberdade de viver em um mundo social e ambientalmente sustentável, onde todas as espécies, humanas ou não, têm direito de existir”, escreve a presidente no site do evento.

Gratuito
Entre os destaques, “From trash to treasure” (foto), documentário dirigido pela brasileira Iara Lee, que retrata uma comunidade no Lesoto, na África, que transforma toneladas de lixo em roupas e acessórios para o cotidiano. Outro que ganha os holofotes é o “Professor Polvo”, filme que segue no páreo por uma estatueta do Oscar neste ano — na categoria Documentário, disponível na Netflix. O catálogo pode ser acessado no site do evento através de rápida inscrição.
 
Mulheres na liderança

O desembargador Edilson Pereira Nobre toma posse, nesta segunda-feira, às 17h, como presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, juntamente com seu vice, Alexandre Costa de Luna Freire. Entre os pontos de destaque da sua gestão será o incentivo à participação feminina nas decisões mais estratégicas da instituição, nomeando assim mais mulheres para ocupar cargos de direção, comissões e outras instâncias decisórias.

Cultura de Paz e...

A Prefeitura do Recife elaborou e enviou à Câmara de Vereadores Projeto de Lei que institui a Política Municipal de Cultura de Paz e Justiça Restaurativa. Com isso, sendo aprovada, o Recife contará com o Conselho Municipal de Cultura de Paz e Práticas Restaurativas.

 Justiça Restaurativa

Entre as propostas está a formação em mediação de conflitos e comunicação não violenta para professores e agentes de trânsito, práticas integrativas na saúde, criação de uma política de formação continuada de Cultura de Paz para funcionários da Prefeitura do Recife, realização de círculos restaurativo nos presídios, realização de oficinas contra bullying e outras formas de violência.

 
 
 
 

Veja também

Náutico escolhe neste domingo (5) o novo presidente para o biênio 2022-2023Futebol

Náutico escolhe neste domingo (5) o novo presidente para o biênio 2022-2023

Subida dos juros deve provocar desaceleração na economia, diz ministroECONOMIA

Subida dos juros deve provocar desaceleração na economia, diz ministro