5 perguntas sobre a série ‘Dark’, da Netflix

A espera finalmente está acabando. A série alemã ‘Dark’, sucesso da Netflix, estreia sua terceira e última temporada neste sábado, 27 de junho, dia do apocalipse na trama do streaming. A história do seriado começa quando crianças desaparecem na pacata cidade de Winden, expondo segredos de quatro famílias locais e uma sociedade secreta de viajantes do tempo. Para relembrar tudo que aconteceu nas temporadas anteriores, sugiro acessar os resumos da coluna aqui e aqui.

Para ajudar na preparação dos últimos episódios, disponibilizei o instagram do Uma Série de coisas para o envio de dúvidas sobre a série. Por isso, a publicação desta sexta-feira é uma réplica dos principais questionamentos de quem acompanha a série. Como já foi dito nos textos anteriores, é bom lembrar que no seriado tudo acontece ao mesmo tempo, porque não há uma cronologia temporal, o tempo é cíclico, ou seja, o futuro também pode influenciar o passado. 

Outro ponto importante nas dúvidas enviadas é que grande parte das motivações dos personagens ainda não foram exploradas, então a seguir posso explicar como o fato aconteceu, mas os motivos só vamos descobrir a partir de amanhã. Confira:

Por que Elisabeth está em outra dimensão?

Elisabeth Doppler é filha da detetive Charlotte com Peter Doppler. Ela é surda e também a caçula do casal. Quando o apocalipse de 2020 acontece, a garota está no bunker com seu pai e outras pessoas. Ela é uma das poucas sobreviventes do acontecido e a vemos adulta em 2053. Portanto, ela não foi parar em outra dimensão, apenas cresceu na cidade devastada pelo caos. 

Como Elisabeth pode ser mãe de Charlotte?

Para entender o parentesco de Charlotte e Elisabeth, é necessário entender a linhagem dos Doppler. Talvez pela ordem cronológica dos anos, seja mais fácil.

Na década de 1980, um bebê é entregue para o relojoeiro H. G Tanhaus. Ele cria a recém-nascida como se fosse sua neta. Ainda não está claro como isso tudo aconteceu, mas a criança cresce e se torna quem conhecemos como Charlotte. Já adulta e sem nunca saber sobre seus pais, ela se casa com Peter Doppler e tem duas filhas, Elisabeth e Franziska, a mais velha. 

Em 2020, durante uma investigação nas coisas de Tanhaus, Charlotte encontra Noah adulto e ele revela que é seu pai. O homem explica que sempre a procurou, que Adam sabia e nunca contou. O objetivo de Noah, nesse momento, é impedir Adam para que todos fiquem bem.

Peter e Elisabeth vão para o bunker a fim de se protegerem do apocalipse, como mencionado anteriormente. Lá, Elisabeth conhece Noah versão jovem. Supõe-se que ambos sobreviveram e que nutriram um relacionamento, isso ainda não foi mostrado. Mas é confirmado quando a já adulta Elisabeth, em 2053, mostra uma fotografia dela com Noah adulto e um bebê nos braços. Esta criança é Charlotte.

Provavelmente, a partir dai, alguém (um sequestro talvez) viajou no tempo e levou Charlotte bebê para Tanhaus, reiniciando o ciclo. Então Charlotte e Elisabeth são mãe e filha uma da outra, ao mesmo tempo. A Elisabeth adulta segue em 2053 como líder dos sobreviventes.  

Como funciona o paradoxo de Bootstrap?

A teoria desse paradoxo é a base de toda a trama de “Dark”. Ela se define quando um objeto viaja no tempo para o passado, perdendo seu ponto de origem e sendo ‘aprisionado’ em uma repetição infinita. Um grande exemplo desse paradoxo foi o caso de Charlotte e Elisabeth. Elas são a causa e efeito da outra, estando presas nesse fluxo cíclico sem ponto de origem certa, já que Charlotte viajou para o passado. Não dá para afirmar que Charlotte não é filha de Elisabeth, nem o contrário. 

O que é aquela bola preta da segunda temporada?

A matéria escura existe, segundo gravações de Claudia, no estado líquido, sólido e gasoso ao mesmo tempo. Denominada como partícula de Deus, o espectro, quando estabilizado, possibilita a viagem no tempo. Para isso, é necessário que ele receba certa quantidade de voltagem. Quanto maior a voltagem, por mais tempo ficará estável. 

Na base da Sic Mundus de Adam, a réplica da partícula de Deus possibilita viajar para qualquer ano, basta que as informações sejam definidas no painel de controle.

O que significa “sic mundus creatus ets” e quem são as pessoas na foto antiga?

 
Fotografia da Sic Mundus é descoberta por Elisabeth DopplerFotografia da Sic Mundus é encontrada pela Elisabeth Doppler
 

Sic Mundus é o nome da organização de viajantes do tempo. Adam explica, na segunda temporada, que o grupo é o oposto do que conhecemos como religião e que eles declararam guerra ao tempo (Deus). Ele ainda defende que o mundo nesses termos precisa ser destruído para dar lugar a outro – o Paraíso – sem tempo, consequentemente, sem Deus. A frase em latim “sic mundus creatus ets” é o lema da organização e significa “assim o mundo foi criado”. O principal inimigo dessa organização é a Claudia e a versão jovem e adulta de Jonas.

Das 13 pessoas na fotografia da Sic Mundus, sabemos quem são seis. Muitos acreditam que o grupo foi o ponto inicial da organização, mas isso não fica claro até o fim da segunda temporada. Adam, Noah, Agnes e Magnus estão na foto. Há duas pessoas que suspeitamos ser a Franziska e o Bartosz na versão adulta. Não foi confirmado, mas é provável que seja. 

Em 2020 Jonas é incumbido (ou enganado) para salvar cinco pessoas do apocalipse, todos os citados a cima nas versões jovem. Como na fotografia todos estão adultos, faz sentido que em algum momento eles se tornem membros da Sic Mundus, as motivações ainda são incertas.

Perguntas não explicadas 

Esperamos que alguns fatos sejam esclarecidos nos próximos episódios, como por exemplo, a identidade do autor do caderno que Noah carrega. 

O marido de Agnes segue sendo um mistério, sendo definido apenas como um “homem sem fé”, seria Bartosz adulto? Também não sabemos quem é a mãe de Peter Doppler. Por último, mas talvez o principal, como o universo paralelo influenciará no desfecho dos personagens? No final da segunda temporada é mostrada uma Martha de outra realidade e fotos de divulgação também revelam outro Magnus, de cabelos escuros. 

Bom, faltando menos de 24 horas para o lançamento da nova temporada, só nos resta esperar. Confira o trailer e boa maratona!

 

*Fernando começou a assistir a séries de TV e streaming em 2009 e nunca mais parou. Atualmente ele já maratonou mais de 300 produções, totalizando aproximadamente 7 mil episódios. A série mais assistida - a favorita - é 'Grey's Anatomy', à qual ele reassiste com qualquer pessoa que esteja disposta a começar uma maratona. Acesse o Portal, Podcast e redes sociais do Uma Série de Coisas neste link
 
*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Jefferson otimista em renovação com o Náutico
Futebol

Jefferson otimista em renovação com o Náutico

Top Chef promete 2ª temporada com Xuxa e protocolos rígidos
cozinha

Top Chef promete 2ª temporada com Xuxa e protocolos rígidos