O que esperar das séries de TV em 2021

Séries aclamadas pelo público tem previsão de retorno em 2021 - Reprodução

O ano que passou não foi fácil para ninguém, incluindo a indústria televisiva. Como já mencionado aqui, produções tiveram suas datas de estreia alteradas e gravações interrompidas por causa da pandemia do coronavírus. Por consequência, é esperado que em 2021 elas retornassem de onde pararam, além dos lançamentos tradicionais previstos para este ano.

A coluna desta sexta-feira faz um apanhado com algumas das séries mais aguardadas. Confira

As queridinhas

Um dos adiamentos mais longos aconteceu com “The Handmaid’s Tale”. A estreia da série geralmente acontecia em junho/julho, mas em 2020 sua temporada nova não foi lançada por conta da pandemia. Ainda sem data oficial de retorno, a luta de June (Elisabeth Moss) contra Gilead na quarta temporada está prevista para este ano e segue renovada para uma quinta temporada. 

Outra série que teve os planos alterados foi “Impeachment: American Crime Story”. A antologia de Ryan Murphy (“Glee”, “Ratched”) tinha previsão para antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, mas precisou ser adiada. Agora ela estreia em algum momento de 2021.

Dentro do tema pandêmico, “Grey’s Anatomy” dedica sua 17ª temporada inteira para retratar o drama de médicos nesse contexto. Nos Estados Unidos, a série exibiu os seis primeiros episódios no fim do ano e retorna em março. Por aqui, os novos episódios só costumam ser transmitidos no segundo semestre, nas principais plataformas de streaming. 

O drama “This Is Us” também adaptou sua narrativa e inseriu os hábitos de prevenção contra o coronavírus em seus episódios. A série estreou a quinta temporada em 2020 e retornou do hiato na última quarta-feira (6) com o quinto episódio pela Fox Premium 1. A temporada atual, até o momento, terá 18 episódios no total e tem exibição no canal toda quarta às 21h30. 

Também pelo selo Fox, só que no Fox Life, chega a segunda temporada de “New Amsterdam”. Os 18 episódios da temporada serão veiculados sempre às 18h no canal.

Na Netflix, as novas temporadas de “Stranger Things” e “The Witcher” são algumas das mais esperadas, mas não há uma data específica definida. 

Quando o assunto é comédia dramática, duas produções se destacam: “Atlanta” e “Barry”. Ambas foram idealizadas pelos seus protagonistas, Donald Glover e Bill Hader, respectivamente. A terceira temporada delas é esperada ainda para este ano.

O final de “Dexter” é um dos mais criticados entre os fãs da série. Eis que sua emissora original, a Showtime, anunciou no ano passado que a produção retorna em formato de minissérie. A ideia é contar a história dos personagens 10 anos depois do fim original. Os novos episódios chegam no segundo semestre de 2021.

"Dexter" retorna em formato de minissérie pela Showtime.

Brasil também faz séries boas

Está mais do que na hora de valorizar nossa casa. Em 2020 o Brasil foi destaque em várias produções televisivas e agora promete não somente continuar o legado do ano passado como trazer novas histórias para a telinha. Na matéria feita pelo jornalista Daniel Medeiros, da Folha de Pernambuco, você pode conferir o que vem por aí no quesito nacional. Confira

Saindo do forno

Podemos dizer que quem domina a internet são dois tipos de telespectadores. O primeiro são aqueles que nunca vão deixar “Friends” morrer e vão maratonar frequentemente. O segundo são os seguidores fiéis de Shonda Rhimes, criadora de “Grey’s Anatomy” e outros sucessos. 

Para a alegria geral da nação, vai ter lançamento para todo mundo. A reunião de “Friends”, tão falada em 2020, chega pela HBO Max em algum momento deste ano com o objetivo de reunir o elenco em um especial para relembrar os bons tempos. Vale lembrar que não é um retorno com novos episódios, mas uma ocasião onde os protagonistas vão comentar sobre a série e seu legado.

A minissérie “Inventing Anna”, escrita por Shonda Rhimes, é o próximo trabalho da showrunner para a Netflix. Depois da boa aceitação de “Bridgerton” (leia a coluna sobre a série aqui), lançada em dezembro, a nova história da roteirista terá Julia Garner como protagonista, vencedora de dois Emmys por “Ozark”. A atriz viverá uma falsa herdeira alemã que entra na sociedade nova-iorquina.

Acabam este ano

Como de praxe, também nos despedimos de algumas séries em 2021. As comédias “Atypical”, “Disque Amiga Para Matar”, “Dear White People”, “Grace and Frankie” e “O Método Kominsky” chegam com seus últimos episódios este ano. 

Os dramas “Better Call Saul” e “Ozark”, que sempre marcam presença nas premiações televisivas, também entregam suas conclusões pela Netflix. O sucesso “La Casa de Papel”, que virou febre no mundo inteiro, também acaba na próxima temporada lançada este ano.

Baseada na trilogia de livros de Philip Pullman, “His Dark Materials”, exibida pela HBO Go, chega ao fim com a estreia da terceira temporada. Outras séries fora da HBO Go, como “Super Girl” e “Lucifer”, também dão adeus em 2021.

*Fernando Martins é jornalista, escritor e grande entusiasta de produções televisivas. Criador do Uma Série de Coisas, escreve semanalmente neste espaço. Acesse o Portal, Podcast e redes sociais do Uma Série de Coisas neste link

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Fiocruz negocia mais 15 milhões de doses de vacina da AstraZeneca
Coronavírus

Fiocruz negocia mais 15 milhões de doses de vacina da AstraZeneca

EUA supera 25 milhões de casos de Covid-19
Coronavírus

EUA supera 25 milhões de casos de Covid-19