Projeto que prevê atendimento prioritário às mulheres vítimas de violência pelo SUS foi aprovado na Câmara

O PL tem autoria do deputado federal pernambucano, André Ferreira e agora projeto segue para Senado

Acaba de ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, em Brasília, projeto de lei que dá atendimento prioritário às mulheres vítimas de violência no Brasil pelo SUS, inclusive para procedimentos cirúrgicos reparadores. Agora o PL 2737/2019, que tem autoria do deputado federal pernambucano, André Ferreira (PL), vai direto para o Senado e, se aprovado vai à sanção presidencial. 

Atendimento prioritário
“O Brasil tem avançado. O presente projeto de lei destina-se a inserir aperfeiçoamentos a leis que já existem. Mulheres vítimas de violência encontram-se em uma situação de fragilidade. Não é apenas o sofrimento físico, mas também um intenso sofrimento psíquico e social. Prestar-lhes atendimento prioritário nessas situações não é favorecimento, não é privilégio”, diz André Ferreira.

Violência doméstica
Segundo o deputado federal, o serviço prioritário de atendimento em situação de violência doméstica e familiar compreenderá o acesso aos benefícios decorrentes do desenvolvimento científico e tecnológico, incluindo os serviços de contracepção de emergência, a profilaxia das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e outros procedimentos médicos necessários e cabíveis nos casos de violência sexual.

Homenagem
A presidente do projeto Amigo H, da Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein, Ida Sztamfate, realizou uma espécie de homenagem aos reféns do grupo Hamas durante a cerimônia pelo Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

Israelenses
Ela e outras 15 mulheres usaram vestidos com nomes de crianças, jovens e idosos israelenses sequestrados há mais de cem dias. O evento ocorreu ontem na sinagoga da Congregação Israelita Paulista, em São Paulo.


Energia limpa 
A Web série “Mais que Máquinas”, da Caterpillar, estreou no Youtube e mostra que é possível fazer energia limpa por meio de máquinas pesadas.  A produção mostra casos inspiradores do universo das máquinas pesadas, dando ênfase aos desafios, tarefas e resultados que esses equipamentos podem ajudar a alcançar. Mas em resumo, o principal do projeto é a construção de um mundo melhor e mais limpo, com menos poluição.

Máquinas
“A escolha da Zeta como protagonista do segundo episódio da série foi bem assertiva porque a empresa é uma referência regional na locação de máquinas para o setor de energia renovável e ainda possui 12 anos de experiência dentro do mercado. Isso faz com que o foco principal seja mostrar as máquinas pesadas e as pessoas que estão operando esses equipamentos para produzir energia limpa e tornar isso real”, conta  o gerente de serviços da Zeta Locação, Bruno Aragão.

Na web
A web série é apresentada pelo operador de máquina e digital influencer, que comanda o Instagram Fala Tchê, Jeferson Agostinelli.  Os interessados em assistir podem acessar o conteúdo no link: https://www.youtube.com/playlist?list=PLjMeT-rwp70iQT9B5o5NCwaxAIaoD4lPd.

Boticário
Pensando em transformar as delícias das feiras em produtos incríveis para os consumidores, 'Cuide-se Bem' – marca de corpo e banho do Boticário  – apresenta a expansão do portfólio dessa linha, com itens de autocuidado com o cheirinho delicioso de fruta.

Feira
Com diversas opções de fragrâncias, cores e texturas, a nova linha conta com um amplo portfólio que inclui 23 itens, inspirados em oito frutas. São produtos de cuidados corporal e facial, cabelos, banho, maquiagem e perfumação. 

 

Vegano

Os produtos reforçam o compromisso da marca com a sustentabilidade de itens 100% veganos, cruelty free e compostos por mais de 90% de ingredientes naturais. 

 

Em julho

Com o fim das férias de verão, a Azul Viagens, em conjunto com a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e Secretaria de Turismo e Lazer (Setur-PE), já estão de olho nas ações para o mês de julho.

Rotas

A principal novidade é que a companhia área passará a ter duas novas rotas, de Presidente Prudente e Bauru, ambas no interior de São Paulo, direto para a capital pernambucana. 

Telas

O Museu do Estado de Pernambuco recebe a exposição ‘EVOÉ! ÉCarnaval em Pernambuco!’, que contempla obras dos acervos do MEPE e Museu de Arte Contemporânea de Olinda (MAC) de artistas renomados que tiveram o carnaval de Pernambuco como inspiração para protagonizar suas telas. 

Artistas
Esse recorte nos acervos dos espaços culturais da FUNDARPE selecionou em torno de 40 trabalhos de artistas pernambucanos, como: Lula Cardoso Ayres, José Claudio, Bajado, Marisa Lacerda, Maurício Arraes, entre outros.

Marchinhas
A música, também presente na mostra, relembra os primeiros compositores de carnavais, marchinhas e os cantores de Pernambuco, como Nelson Ferreira, Claudionor Germano, Capiba, Maestro Aldemir Araújo, entre outros. O Espaço Pasárgada enriquece a mostra com o livro “Carnaval”, do poeta Manuel Bandeira, de 1919, que completa um século em 2024.

Assistência social
A Prefeitura do Recife anunciou as seis entidades que serão beneficiadas com a renda da 58ª edição do Baile Municipal, que movimenta os salões do Classic Hall, no próximo sábado (3). Serão elas a Articulação e Movimento Para Travestis e Transexuais – Amotrans; o Grupo de Assistência Social, Esporte, Cultura e Lazer - Mulheres Em Ação, o Grupo Espírita Esperança Sempre Viva, o Clube Carnavalesco Mixto Seu Malaquias, o Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife e a Apae Fitcamp Sports.

OAB-PE

As Sambadeiras e a Pitombeira dos Quatro Cantos são as principais atrações do Bloco Liberdade Incondicional, da  OAB/PE, no dia 1º de fevereiro, às 20h, no Catamaran. Os shows de Faringes da Paixão e do DJ Mau Lopes completam a programação. 

Porto Digital 
As empresas de tecnologia embarcadas no Porto Digital, Di2win, Yolo, MEXX e CMTECH, ganham as ruas do Bairro do Recife com o bloco 'Só Falta Testar', no próximo dia 8, com concentração a partir das 15h, na Rua da Guia. A programação conta com a Orquestra Maestro Carlos e o boneco gigante O Galã. O acesso será livre.

Bailinho do Plaza
O Plaza Shopping Casa Forte realiza sua prévia infantil nos dias 3, 4 e 11 de fevereiro com participação de Ilana Ventura e Banda, A Bandinha, Bandalelê e Orquestra Livre. O evento será das 16h às 20h em um novo local, ao ar livre no jardim do piso L2.


 
Entrada

As vendas já foram iniciadas e contam com duas modalidades: online, pelo Sympla (http://www.sympla.com.br/bailinho-do-plaza-2024__2302334), e presencial, no Balcão de Informações do Shopping. O acesso será gratuito para crianças com até um ano e 11 meses, assim como para crianças com deficiência. Um responsável de cada criança com deficiência tem direito a pagar meia-entrada.

Família
“Será um Bailinho multicultural, que valoriza a tradição local e promove diversão para toda a família, inspirado nas festas de rua, mas com a segurança e conforto que um shopping proporciona, mesmo ao ar livre”, destaca a gerente do marketing do Plaza Shopping, Carol Seabra.
 
Boa Idade
Já a turma da terceira idade terá sua própria festa garantida no dia 12 de fevereiro, no jardim L2, das 16h às 20h.O evento terá abertura da Orquestra Livre e show da banda Quero Ver Quem Vai. Acesso gratuito.
 
Acessibilidade 
Para o bem-estar e conforto de todos que desejam curtir os eventos de Carnaval do Plaza, o shopping disponibilizará abafadores de ruído para empréstimo, que podem ser coletados no Balcão de Informações (piso L3). Além disso, os shows dos dois eventos contarão com interpretação do repertório na linguagem de sinais (Libras).

Veja também

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

BBB 24: Davi, Michel, e Alane estão no paredão; eliminação é na próxima terça (5)
BBB 24

BBB 24: Davi, Michel, e Alane estão no paredão; eliminação é na próxima terça (5)