Órfão de BBB? Confira os realities disponíveis para assistir

O reality "The Circle", na versão brasileira, é apresentado por Giovanna Ewbank - Divulgação/Netflix

Nos últimos anos, programas no estilo reality show foram bem aceitos no Brasil. Dentro do cenário da pandemia, o público começou a evitar a avalanche de notícias ruins para priorizar a saúde mental. Neste movimento, relaxar a mente se tornou sinônimo do que chamamos de “besteirol” dentro do entretenimento.

Ainda que o consumo de séries e filmes tenha aumentado consideravelmente, não dá para ignorar a necessidade da escolha por programas de confinamento ou competição em geral. A intenção é não precisar fazer grandes reflexões com teorias malucas de roteiro ou sofrer com seu personagem favorito. Na verdade, quanto menos desgaste intelectual, melhor. Isso se traduz nos recordes que a edição do Big Brother Brasil 2021 teve nas últimas semanas, tanto de votação como de audiência.

Mas o BBB chegou ao fim na última terça-feira (4), consagrando a paraibana Juliette como a vencedora da edição e deixando os brasileiros com saudade. A coluna Uma Série de Coisas desta sexta lista outros realities que estão por vir na TV aberta ou que já estão disponíveis em streaming. Confira:

TV ABERTA

Antes mesmo de chegar ao fim do Big Brother, a Rede Globo já havia divulgado que “No Limite” voltaria à grade televisiva. O programa é inspirado na versão americana, “Survivor”, da CBS, e estreou em 2000 por aqui, tendo quatro temporadas. A quinta temporada, desta vez apresentado por André Marques, estreia na próxima terça (11). A novidade é que, agora, os participantes serão ex-BBBs, como Arcrebiano, participante do BBB 21. 

Ainda na Rede Globo, o reality culinário Mestre do Sabor fez a estreia da sua terceira temporada na última quinta-feira (6). Claude Troigros, Batista e Monique Alfradique seguem no comando do programa, enquanto Kátia Barbosa, Leo Paixão e Rafa Costa e Silva permanecem como jurados. Além da TV Globo, também é possível assistir à competição pela GNT.

Outro sucesso, mas agora na Band, é o reality gastronômico Masterchef, apresentado pela jornalista Ana Paula Padrão. Com nova competição de cozinheiros amadores marcada para 6 de julho, o time de jurados está de cara nova. Isso porque a chef Paola Carosella, que fazia parte da equipe desde 2014, deixou o programa para se dedicar aos seus restaurantes e ao seu novo canal do YouTube, intitulado de Nossa Cozinha. 

Agora, a premiada chef Helena Rizzo, proprietária do também premiado restaurante Maní, em São Paulo, estará ao lado dos já conhecidos Erick Jacquin e Henrique Fogaça. As temporadas anteriores do programa estão disponíveis no catálogo da Amazon Prime Video ou no YouTube. 

TV FECHADA (por assinatura)

Voltando a falar sobre Big Brother, se você é daqueles que não quer largar o osso, está tudo bem. O canal Viva confirmou que vai reprisar as duas primeiras edições do programa. Na próxima terça (11), estreia o BBB 1, ao término de toda a temporada, a segunda edição chega em seguida. As exibições serão transmitidas às 19h30 (de segunda a sábado) e 23h45 (domingo). 

Pulando para a Discovery Channel, o canal conta com a competição mais inusitada dessa lista. “Largados e Pelados” faz jus ao nome que tem. Os participantes (reunidos como casais ou equipes) precisam sobreviver a 21 dias na floresta, com poucos recursos – mapas, facas e panelas estão inclusos – e pelados. O que eles ganham para participar? Nada. 

STREAMING

Sem dúvida a maior quantidade de realities está concentrada nos streamings. Na Netflix, por exemplo, temos “Queer Eye”, programa apresentado por um grupo de cinco LGBTQIA+ que se reúnem para mudar a vida das pessoas com base na especialidade de cada um. “Vidrados”, também da Netflix, é bem diferente do que vemos por aí: um grupo de 10 sopradores de vidro disputa para ver quem leva uma bolada em dinheiro e residência no Museu de Vidro de Corning, em Nova York. 

“The Circle”, nas versões brasileira, americana e francesa, também estão disponíveis na plataforma. O programa isola cada participante em um apartamento individual, a proposta é que eles interajam por uma rede social chamada the circle e descubra qual deles é fake, também rola eliminações por episódios e outras dinâmicas. Quem curte competições culinárias também encontram no catálogo da Netflix várias opções, incluindo “The Final Table” e “Top Chef”. 

Outro sucesso na Netflix é “RuPaul Drag Race”. No ano passado, o programa bateu o recorde por vencer pela quinta vez consecutiva o Emmy na categoria Melhor Apresentador de Reality. Na competição, drag queens batalham em uma série de desafios para descobrir quem é a melhor drag queen do ano. 

A Amazon Prime Video também dispõe de alguns realities. Além do já citado Masterchef, há também “De Férias com o Ex”, incluindo a versão celebs, “Soltos em Floripa”, “Game dos Clores” e a americana “Keeping Up With The Kardashians”. 

Para finalizar a lista, menciono “Documental”, também da Amazon Prime Video. O reality é apresentado por Hitoshi Matsumoto, comediante bem prestigiado no Japão. A competição reúne vários humoristas que já recebem uma quantia em dinheiro. Juntos em uma sala enquanto fazem piadas, a regra principal é não rir. Caso não consigam, eles perdem o dinheiro e são eliminados. Ganha o jogo quem permanecer na sala por último.

Diante de um cenário incerto de pandemia, vale fechar a coluna da semana com o riso garantido.  

*Fernando Martins é jornalista, escritor e grande entusiasta de produções televisivas. Criador do Uma Série de Coisas, escreve semanalmente neste espaço. Acesse o Portal, Podcast e redes sociais do Uma Série de Coisas neste link

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Pernambuco recebe novo lote com vacinas da Pfizer nesta quinta-feira (24)
Vacinas

Pernambuco recebe novo lote com vacinas da Pfizer nesta quinta-feira (24)

Empresário disse a embaixador que emenda de líder do governo destravaria Covaxin, mostra documento n
CPI DA COVID

Empresário disse a embaixador que emenda de líder do governo destravaria Covaxin, mostra documento n