Lançamentos de 2020: as melhores séries do ano, segundo a coluna

"Your Honor", "I May Destroy You", "Bom Dia, Verônica" e "9-1-1: Lone Star" foram algumas das melhores séries do ano - Divulgação

Tradicionalmente, a coluna Uma Série de Coisas dedica a última sexta-feira do ano para elencar as melhores produções televisivas lançadas nos últimos 12 meses. Por causa da pandemia do novo coronavírus os hábitos mudaram, séries foram canceladas, adiadas ou tiveram suas gravações interrompidas por conta da quarentena exigida. 

Do outro lado da tela, o isolamento social e a necessidade de procurar formas de entretenimento incentivou o público a investir nas assinaturas dos principais streamings. Apesar das adversidades, a TV trouxe momentos marcantes para os telespectadores com pautas provocativas e essenciais. “Bom Dia, Verônica”, por exemplo, apresentou a triste realidade da violência doméstica com grande elenco nacional. 

O documentário “Visible: Out On Television” foi uma verdadeira aula sobre a trajetória de pessoas e personagens LGBTQIA+ na indústria televisiva. Minisséries como “Pequenos Incêndios Por Toda Parte” e “I Know This Much Is True” trouxeram temas importantes como o racismo estrutural, as falhas do sistema de saúde com relação às doenças da mente, o valor da maternidade e outros assuntos necessários. 

Seriados populares – que não entram na lista de 2020, já que foram lançados anos atrás – como “Sob Pressão”, “Grey’s Anatomy”, “The Good Doctor” e “Station 19”, através de suas respectivas temporadas, também puderam homenagear os profissionais de saúde que estão à frente na batalha contra o vírus, além de fazer aquilo que a televisão deve sempre propor: deixar a ficção mais parecida com a vida real. Por tudo isso, merecem ser mencionadas e ovacionadas.  

Que 2021 traga saúde e paz para o coração de vocês, caros leitores, e que essas histórias continuem trazendo aprendizado e servindo como refúgio e esperança de dias melhores. Sigamos. Se cuidem, fiquem seguros, usem máscara.

Confira a lista com as melhores séries de 2020, segundo a coluna: 

Normal People (12 episódios)
Status: Finalizada.
Onde Assistir: Canal Starzplay para assinantes da Prime Video Channels.

“Normal People”, adaptação do romance homônimo de Sally Rooney, traz a perspectiva de dois jovens sobre seu relacionamento e o início da vida adulta de ambos. Leia a crítica da coluna aqui ou assista ao trailer.

Bom Dia, Verônica (8 episódios)
Status: Renovada para 2ª temporada.
Onde Assistir: Netflix.

A escrivã da polícia de São Paulo, Verônica Torres, tenta resolver dois casos ao mesmo tempo: o suicídio de uma moça após ter sido enganada pelo golpe do “Boa noite, Cinderela” e a denúncia de outra mulher vítima de abuso doméstico, cujo marido também é um serial killer. Leia a crítica do Uma Série de Coisas e assista ao trailer.

Pequenos Incêndios Por Toda Parte (8 episódios)
Status: Finalizada.
Onde Assistir: Prime Video.

Baseada no romance homônimo de Celeste Ng, “Pequenos Incêndios Por Toda Parte” se passa em 1997, Ohio, mostrando a convivência conturbada entre Elena Richardson, mãe de quatro filhos, e Mia Warren, uma mãe e artista que acaba de chegar na cidade. Leia a resenha do Uma Série de Coisas aqui. O trailer pode ser visto aqui.

The Undoing (6 episódios)
Status: Finalizada.
Onde Assistir: HBO Go.

A vida da terapeuta Grace Sachs vira de cabeça para baixo quando seu marido, Jonathan, se torna o principal suspeito de um assassinato. A vítima é uma mãe da escola onde o filho do casal estuda. Leia a coluna sobre a série aqui ou veja o trailer

Noite Adentro (6 episódios)
Status: Renovada para 2ª temporada.
Onde Assistir: Netflix.

A série belga começa depois que o sol nasce e começa a matar as pessoas sem explicação. Pensando nisso, um homem entra em um avião prestes a decolar e obriga o piloto e os tripulantes a viajarem apenas para os locais onde ainda é noite, fugindo do sol e, consequentemente, da morte. Veja o trailer

Home Before Dark (10 episódios)
Status: Renovada para 2ª temporada.
Onde Assistir: AppleTV+.

Uma menina de nove anos se muda com os pais para uma pequena cidade onde acaba de acontecer um crime. Seguindo os passos do pai, a garota sonha em ser jornalista e tenta investigar o caso ao mesmo tempo em que reacende a paixão do pai pela profissão. Assista ao trailer.

Em Defesa de Jacob (8 episódios)
Status: Finalizada.
Onde Assistir: AppleTV+.

Uma família se desespera quando seu filho adolescente, Jacob, é acusado de matar brutalmente um colega da escola. A pressa da polícia em encerrar o caso e a falta de provas que aponte para outro suspeito, acaba levando os pais ao limite. Leia a coluna sobre a série aquiAssista ao trailer.

Visible: Out On Television (5 episódios)
Status: Finalizada (documentário)
Onde Assistir: AppleTV+.

O movimento LGBTQIA+ é analisado junto com a história da TV. Somando entrevistas e imagens de produções televisivas, o documentário aborda a evolução da representatividade de elenco, produtores, roteiristas e personagens ficcionais na indústria. Veja o trailer.

I Know This Much Is True (6 episódios)
Status: Finalizada
Onde Assistir: HBO Go.

A minissérie apresenta a história de Dominic, um pintor divorciado que precisa cuidar do irmão gêmeo Thomas, que é esquizofrênico. Tudo se complica quando Thomas entra em surto e corta a própria mão em uma biblioteca pública. Leia a coluna sobre a série aqui. Veja o trailer.

I May Destroy You (12 episódios)
Status: Finalizada.
Onde Assistir: HBO Go.

Criada e protagonizada por Michaela Coel, a série acompanha a vida da escritora Arabella. Planejando a publicação de seu livro, a autora precisa reunir forças para reconstruir sua vida depois que, certa noite, um desconhecido coloca drogas em sua bebida, deixando um trauma terrível. Assista ao trailer.

AmarElo: É Tudo Pra Ontem (Duração: 1h29)
Status: Finalizada.
Onde Assistir: Netflix.

Os bastidores do show do rapper e ativista Emicida, no Theatro Municipal de São Paulo, é apresentado neste documentário trazendo reflexões sobre a história da cultura negra nos últimos anos. Confira a entrevista com Emicida, realizada pelo jornalista Daniel Medeiros para a Folha de Pernambuco.  

Your Honor (10 episódios)
Status: Em exibição nos Estados Unidos.
Onde Assistir: Sem previsão para estreia oficial no Brasil.

Marcando o retorno de Bryan Cranston (Breaking Bad) à TV, a minissérie aborda as decisões difíceis que um respeitado juiz terá que fazer depois que seu filho adolescente atropela e mata outro jovem. Os riscos dobram de tamanho quando se descobre que a vítima é filho de uma perigosa família ligada ao crime organizado. Assista ao trailer.

9-1-1: Lone Star (10 episódios)
Status: Renovada para segunda temporada.
Onde Assistir: Fox Life/Star Life.

Derivada de “9-1-1”, o spin-off de Ryan Murphy apresenta a mesma premissa: a rotina e os desafios do corpo de bombeiros, policiais e socorristas na profissão de salvar vidas. Ambientada no Texas, a produção derivada traz o diferencial de desenvolver personagens com maior diversidade que a original. Veja o trailer.

*Fernando começou a assistir a séries de TV e streaming em 2009 e nunca mais parou. Atualmente ele já maratonou mais de 300 produções, totalizando aproximadamente 7 mil episódios. A série mais assistida - a favorita - é 'Grey's Anatomy', à qual ele reassiste com qualquer pessoa que esteja disposta a começar uma maratona. Acesse o Portal e redes sociais do Uma Série de Coisas neste link

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

FADE - AVISO DE SELEÇÃO PÚBLICA

FADE - AVISO DE SELEÇÃO PÚBLICA

LAFEPE - EDITAL

LAFEPE - EDITAL

Newsletter