História real de psiquiatra abusivo é tema de minissérie na AppleTV+

“O Psiquiatra ao Lado” estreou em novembro e tem oito episódios

Paul Rudd e Will Ferrell voltam a atuar juntos em minissérie da AppleTV+ - Reprodução

Nunca falamos tanto de saúde mental como nos últimos anos. No audiovisual, o tema ecoou de várias formas: o documentário apresentado pela Oprah e pelo príncipe Harry é um bom exemplo, a maneira como “Station 19” inseriu o assunto no enredo também. Mas assim como tudo na vida, temos o labo bom e o ruim. A minissérie “O Psiquiatra ao Lado”, lançado em novembro pela AppleTV+, ilustra bem a parte negativa do ser humano.

A série criada por Georgia Pritchett e dirigida pela dupla Michael Showalter e Jesse Peretz é uma adaptação do podcast homônimo que conta a história de Ike Herschkopf, um psiquiatra que durante décadas influenciou seus pacientes para tirar vantagem financeira.  

Herschkopf recebeu milhões de dólares de seus pacientes enquanto desenvolvia dependência emocional dos mesmos e incentivava a maioria a cortar laços com seus familiares. Em um dos exemplos mencionados na ficção, Ike foi incluído em testamento para receber 20 milhões – o documento foi anulado posteriormente. 

A revolta é crescente no público

“O Psiquiatra ao Lado” mostra como essa influencia pode acontecer gradativamente, aproveitando-se das vulnerabilidades das pessoas de tal maneira que elas não percebem as verdadeiras intenções, embora algumas outras desconfiem. O enredo foca, sobretudo, na confiança cega que é depositada nas mãos de um criminoso difícil de identificar ou de ser levado em consideração – assim como tudo que envolve a saúde mental

O ator Paul Rudd (Homem-Formiga) interpreta o psiquiatra, enquanto Will Ferrel (Quase Irmãos) vive o principal lesado, Martin Markowitz. Os absurdos são vários e o público se vê completamente absorto. Discretamente, Ikes vai se acomodando na vida de Martin, primeiro afastando a irmã que desde sempre percebeu algo estranho no “profissional”, depois ocupando um lugar que não lhe cabe, na vida profissional e pessoal dele.

Elenco para o gênero certo

A série é classificada como uma dramédia (drama e comédia). Ainda que o tom fique cada vez mais voltado para o drama, a comédia está lá e para fazer essa transição natural, as três escolhas principais foram felizes. 

Os atores Paul Rudd e Will Ferrell são comediantes de peso que já estiveram em filmes e séries do gênero. Em “O Psiquiatra ao Lado”, Rudd dá seu melhor ao mesmo tempo em que desperta no público a revolta necessária que o papel exige. Sua dinâmica com Ferrell (que também tem um trabalho complexo aqui) harmoniza como se ambos já estivessem atuando nesses papéis há anos – de fato, estiveram juntos em “The Anchorman” (2004)

Vale menção à atriz Kathryn Hahn que parece ser um coringa em qualquer elenco. No drama, brilhou na minissérie “I Know This Much Is True” (2020) e no longa “Private Life” (2018). Na comédia, é elogiada por “Bad Moms” (2016), e sua sequência, “A Bad Moms Christmas” (2017). Curiosamente, também esteve em “The Anchorman” (2004) junto com seus colegas de produção. Hahn tem atuação versátil e é mais do que capaz de fazer rir ou chorar.

Realidade e consequências

Em 27 anos, Martin pagou a Ike 3,2 milhões de dólares, somando todas as situações abusivas e antiéticas ao longo desse tempo. Outros pacientes também foram afetados pelas práticas do “psiquiatra”, todos sendo incentivados a se afastar de seus familiares. 

Ainda que Martin tenha percebido a dependência e tido coragem de sair dela, 10 anos se passaram desde a primeira queixa dada na polícia para que algo fosse concluído. Ike Herschkopf teve sua licença revogada em fevereiro de 2021.

“O Psiquiatra ao Lado” talvez peque em não concluir a narrativa com uma mensagem positiva. Sim, é inspirador ver Martin questionar e enfrentar Ike na ficção, mas também descobrimos que ele nunca mais fez terapia desde então. Essa escolha da montagem como desfecho deixa um gosto agridoce que é válido como intenção, mas perigosamente desesperançosa.   

*Fernando Martins é jornalista, escritor e grande entusiasta de produções televisivas. Criador do Uma Série de Coisas, escreve semanalmente neste espaço. Acesse o Portal, Podcast e redes sociais do Uma Série de Coisas neste link

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Em meio a disputa com gravadora de Michael Jackson, saiba como vivem hoje os filhos do cantor
famosos

Em meio a disputa com gravadora de Michael Jackson, saiba como vivem hoje os filhos do cantor

Missa do Crisma chega para renovar promessas na Catedral da Sé, em Olinda, nesta Quinta-Feira Santa
RELIGIÃO

Missa do Crisma chega para renovar promessas na Catedral da Sé, em Olinda, nesta Quinta-Feira Santa

Newsletter