Natura lança linha de produtos sólidos e embalagens zero plástico

A produção da Natura Biōme é feita no manejo agroecológico sem o uso de agrotóxicos, com adubação orgânica, adubação verde, cobertura viva e uso de biocaldas

A Natura começa o ano com novidade: o lançamento linha de produtos em barra, zero plástico, que nasce dentro de uma nova lógica de consumo a partir de soluções regenerativas para as pessoas e para o planeta. Trata-se da Natura Biōme que chega com produtos sólidos com fórmulas altamente naturais, sensoriais, veganas e de máxima performance. 
 
Natureza

Com mais de seis anos de pesquisa e tecnologia aplicadas, a marca materializa os princípios regenerativos ao empregar ingredientes derivados de soluções baseadas na natureza, como o óleo de dendê, produzido em sistema agroflorestal pioneiro, e o uso de bioresina, feita a partir de captura de gás metano e aplicada no desenvolvimento de acessório para armazenamento das barras. 

Natura lança produtos sólidos

Regeneração
Segundo Andrea Álvares, vice-presidente de Marca, Inovação, Internacionalização e Sustentabilidade da Natura, o diferencial está nas escolhas, tanto no desenvolvimento dos produtos quanto nas embalagens, todas inteiramente pautadas por princípios de regeneração, com o menor impacto ecológico possível e reutilizando os recursos disponíveis.

Agroflorestal

Um dos principais ingredientes de Natura Biōme é o óleo de dendê, produzido no primeiro sistema agroflorestal de dendê do mundo, o SAF Dendê. Liderado pela Natura há mais de 12 anos em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta), o projeto contrapõe a lógica da monocultura e cultiva dendê no Pará de maneira sustentável, aproximando a cultura da oleaginosa do seu ambiente original na floresta por meio da associação de diversas plantas no sistema de produção, como mandioca, banana, pimenta, ingá, cacau, açaí, bacaba e madeiras. Os tratos culturais nas áreas do SAF Dendê se baseiam no manejo agroecológico sem o uso de agrotóxicos, com adubação orgânica, adubação verde, cobertura viva e uso de biocaldas.

Zero plástico
“O SAF Dendê revolucionou a maneira de produzir essa oleaginosa, pois é um sistema que, na contramão da monocultura, não agride o meio ambiente. Pelo contrário, é inteligente ao mimetizar a floresta e as relações benéficas de seus componentes, gerando diversos serviços ambientais, como a conservação do solo, da água e da biodiversidade da natureza”, explica Andrea. Natura Biōme conta ainda com embalagens zero plástico, feitas de papel reciclado e reciclável pós-consumo. Internamente, os produtos são protegidos por filme celulósico biodegradável, obtido a partir de fontes renováveis e compostáveis.

Portfólio
Na fase de lançamento, serão comercializados cinco produtos em barra: shampoo de uso diário, shampoo de hidratação, condicionador, sabonete cremoso e sabonete esfoliante. Futuramente, o portfólio deve ser expandido para mais de 20 produtos, também em formato sólido, em diversas categorias. O portfólio da marca também inclui um suporte exclusivo para uso das barras produzido a partir de uma tecnologia inédita que captura gás metano e o transforma em bioresina, tornando um gás potencialmente nocivo ao meio ambiente em material compostável e biodegradável. 
 
Startup

O acessório é fruto de uma parceria da Natura com a startup californiana Mango Materials, pioneira no desenvolvimento de novos materiais de impacto positivo para o planeta. Outro destaque é a fragrância, criada especialmente para a linha, sendo uma nota amadeirada marcante a partir do coração de Copaíba, óleo essencial da biodiversidade brasileira, que se entrelaça com a pureza verde do Vetiver.

Planeta
“Não dá mais para pensar em beleza sem pensar no seu impacto para as pessoas e o planeta. Na Natura, essa crença permeia o desenvolvimento dos nossos produtos há muito tempo. Porém, com o lançamento de Natura Biōme, renovamos o nosso convite às pessoas que buscam, por meio da regeneração, encontrar uma melhor relação consigo mesmas e com seus corpos, assim como com os outros e com a natureza da qual somos parte”, acrescenta Andrea.

Solução
A executiva destaca que o desenvolvimento sustentável não deve ser uma alternativa, mas uma solução adotada de maneira cada vez mais ampla e constante em toda a cadeia produtiva das empresas. “Natura Biōme é mais uma prova de que as pessoas não têm que abrir mão de qualidade e alto desempenho nos produtos para gerar impacto positivo no planeta. É possível fazer as duas coisas, ao mesmo tempo”, finaliza.

Novo espaço no Colégio Salesiano
 
Salesiano
Em sequência ao projeto de modernização que atravessa o Colégio Salesiano Recife, a instituição vai construir, com obras a partir deste mês de janeiro, um grande ginásio poliesportivo. O espaço será coberto, terá arquibancada com capacidade para 400 pessoas, além de novo piso e estrutura de primeiro nível.
 

Quadra para mais esportes


Esportes

Com a reforma, prevista para ser concluída em março, o Salesiano será mais um espaço disponível para receber as principais competições de futsal, basquete, vôlei e demais esportes indoor de Pernambuco e do Nordeste.

Apoio social
Pernambuco também está sensibilizado com o impacto que as fortes chuvas estão provocando à população baiana. O temporal atinge o sul e sudeste daquele Estado, provocando inundações e mortes. Como compromisso social, o escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia – que também atua na Bahia - está doando uma tonelada de proteína e oito mil fraldas descartáveis - adulto e infantil - à população vítima dessas águas. A doação a essas pessoas será feita via organização não-governamental Grupo de Amigos da Praia (GAP).

Negócios

O CredPop agora vai abrir 2 mil vagas por mês, e não mais 1.500. A primeira rodada de pré-inscrições já está aberta, pelo site ou app do Conecta Recife. A ideia é impulsionar os micro e pequenos negócios no Recife, priorizando mulheres, jovens, pessoas negras e pessoas com deficiência. São empréstimos de até R$ 3 mil para comprar equipamentos e/ou insumos. Desde o lançamento, o CredPop já liberou mais de R$ 4,21 milhões em recursos para quase 2,5 mil negócios.

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