O que esperar das séries em 2022?

Despedidas, lançamentos e retornos de tramas marcam o ano que chega

'House Of Dragon' é o spin-off mais aguardado da HBO - Reprodução/HBO

Estamos nos despedindo de 2021 e abrindo as portas para 2022. Na indústria televisiva, a expectativa é a mesma de sempre: enquanto algumas séries chegam ao fim, outras retornam e lançamentos são esperados. Nada mais justo, então, que a última coluna do ano seja um direcionamento sobre o que podemos esperar para os meses que estão por vir. Vamos começar?

Lançamentos
A showrunner Shonda Rhimes tem uma grande lista de sucessos em seu currículo (‘Grey's Anatomy’, ‘Scandal’ e ‘Bridgerton’, por exemplo). Em 2022, podemos esperar mais um nome: ‘Inventando Anna’, estrelada por Julia Garner, de ‘Ozark’.

O enredo é uma adaptação sobre fatos reais que apresenta a vida de Anna Delvey (Garner), uma golpista que ganhava a vida fraudando bancos em Nova York. A minissérie chega ao catálogo da Netflix em fevereiro, com nove episódios.

No trailer, podemos ver que Anna Chlumsky (‘Veep’), Laverne Cox (‘Orange Is The New Black’), Alexis Floyd (‘Poder Feminino’) e Katie Lowes (‘Scandal’) fazem parte do elenco. Assista: 

Outro nome para ficar de olho é Mike Flanagan. Depois de ter lançado “A Maldição da Residência Hill” e “A Maldição da Mansão Bly”, Flanagan surpreendeu com “Missa da Meia-Noite”, todas as produções lançadas na Netflix. Sendo um dos grandes nomes da atualidade no gênero de terror, ele segue na produção de mais conteúdo para a plataforma, anote aí: ‘A Queda da Casa Usher’ e ‘Clube da Meia-Noite’.

Sobre a primeira, as gravações começam em janeiro e tem previsão de término para maio, podendo ser lançada ainda no segundo semestre. Confira a sinopse divulgada:

“O drama é baseado em várias obras de Edgar Allan Poe, apresenta temas de loucura, família, isolamento e identidades metafísicas. ‘A Queda da Casa de Usher’ é narrada por um homem que foi convidado a visitar seu amigo de infância Roderick Usher. Usher gradualmente deixa claro que sua irmã gêmea, Madeline, foi colocada no cofre da família ainda não completamente morta. Quando ela reaparece em sua mortalha manchada de sangue, o visitante corre para sair enquanto a casa inteira se divide e afunda em um lago”. 


Já ‘Clube da Meia-Noite’ está com lançamento confirmado para 2022. A produção também é baseada em um livro, desta vez escrita por Christopher Mike. A trama acontece em um hospício para adolescentes com problemas mentais e gira em torno de um grupo de pacientes que resolvem fazer uma brincadeira macabra, eles devem começar a contar histórias de terror e o primeiro que morrer deve continuar (como espírito? Fantasma?) a manter contato com o restante.  

Também vale mencionar sobre a primeira série de TV do universo extensivo da DC, que será um derivado direto do longa “Esquadrão Suicida”. James Gunn assina como diretor e roteirista, a produção chega na HBO Max em 13 de janeiro. Na série, o anti-herói é recrutado para matar qualquer pessoa que seja a favor da paz, dando sequência aos acontecimentos seguintes do final do filme. Veja o trailer:

Quem é fã de ‘Game Of Thrones’ já deve saber que o universo se expandirá para outras narrativas. A mais perto de chegar até nós é ‘House Of Dragon’, que também tem estreia prevista para 2022. Aqui, a produção volta no tempo para uma época onde Jon Snow e os Lannisters que conhecemos ainda não existiam, mas que joga luz sobre uma das casas mais emblemáticas de Westeros: os Targaryen
Os eventos serão adaptados do livro ‘Fogo e Sangue’, escrito por George R. R. Martin. Confira o teaser:


Retornos

Também temos aquelas séries que finalizaram a temporada mais recente e estão prestes a lançar novos episódios. ‘Euphoria’ lançou sua primeira temporada em 2019 e, até então, seguimos esperando pelos novos episódios. É verdade que tiveram episódios especiais, mas a nova temporada já tem data para retorno, nove de janeiro na HBO Max.

Também na HBO Max, embora ainda não haja data confirmada, ‘Westworld’ finalizou sua terceira temporada deixando a desejar. Agora, a expectativa é que a série possa “se redimir” em uma trama melhor desenvolvida, como fez nas duas primeiras temporadas.

Stranger Things’ também deixou o público revoltado com a morte de um personagem querido, mas a quarta temporada promete trazer respostas. Não há data de estreia ainda.

Já ‘The Handmaid’s Tale’ atingiu seu ápice na quarta temporada, com várias reviravoltas e vinganças de personagens. A série parece caminhar para os momentos finais enquanto uma guerra parece certa. Só podemos esperar que a próxima leva de episódios chegue em 2022.

Dando adeus

Todo ano damos adeus às séries que nos conquistaram em algum momento de nossas vidas. Em 2022 não será fácil se despedir de três histórias que são aclamadas não só pelo público, mas pela crítica. O trio é recorrente nas principais premiações internacionais. 

This Is Us’ começa a exibir sua última temporada, nos Estados Unidos, no próximo dia quatro de janeiro. A sexta temporada retoma os percalços da família Pearson e prepara o terreno para a conclusão dos personagens. A série é exibida no Brasil pela Star+, que ainda não tem data de estreia revelada.

Já ‘Ozark’ apresenta outro tipo de família, os Byrde, com os pais lavando dinheiro para um cartel de drogas enquanto colecionam outras ameaças. Tida como uma prima de ‘Breaking Bad’, a série ganhou seu espaço e, tal qual sua parente, também promete acabar na hora certa. Anota aí: os novos episódios chegam dia 21 de janeiro na Netflix.

A última temporada de ‘Killing Eve’ chega em 2022 com oito episódios e estreará em 27 de fevereiro no canal BBC America. Ainda não foi divulgada a data de estreia na Globoplay. A série estrela Sandra Oh (Grey’s Anatomy) e Jodie Comer (Doctor Foster), ambas premiadas por suas personagens na trama. 

O enredo chamou atenção por colocar Eve (Oh) e Villanelle (Comer) em lados opostos: Eve é a encarregada por capturar Villanelle, uma serial killer inteligente e elegante que trabalha para uma organização criminosa. Com edição impecável, fotografia ímpar e grande elenco, é quase impossível não se prender à ‘Killing Eve’.Veja o trailer do último ano no Twitter:

*Fernando Martins é jornalista, escritor e grande entusiasta de produções televisivas. Criador do Uma Série de Coisas, escreve semanalmente neste espaço. Acesse o Portal, Podcast e redes sociais do Uma Série de Coisas neste link

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.  

Veja também

Os riscos para a saúde dos excessos na páscoa
CANAL SAÚDE

Os riscos para a saúde dos excessos na páscoa

Campos Neto: Respeitamos todas as críticas, mas missão do BC é trazer inflação para meta
INFLAÇÃO

Campos Neto: Respeitamos todas as críticas, mas missão do BC é trazer inflação para meta

Newsletter