Sarah Paulson brilha como Linda Tripp em nova temporada de ‘American Crime Story’

Novos episódios retratam o processo de impeachment do Presidente Bill Clinton

Sarah Paulson vive Linda Tripp na nova temporada de "American Crime Story" - Divulgação/FX

De “Glee” a “American Horror Story”, Ryan Murphy não precisa mais provar sua flexibilidade nas produções em que trabalha. Um dos grandes nomes da Indústria, foi em “American Crime Story” (2016) que Murphy entregou seu melhor: na primeira temporada, quando recriou o julgamento de O.J. Simpson pelo assassinato de sua esposa, Nicole Brown, e do amigo dela, Ronald Goldman. Depois, na segunda temporada, com o assassinato do estilista Gianni Versace pelas mãos de Andrew Cunanan, e, agora, pelo Impeachment do Presidente Bill Clinton na terceira temporada. 

Entre 1995 e 1997, Bill Clinton comandou a presidência dos Estados Unidos até ser acusado de assédio sexual. Nesse período, Clinton, já casado com Hillary, manteve um caso com a estagiária Monica Lewinsky. Na tentativa de manter a discrição, Monica foi transferida para o Pentágono, onde conheceu Linda Tripp, peça-chave no que viria a ser o maior escândalo do governo americano. 

Auge da crise
Ao mesmo tempo em que Lewinsky criava uma amizade com Linda Tripp e confiava todos os seus segredos do relacionamento com Clinton a ela, outra garota, Paula Jones, foi a primeira a vir à público contar que foi assediada pelo Presidente. Tripp decidiu gravar todas as suas conversas com Monica, a fim de ter provas para contribuir com o processo de impeachment

Consequências

A terceira temporada de “American Crime Story”, subintitulada de “Impeachment”, conta essa história desde seu nascimento, o escândalo em si e suas consequências. Muito é mostrado do ponto de vista de Lewinsky, que contribuiu com a produção para a montagem dos roteiros. Bill foi tirado do cargo, mas não foi condenado pelos crimes, já Monica ficou conhecida como a “vagabunda destruidora de lares”, movimento tristemente previsível para a época. Já Linda Tripp, foi menosprezada e taxada de traidora, o que, de fato, ela era.

Elenco de primeira

Por ser uma série antológica, cada temporada tem a chance de destacar o trabalho do elenco sem comparar com as outras temporadas. Ainda que Sarah Paulson tenha feito um ótimo trabalho interpretando a advogada Marcia Clark em 2016 (reconhecida nos prêmios Emmy, Globo de Ouro, Sindicatos de Atores, Critic’s Choice e Television Critics Association), foi vivendo Linda Tripp que sua atuação chega ao ápice. 

Se for indicada nas premiações deste ano, não seria surpresa. Paulson entrega toda a complexidade que a personagem pede. Raiva, ressentimento, culpa e mágoa são alguns dos seus artifícios. 

Beanie Feldstein interpreta Monica Lewinsky e Clive Owen, Bill Clinton. Ambos estão igualmente semelhantes aos seus personagens. Assistir ao elenco ambientado na década de 1990 é ter a sensação de reviver os momentos da vida real. 

Edie Falco mostra uma Hillary que ninguém conhece. Isso porque a atriz apresenta toda a dor e mágoa tão bem maquiada pelas circunstâncias que a Primeira Dama precisou lidar, anulando-se para promover o marido. 

A temporada foi um fiasco?
Tendo estreado em setembro de 2021, é curioso que a terceira temporada não tenha alcançado tanto engajamento quanto as duas anteriores, tão premiadas e elogiadas pela crítica e pelo público. Parte desse comprometimento pode ter sido afetada pela não distribuição dos novos episódios no streaming, como aconteceu com a temporada de O.J. Simpson e Gianni Versace. Esse ponto foi, inclusive, salientado por John Landgraf, presidente do FX

Por outro lado, toda e qualquer interpretação sobre fatos reais está sujeito a críticas sobre a veracidade do que está sendo retratado, isso fica ainda mais delicado quando o crime em questão envolve um ex-presidente dos Estados Unidos. 

O fato é que não podemos medir todas as variantes que levam uma série ao reconhecimento que merece, cada caso é um caso. “Impeachment: American Crime Story” entrega episódios densos, ora tensos ora tocantes, com atuações incríveis e suposições sóbrias sobre o que ninguém viu nos bastidores. 

No Brasil, “Impeachment: American Crime Story” estreia no canal FX no dia 11 de março. Ainda não há previsão para o lançamento em streaming. Assista ao trailer:

*Fernando Martins é jornalista, escritor e grande entusiasta de produções televisivas. Criador do Uma Série de Coisas, escreve semanalmente neste espaço. Instagram: @umaseriedecoisas

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

O papel crucial da escola e dos cuidadores na educação de crianças neurodivergentes
OPINIÃO

Construindo pontes de inclusão: o papel crucial da escola e dos cuidadores na educação de crianças neurodivergentes

Nísia entrega cabeça de auxiliar para ficar no cargo; confira a coluna desta quinta (28)
CLÁUDIO HUMBERTO

Nísia entrega cabeça de auxiliar para ficar no cargo; confira a coluna desta quinta (28)

Newsletter