OAB Pernambuco foca na representatividade e paridade de gêneros

Para a composição da lista sêxtupla, agora serão três vagas para advogadas e três vagas para advogados

A OAB Pernambuco aprovou adequar as diretrizes sobre paridade de gêneros e cota racial para as eleições das vagas de desembargador nos Tribunais locais, o Quinto Constitucional. Para a composição da lista sêxtupla, agora serão três vagas para advogadas e três vagas para advogados. Entre os três candidatos mais votados de cada gênero, se um deles for preto ou pardo(a) estará atendida a cota racial de 30%.

Gênero e raça

Caso contrário, o candidato e candidata preto(a) ou pardo(a) mais votado(a) ocupará a terceira vaga de cada gênero. Cada candidato(a) irá preencher sua autodeclaração racial, que será submetida a uma banca de heteroidentificação.
 
Vez e voz

A primeira diretora negra da OAB Pernambuco, Manoela Alves destacou o vanguardismo da advocacia negra pernambucana. “Um debate necessário, feito de forma democrática. Não há avanço sem representatividade, é hora de dar vez e voz. Estamos fazendo história”, destacou.
 
Aliás
Você sabe o que é o Quinto Constitucional? Previsto no artigo 94 da Constituição Brasileira de 1988, o Quinto Constitucional é um dispositivo jurídico utilizado para determinar que um quinto das vagas, o que corresponde a 20% dos assentos de determinados tribunais brasileiros, seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público (Federal, do Trabalho ou do respectivo estado, caso se trate da justiça federal, do trabalho ou estadual) e não por juízes de carreira.
 
SUAS
Foi prorrogado até sábado (30) o período de inscrições do processo seletivo dos dois primeiros cursos de pós-graduação da Escola de Formação dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social de Pernambuco (ESFOSUAS-PE). As turmas de especialização em Gestão de Políticas Sociais e em Políticas Sociais serão destinadas a servidores e agentes públicos que atuam na política da assistência social.

Inscrições 
Cada curso terá 60 vagas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por e-mail. Os editais da seleção estão disponíveis no site da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) (www.sdscj.pe.gov.br).  
 

Vegana

A Natura Faces, marca de maquiagem da Natura, lança sua primeira linha de esmaltes com fórmula hipoalergênica, vegana e 10Free, ou seja, livre de ingredientes prejudiciais à saúde. A novidade chega ao portfólio com o convite para a personalização: não importa se o estilo é básico, ousado ou criativo, é só misturar as cores e encontrar a ideal! Os produtos trazem alta cobertura, secagem rápida e muito brilho.
 
Metrópoles

Os Esmaltes Natura Faces apresentam 10 cores, das básicas às descoladas, e promovem a sensação de unhas mais fortes e resistentes. A linha faz uma homenagem a grandes e importantes cidades do mundo e, neste primeiro momento, traz cores batizadas como Rosa Brasília, Pink Rio, Azul La Paz, Marrom Nude SP, Verde Canberra, Preto London, Lilás Ciudad de México, Rosa Quito, Rosa Nude Buenos Aires e Rosa Montevideo. Fique de olho, pois novas cores chegarão ao portfólio.
 
#faceseuquefiz
Os esmaltes são exclusivos no portfólio Natura e vem com uma super novidade: as cores podem ser misturadas com muita imaginação e criatividade. Por exemplo, o Azul La Paz misturado com o Preto London resulta em um lindo tom cinza. E é tudo bem fácil de fazer, só usar um suporte para aplicar gotas dos esmaltes escolhidos, depois misturar com pincel limpo e, por fim, pintar as unhas e sair por aí arrasando.
  
Níver

Em comemoração ao dia do aniversário de Tereza Costa Rêgo, amanhã ((28), a Galeria Marco Zero celebra o marco com uma conversa, às 19h, entre Joana Rozowykwiat, neta de Tereza, e Denise Mattar, curadora da mostra 'Tereza Costa Rêgo - Sem Concessões', que está na Galeria desde o dia 1º de abril. A conversa da neta e da curadora pode ser prestigiada pelo público de forma gratuita e acontecerá na Galeria Marco Zero, que fica na Avenida Domingos Ferreira, nº 3393, Boa Viagem.
 

Dia D

No próximo sábado (30.04), acontecerá o Dia D da vacinação contra os vírus da influenza e do sarampo, que será direcionado para o público prioritário da primeira etapa da campanha, que são crianças de seis meses a cinco anos de idade e as pessoas idosas com mais de 60 anos, além de trabalhadores da saúde. 


 
Meta

Atualmente, a cobertura está em 16,8% para sarampo (trabalhadores da saúde) e apenas 6% para influenza (19,9% para trabalhadores da saúde e 12,2% para idosos com 60 anos ou mais). A meta é imunizar, até 3 de junho, data de encerramento da campanha, pelo menos 95% dos grupos elegíveis para sarampo e 90% para influenza.
 

Veja também

Rock in Rio: Palco Sunset terá britânicos, blueseiro americano e encontro de Pato Fu e Penélope
SHOW

Rock in Rio: Palco Sunset terá britânicos, blueseiro americano e encontro de Pato Fu e Penélope

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5
BOLSA FAMÍLIA

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5

Newsletter