“Foodie Love”: do romance à gastronomia em série espanhola da HBO

Em "Foodie Love", Ella (Laia Costa) e Él (Guillermo Pfening) engatam romance por aplicativo de gastronomia - Divulgação/HBO

Imagina ter um aplicativo de relacionamento, estilo Tinder, mas voltado para interesses gastronômicos? Foodie Love, aplicativo ficcional que também carrega o nome da série espanhola da HBO, faz mais do que isso. Além de ser uma vitrine das preferências dos usuários em relação à comida, o algoritmo aproxima quem tem interesses em comum, facilitando, por exemplo, a decisão do restaurante no primeiro encontro.

Já na abertura do programa fica claro como o aplicativo funciona: o “match” acontece para aqueles que gostam do mesmo prato. A brincadeira está na assinatura do programa: “Uma série cozinhada por Isabel Coixet”. O trocadilho faz muito sentido. Ao acompanhar um rapaz e uma moça que se conhecem através do app, cada episódio é centrado em um polo gastronômico que um apresenta ao outro, tanto dentro da Espanha como nos países europeus vizinhos. 

Em certo momento da série, a gastronomia quase toma o lugar dos protagonistas. É que Ella (Laia Costa) e Él (Guillermo Pfening) não se interessam apenas pelo gosto da comida, mas também na experiência da degustação e na composição de cada ingrediente. O público é pego querendo saber mais sobre qual vai ser o prato do próximo episódio do que se a relação do casal vai durar. 

Para além de uma série de romance, “Foodie Love” é um deleite que se come com os olhos. Nos oito episódios – o oitavo e último episódio chega nesta sexta-feira (18) na HBO e HBO Go – a gastronomia se revela de maneira cultural e sensorial. Um simples café, uma noitada com pastrami e coquetéis que levam coentro e bacon. 

Vale citar o deslumbre que é ver uma japonesa em seu ápice, criando um lámen do zero. Aqui, o prato se revela como o “calcanhar de Aquiles” de um dos protagonistas, resgatando lembranças inconvenientes.

A série consegue sair da receita básica de uma comédia romântica simples e repete o feito ao trazer a gastronomia não como background ou objeto de cena, mas com a reflexão sobre comida e identidade cultural. 

Começar “Foodie Love” é acompanhar não somente o romance entre dois personagens, mas conhecer, também, o melhor sorvete da Itália, a cozinha moderna, o menu degustação e a infinidade de sabores que a gastronomia tem para oferecer. A gente fica na torcida que a série seja renovada por muitas temporadas.

*Fernando começou a assistir a séries de TV e streaming em 2009 e nunca mais parou. Atualmente ele já maratonou mais de 300 produções, totalizando aproximadamente 7 mil episódios. A série mais assistida - a favorita - é 'Grey's Anatomy', à qual ele reassiste com qualquer pessoa que esteja disposta a começar uma maratona. Acesse o Portal, Podcast e redes sociais do Uma Série de Coisas neste link

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOAQUIM DO MONTE - EDITAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOAQUIM DO MONTE - EDITAL

LAFEPE - EDITAL

LAFEPE - EDITAL

Newsletter