‘Dark’: Relembre os acontecimentos da segunda temporada

A terceira e última temporada de “Dark” está chegando no dia 27 de junho e é uma das produções estrangeiras de maior sucesso do catálogo da Netflix. O seriado alemão conquistou o público apresentando uma narrativa complexa e com vários personagens interligados em épocas diferentes da vida. Por causa disso, é comum que muitos não consigam entender de primeira ou se confundam na hora de saber qual a ordem dos fatos.

Isso acontece porque “Dark” envolve viagem no tempo. A série defende que passado, presente e futuro acontecem ao mesmo tempo, inclusive que um fato do futuro também pode influenciar o passado, já que não há ordem cronológica. A coluna desta sexta-feira (12) recorda os principais fatos da segunda temporada, na ordem crescente dos anos, ainda que essa sequência seja questionada na história. Vale lembrar que já fiz o mesmo com a primeira temporada, então se você quer recapitular tudo, clique aqui.

É bom lembrar que na série o apocalipse acontece a cada 33 anos, resultando em um ‘restart’ do tempo. Os fatos apresentados a seguir acontecem dentro de uma semana antes do apocalipse de cada ano. Por causa disso, os personagens variam entre as fases criança, jovem, adulta e idosa. Leia:

Junho de 1921

Noah jovem está na companhia de um colega desconhecido para o público, mas há suspeitas de que ele possa ser Bartosz. Eles estão fazendo uma escavação na caverna até que Noah percebe que o rapaz não acredita mais na Sic Mundus – a sociedade secreta de viajantes do tempo – e por causa disso, o mata.

O Noah adulto lê em seu caderno que o início do último ciclo acontecerá em 27 de junho de 2020. Os dois Noah’s se encontram e o mais experiente apoia sua versão jovem por ter matado seu amigo. Adam quer que o apocalipse aconteça e ordena o Noah mais velho que encontre as páginas que faltam do caderno.

Quando finalmente consegue as páginas que faltam e que estavam com a Claudia de 1954, Noah mente para Adam quando questionado se ele havia encontrado o que procurava.

Jonas viaja no tempo, saindo de 1953 e caindo em 1921. Um dos rapazes que o ajuda é pai de Agnes e Noah – a segunda temporada revela que os dois são irmãos. O protagonista se desespera ao saber que não está no ano certo e tenta fugir pela passagem da caverna, mas ela está fechada. Noah o alcança e explica que ainda faltam 32 anos para que a passagem seja construída.

Noah apresenta Jonas a Adam e este explica que seu rosto ficou deformado por viajar no tempo com muita frequência, mostrando a cicatriz no pescoço igual a que Jonas tem, deixando implícito que os dois são a mesma pessoa.

Dois dias restantes para o apocalipse. Adam diz que Deus e o tempo são a mesma coisa e que a Sic Mundus está em guerra com o tempo. Ele defende que as pessoas têm o direito de escolha e que a cópia da partícula de Deus – aquele círculo preto de energia que vemos no episódio – é capaz de transportar seres vivos para o ano desejado.

Adam diz que Jonas pode ir para junho de 2019 e impedir que Michael se mate. Caso ele consiga, o ciclo será quebrado e o mundo volta ao normal. Mais tarde descobrimos que Adam estava manipulando Jonas.

Noah revela para Adam que tinha as páginas que faltavam. Adam, por sua vez, revela que sabe o paradeiro de sua filha e diz que é a Charlotte. Agnes rouba a arma de Noah e mata o irmão. Magnus adulto ativa a partícula de Deus, fazendo com que Adam viaje para 2020.

Junho de 1954

Agnes tem um caso com Doris, mãe de Claudia. Helge criança retorna para casa depois de ter sido enviado no tempo por Noah. Enquanto isso, Egon investiga a família Doppler pelo aparecimento repentino de Helge e sua mãe percebe que ele não falou nada desde que voltou. Egon interroga Ulrich sobre o caso, que não diz nada.

Agnes vai ao bunker e encontra a versão idosa da Claudia, que explica que Helge e Noah voltaram no tempo. Atenção: Noah é viajante do tempo, então em 1954 ele está vivo porque só morre quando viaja para 1921.

Claudia dá um pedaço de jornal para Agnes e diz que ela deve devolver em algum momento. Noah encontra sua irmã na igreja e diz que Adam não vai aceita-la de volta. Ela diz que sabe onde estão as últimas páginas e que por isso deve continuar na Sic Mundus.

Claudia idosa visita Egon, seu pai jovem, na delegacia e ele percebe que seus olhos são de cores diferentes (heterocromia), iguais às de sua filha pequena. Ela diz que ele não merece as coisas ruins que acontecem com ele. Ao chegar em casa, sua filha criança diz a mesma coisa, deixando ele confuso.

A Claudia idosa pergunta a Tanhaus sobre a máquina do tempo, mas ele diz que o apetrecho ainda não está pronto. Noah encontra Claudia na floresta e a mata depois que ela diz que Adam está mentindo. Noah mexe nos bolsos de Claudia e encontra as páginas do livro.

A autópsia do corpo de Claudia revela muita radiação. Daniel acredita que ela é cúmplice de Ulrich no ataque das crianças. Egon mostra uma foto de Claudia para Helge criança, que a chama de Diabo Branco.

Hannah adulta sai de 2020 e cai em 1954, ela diz para Egon que seu marido é o homem que está preso e pede para vê-lo. Ao chegar lá, ela não acredita que Ulrich a ame e diz para a polícia que não o conhece.

Junho de 1987

Egon idoso percebe que Regina encontrou uma cadela igual à Gretchen sem saber que é a mesma cadela que voltou no tempo. Claudia adulta conhece sua versão idosa, que diz que as duas são a mesma pessoa. A versão mais velha leva a adulta para a caverna e ensina sobre as definições de viagem no tempo. A Claudia idosa diz que em cinco dias tudo vai recomeçar e que ela precisa tentar impedir Adam.

Pouco antes de Mikkel entrar na caverna, Noah o assusta e manda-o voltar para a escola. Egon idoso descobre que Ulrich passou todos esses anos morando no hospital psiquiátrico. Jonas adulto leva Hannah até 1987 para provar que seu marido Michael, na verdade, é Mikkel.

No bunker, Noah prepara Helge criança para voltar para 1954. As versões adultas de Helge e Claudia conversam e ele diz que se os viajantes no tempo tiverem êxito, tudo de ruim pode não acontecer e avisa para Claudia não confiar em Noah.

Claudia adulta encontra Tanhaus idoso, que afirma que já a conhece. Ele explica a definição do Paradoxo de Bootstrap. Atenção, isso é a grande chave da série. A teoria diz que um objeto do futuro pode viajar para o passado, criando um círculo infinito. Dessa forma, o objeto não tem mais origem, ele apenas existe sem nunca ter sido criado. Tanhaus também ensina a Claudia adulta a usar a máquina do tempo.

As versões idosas de Egon e Ulrich conversam e Ulrich diz que na verdade queria salvar as crianças em 1954, não mata-las. Egon investiga, mostra uma foto de Mikkel para Ulrich e ele fica desesperado ao saber que as duas versões de seu filho vivem ao mesmo tempo na década de 1980.

Claudia adulta viaja no tempo para 2019 e depois volta para seu ano original, a fim de testar o funcionamento da máquina do tempo. Ela fala com Bernd sobre o acidente da usina, que confirma a existência da partícula de Deus.

Ulrich foge do hospital para encontrar seu filho Mikkel, que não reconhece o pai, já que ele está idoso. Os dois tentam voltar para 2019 pela caverna, mas são impedidos por Egon e Inês.

Bartosz leva seus amigos para 1987 com o objetivo de provar que viajar no tempo é possível. Nesse momento, o carro da polícia com Ulrich passa pelo grupo, ele vê os filhos e chora. O grupo retorna para 2020 sem danos.

Egon idoso percebe que sua filha Claudia está envolvida com viagem no tempo. Ele tenta avisar para a polícia, bate com a cabeça e morre nos braços da filha. Quando chega em casa, Claudia encontra Jonas de 2020, que diz que as coisas podem ser de outra maneira se ela for com ele para o futuro.

Jonas diz a Claudia que a versão adulta dele conseguiu fechar a caverna, mas que isso não foi o bastante para quebrar o ciclo e que, segundo a Claudia idosa, basta alterar um elemento da equação para que tudo acabe. Jonas também afirma que Adam quer criar um novo mundo e que eles precisam salvar o atual.

Junho de 2019

Hannah, Michel e Jonas tomam café da manhã rotineiramente. Quando Jonas pega a capa amarela e diz que vai sair, Michel se assusta e diz ter tido um déjà-vu. No lago, Jonas e seus amigos passam um tempo juntos. Quando ele diz que precisa ir para casa de sua avó, percebemos que o Jonas de 2020 – aquele que foi enviado por Adam para impedir o suicídio de Michel – observa sua versão de 2019 interagindo com o grupo.

Após a saída do Jonas de 2019 do lago, sua versão de 2020 volta para a companhia de Martha e diz que eles são o casal ideal e que ela nunca esqueça isso.

O relacionamento de Charlotte e Peter está por um fio, já que ela descobriu uma traição. A família Nielsen passa na casa dos Kahnwald e Michel observa sua versão criança do lado de fora, o Mikkel. Ulrich e Hannah se relacionam, assim como Peter e Bernadete. Jonas de 2020 vai pra casa, encontra o pai, Michael, e diz que sabe toda a verdade sobre ele. O filho pede para que o pai não se mate, mas Michael diz não saber sobre o que ele está falando. Para esclarecer, Jonas mostra a carta de despedida que o pai escreveu, Michael fica surpreso.

Pai e filho percebem que no dia do desaparecimento de Mikkel, Jonas o guia para dentro da caverna. Eles chegam à conclusão de que o Jonas não estava ali para impedir e, sim, para garantir que Mikkel viajasse no tempo. A Claudia idosa aparece e diz que Adam só mandou Jonas para aquele ano com o objetivo de que tudo voltasse a acontecer. Ela também esclarece que Michael precisa morrer e que só Jonas pode salvar a humanidade.

Jonas e Claudia vão para 2020, enquanto Michael se prepara para morrer.

Junho de 2020

A notícia do desaparecimento de Ulrich, Jonas, Helge idoso e as crianças já completam seis meses. Hannah pretende se matar, mas a versão adulta de seu filho Jonas a impede. Ele explica sobre a viagem no tempo e que o Jonas jovem está preso no futuro porque a passagem foi fechada. Um novo investigador chega à cidade para resolver o caso dos desaparecimentos.

Aleksander de 2020 divulga que a usina será fechada em seis dias. Elisabeth encontra uma foto de Noah em décadas diferentes e com a mesma aparência, mostra a seus pais Peter e Charlotte, que ficam intrigados. Martha e Magnus descobrem mapas da caverna e acreditam que sua mãe está usando para se locomover por lá. Noah leva Bartosz para a caverna.

Jonas adulto decide levar Hannah para o passado e mostrar a ela a origem de Michael. Charlotte aparece e Jonas decide contar tudo sobre a Sic Mundus. Enquanto isso, na caverna, Martha, Magnus, Franziska e Elisabeth tomam a máquina do tempo de Bartosz e o deixa amarrado no escuro. A Claudia adulta usa um computador para se atualizar de tudo que aconteceu nos últimos anos, ela tem dificuldade de mexer nele, já que veio do passado. Dentre os fatos, ela se impressiona com as notícias sobre seu desaparecimento, a abertura e encerramento do hotel da sua família e a morte de seu pai.

Charlotte e Peter levam Jonas adulto e Hannah para o bunker, mostrando todas as informações que eles reuniram sobre viagem no tempo. Charlotte traz Katharina e revela que seu marido e filho estão vivos e presos em outro ano, mas ela não acredita e vai embora.

Katharina vai até a escola de Mikkel e procura uma foto da turma de 1986, encontrando seu filho na imagem. Jonas adulto explica para Charlotte que viajou para 2020 com o intuito de impedir que Adam comece o último ciclo temporal. Katharina pergunta a Hannah como viajar no tempo para poder ver o filho perdido, mas ela diz que Jonas levou a máquina com ele.

Martha, Magnus, Franziska e Elisabeth voltam para a caverna e pedem explicações para Bartosz, que confessa que a máquina é usada para viajar no tempo. Ele transporta o grupo para 1987 – quando Ulrich idoso os visualiza do carro da polícia – e eles retornam para o ano deles.

Charlotte procura por pistas na antiga loja de Tanhaus, ela encontra Noah e ele revela que é seu pai. Noah diz que sempre procurou por ela, mas Adam sabia e nunca contou. Ele ainda afirma que o apocalipse vai acontecer em poucos dias e que precisa impedir Adam para que todos possam ficar bem.

Hannah pega a máquina do tempo escondida de Jonas e viaja para 1954. Enquanto isso, o novo investigador descobre que Aleksander usou uma identidade falsa e está se passando pelo seu irmão. Martha procura Hannah, mas acaba encontrando Jonas adulto. Ele diz quem é pouco antes de Katharina aparecer e Martha descobre que é tia de Jonas.

Katharina quer a máquina do tempo, mas Jonas adulto diz que Hannah fugiu com ela. Martha lembra que Magnus também tem uma máquina do tempo e entrega para Katharina.

Jonas adulto leva Martha para o bunker para protegê-la do apocalipse, que acontecerá naquele mesmo dia. Ele vai embora com a justificativa de que precisa tentar impedir que tudo aconteça. Katharina pede ajuda a Jonas adulto para trazer seu filho de volta, mas ele diz que é impossível. Jonas jovem abre a passagem e tudo começa a tremer.

Peter leva Elisabeth para o bunker, Martha aproveita e foge. Peter manda mensagem para que Franziska vá para o bunker, mas ela está com Magnus e Bartosz. Jonas jovem e Claudia adulta chegam em 2020, ele pede para que ela leve a máquina para o bunker e diz que vai encontrar Martha.

Claudia leva Regina pro bunker. Noah jovem é enviado por Adam para falar com Jonas adulto em 2020, ele diz que se Jonas matar Adam vai acabar com as chances de salvação de todos. Noah entrega uma carta da Martha para ele, Jonas lê e fica chocado.

Noah diz que a missão dele é salvar Magnus, Bartosz e Franziska, além dele e Agnes. Jonas adulto foge com a máquina do tempo. Katharina entra na caverna para tentar chegar em Mikkel.

Jonas adulto vai até sua casa em 2020, encontra Martha e a beija. Adam aparece e diz que todos os elementos estão onde deveriam estar, atirando em Martha. Ele diz que a dor da perda fará Jonas ficar pronto. Martha morre nos braços de Jonas.

Jonas adulto encontra Magnus, Bartosz e Franziska, levando-os embora com a máquina do tempo. Noah jovem entra no bunker e conhece Elisabeth. Katharina encontra a passagem na caverna e abre. Um portal pra 2053 é criado na usina, Charlotte vê a Elisabeth do futuro, sua filha. As duas se tocam e a cidade é coberta por um campo de força preto.

Uma Martha com estilo diferente aparece na casa de Jonas, chocando ele. Ela afirma que eles precisam ir embora e aciona um dispositivo de viagem no tempo. Quando Jonas pergunta de que ano ela é, Martha diz que não veio de outro ano e sim de outro mundo. Eles desaparecem em seguida.

Junho de 2053

Jonas acorda na sua casa, mas ela está desgastada e muito velha. Ao andar pela cidade, percebe que tudo está destruído e abandonado. Ao chegar ao bunker, ele escuta uma gravação de Claudia dizendo que foi uma das poucas sobreviventes do apocalipse de 27 de junho de 2020. Ele encontra o grupo de sobreviventes, liderados por Elisabeth adulta. Na ocasião, eles enforcam um homem que burlou as regras e entrou na zona morta, antigamente conhecida como a usina.

Jonas vai até a zona morta e descobre a matéria escura, ele encontra outra gravação de Claudia explicando que aquilo é uma massa derivada da partícula de Deus que também é capaz de viajar no tempo. Jonas é capturado e levado para ser enforcado. Nos últimos instantes, Elisabeth se arrepende e o salva, deixando ele com a cicatriz no pescoço. Jonas viaja no tempo, saindo de 2053 para um tempo ainda desconhecido.

Elisabeth abre uma caixa com fotos antigas de família e expõe a foto de seu marido, Noah adulto, com sua filha, a Charlotte. Isso significa dizer que ela é mãe da própria mãe. Elisabeth entra na usina e ativa a partícula de Deus, o portal pra 2020 é aberto, ela vê sua mãe/filha Charlotte e as duas se tocam.

Confira o trailer da terceira e última temporada:

*Fernando começou a assistir a séries de TV e streaming em 2009 e nunca mais parou. Atualmente ele já maratonou mais de 300 produções, totalizando aproximadamente 7 mil episódios. A série mais assistida - a favorita - é 'Grey's Anatomy', à qual ele reassiste com qualquer pessoa que esteja disposta a começar uma maratona. Acesse o Portal, Podcast e redes sociais do Uma Série de Coisas neste link.

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas. 

Veja também

Startup do Recife abre 10 vagas de trabalho
OPORTUNIDADE

Startup do Recife abre 10 vagas de trabalho

Cientistas advertem que particulas do coronavírus no ar podem ser infecciosas
Alerta

Cientistas advertem que particulas do coronavírus no ar podem ser infecciosas