Plataforma 'Política pelo Clima’ formula soluções para fortalecer a resiliência socioambiental

Após a Covid-19, mais do que nunca, o mundo todo se volta para os temas ligados à sustentabilidade, em especial ao meio ambiente. Mas, infelizmente, esse assunto tem sido pouco debatido nessa campanha eleitoral. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas produzido pela Organização das Nações Unidas (ONU), Recife ocupa 16ª posição no ranking das cidades mais vulneráveis às mudanças climáticas.
 
Pelo clima
Para aumentar esse debate, foi lançada a plataforma ‘Política pelo Clima’, que pretende agir de forma colaborativa e elaborar indicadores que apontem direções à gestão pública. Para isso, cada indicador será acompanhado por um conjunto de entidades especializadas, que também ajudarão a formular inovações. 
 
Prefeito
A ideia é que o prefeito eleito no Recife defenda soluções que contribuam para reduzir desigualdades, crie uma economia sustentável e aumente a resiliência ambiental do Recife, produzindo metas com auxílio de instituições especializadas em temas como resíduos, incentivos a negócios verdes, arborização, ecoplanejamento urbano, mobilidade, entre outros. 
 
Política urbana
O objetivo é que o projeto faça com que se inclua a mudança climática como política urbana. Importante ressaltar que o projeto visa despolarizar o ambiente político, agregar ideias e unir esforços, formulando soluções para atenuar as mudanças climáticas, fortalecer a resiliência socioambiental das cidades, desenvolver uma nova economia limpa e acelerar a redução de desigualdades. 
 
Carta de Compromisso 
Até o momento, apenas os prefeituráveis João Campos (PSB) e Mendonça Filho (DEM) assinaram a Carta de Compromisso do programa. O projeto é coordenado pelo Instituto InterCidadania (IC), com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e conta com uma grande rede de parceiros. Para acessar, é só clicar http://www.politicapeloclima.org.br.
 
Aliás
Logo mais, às 14h desta quinta-feira (29), será realizado o I Encontro Internacional Governadores Pelo Clima. "Será um passo estratégico na busca de soluções pra desenvolver uma economia inclusiva e sustentável, visando reverter as mudanças climáticas", comentou Sérgio Xavier (foto), Desenvolvedor de Inovações para Economia Circular. 
 
Governadores
Para o encontro, foram convidados os governadores brasileiros de todas as regiões e governadores e autoridades dos Estados Unidos, União Europeia e Argentina. Para participar, basta acessar o canal do Centro Brasil no Clima no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UClofkPfPnqa62rQ3iAbpnGQ)
  
Embalagens
A Natura inaugurou sua segunda loja própria em Pernambuco, desta vez no shopping RioMar Recife. A grande novidade é o ponto para logística reversa, que receberá as embalagens vazias de qualquer produto das quatro marcas do grupo Natura &Co (Avon, Natura, The Body Shop e Aesop). 
 
Recicladas
A cada cinco embalagens vazias, com exceção de frascos em miniatura e amostras, os clientes receberão um novo produto. A iniciativa é realizada em parceria com a empresa TerraCycle, especializada em soluções de reciclagem, e reforça uma das causas da Natura, “Mais Beleza Menos Lixo”.
 
Naturais
Entre as ilhas de exposições da loja, uma conta com produtos com ingredientes exclusivos, álcool orgânico e vidro reciclado. Outro espaço contém produtos de cuidados pessoais com ingredientes naturais da biodiversidade brasileira. 
 
 
 

 

Veja também

Ônibus de acidente com 41 mortes não tinha registro e estava ilegal desde 2019
acidente

Ônibus de acidente com 41 mortes não tinha registro e estava ilegal desde 2019

Jonatan Gómez destaca importância de pontuar fora de casa: 'ganhar confiança'
Sport

Jonatan Gómez destaca importância de pontuar fora de casa: 'ganhar confiança'