Música da rapper Bárbara Bivolt abraça a causa da pobreza menstrual e a dignidade feminina

Sempre Livre e Carefree estão engajadas nas causas da pobreza menstrual, do empoderamento, progresso feminino e cuidados com o Planeta

A rapper Bivolt criou uma música especialmente para as marcas Sempre Livre e Carefree, da Johnson & Johnson Consumer Health. Intitulada 'Dignidade pra Fluir', a música  discorre sobre os desafios de, em pleno século 21, a menstruação ainda ser permeada por tabus. 

Empoderamento feminino

A escolha do nome musical para a parceria caiu como uma luva, afinal Bárbara Bivolt conseguiu se destacar em um cenário dominado por homens e onde a representatividade feminina ainda é um desafio. A artista, que já dormiu na rua, também foi a primeira rapper mulher a se apresentar no Rock In Rio, em 2017. Com o álbum homônimo Bivolt, lançado em 2020, alcançou novos patamares. Elogiada pela crítica, foi indicada ao Grammy Latino pelo “Melhor Vídeo Musical Versão Curta”, com a canção Cubana.

Rap lança música voltada para dignidade feminina

Deixa Fluir

A iniciativa da música sobre dignidade dá sequência ao movimento 'Deixa Fluir' tem como principal objetivo naturalizar os fluidos vaginais. Por meio do som, as marcas promovem o diálogo e trazem para a pauta questões que afetam a sociedade e a vida de muitas pessoas que menstruam, como é o caso da pobreza menstrual. Para ouvir a música é só clicar na plataforma: https://www.semprelivre.com.br/tamojuntas.   

Pobreza menstrual

“Na pesquisa recém-lançada por Sempre Livre, identificamos que 94% das pessoas que menstruam não sabem o que é pobreza menstrual. A informação é o primeiro passo para que milhares de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social lutem pelos seus direitos”, afirma a diretora de Marketing das marcas de cuidados infantis, saúde íntima e bucal da Johnson & Johnson Consumer Health, Cristina Santiago.

Entenda

A pobreza menstrual vai muito além da falta de dinheiro para comprar produtos de higiene menstrual adequados. Ela inclui a falta de estrutura de forma mais ampla, anunciando um problema global da falta de acesso à água, saneamento básico e desigualdade social, bem como a falta de educação sexual e a violência que decorre da estigmatização do corpo feminino e seus fluidos.

Saúde e higiene

Dados da ONU Mulheres informam que cerca de 1,8 bilhão de pessoas menstruam ao redor do mundo. Dentre elas, 12,5%  enfrentam dificuldades em todos os seus ciclos para ter acesso a produtos menstruais, de higiene geral, saneamento básico e educação adequada para lidar com o período. Mais de 1 bilhão de mulheres não possuem acesso a um banheiro seguro e limpo. E há 526 milhões de mulheres que sequer têm um banheiro em casa.

Princípio da dignidade 

Mulheres que não conseguem comprar absorventes dizem usar, no lugar, papel higiênico, roupas velhas, toalhas de papel e até jornal, papelão e miolo de pão para absorver o sangramento. Mas essas opções, segundo apontam especialistas, podem ser prejudiciais à saúde íntima. Com isso, as infecções urinárias e genitais se tornam frequentes. A menstruação está intrinsecamente relacionada à dignidade humana. Quando uma pessoa sangra e não tem acesso à água, banheiros, itens de higiene ou vive – por causa de algo que é fisiológico – situações de exclusão, vergonha e impotência, o princípio da dignidade está comprometido.
 

Doações

As marcas da Johnson & Johnson Consumer Health vão promover diversas iniciativas, como a exibição do videoclipe e rodas de conversas com especialistas para jovens, no Recife e em São Luís, e doações de kits de higiene menstrual em parceria com o UNICEF.
 
#TamoJuntas
A Sempre Livre e a Carefree também desenvolveram a plataforma #TamoJuntas, para disponibilizar informações sobre dignidade menstrual, dados da nova pesquisa e o lançamento do Mapa da Liberdade, página que irá concentrar projetos sociais e ONGs em todo o Brasil que trabalham em prol do combate à pobreza menstrual. O objetivo do mapa é facilitar a conexão de pessoas que querem apoiar a causa e instituições que já fazem a diferença para as pessoas que mais precisam.

Aliás

A Sempre Livre abraça duas cauas muito levantadas na TV Aurora: o apoio ao progresso feminino e a sustentabilidade. Os produtos Sempre Livre são feito com cerca de 70% de materiais de fonte renovável, composto por apenas 9 materiais e utiliza resina pós-consumo (PCR) nas embalagens externas.

Novo produto ainda mais sustentável

Adapt Eco

Recentemente, a marca lançou o 'Sempre Livre Adapt Eco' que tem 50% menos plástico, 0% de fragrancia e corante, sendo hipoalergênico e embalagens 100% reciclaveis. Para se ter ideia a cobertura é de bambu com celulose no interior do produto, sendo obtida a partir de árvores reflorestadas da espécie Pínus provenientes de florestas 100% plantadas, garantindo a sustentabilidade.

Futuro

Uma empresa que se proecupa com o meio ambiente e que pensa no futuro. Até 2025, o objetivo é maximizar as ações sustentáveis, reduzindo a quantidade de plástico nas embalagens, aumentando a porcentagem de resina pós-consumo (PCR) e avaliando novos materiais ainda mais sustentáveis.

Deserto particular

Começa hoje a 45ª edição da 'Mostra Internacional de Cinema de São Paulo' e segue até o próximo dia 3, desta vez em formato híbrido. Entre os filmes a serem exibidos está o "Deserto particular", indicado pelo Brasil para disputar uma vaga na categoria de melhor filme internacional no Oscar 2022, que acontece em 27 de março de 2022. Depois a película estreia nos cinemas do Brasil no dia 25 de novembro. 

Filme brasileiro indicado ao Oscar 2021 em exibição em Mostra em São Paulo

Tolerância e Amor

"Deserto Particular' é um filme de amor e acho que ele vem num momento muito salutar, em que a gente precisa construir narrativas de amor. A gente passou quase dois anos em casa trancafiados, perdendo pessoas, vivendo sob a égide de governos conservadores, como o caso do Trump nos EUA e do Bolsonaro no Brasil, em que o discurso de ódio era o discurso preponderante. Então aparecer um filme que fala de tolerância, encontros e amor nesse momento de ódio é muito salutar, comenta o cineasta Aly Muritiba. 

Sertão

O filme conta a história de Daniel (Antonio Saboia), um policial exemplar, mas que comete um erro que coloca em risco sua carreira. Ele sai de Curitiba e vai para o sertão baiano em busca uma mulher com quem se relaciona virtualmente.


 

Veja também

Lucas e Pitel especulam quem são os próximos alvos dos Fadas para o Paredão desta semana
BBB 24

Lucas e Pitel especulam quem são os próximos alvos dos Fadas para o Paredão desta semana

Papa lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma
RITUAL

Papa lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma

Newsletter