A-A+

'Scenes From a Marriage': Qual é o segredo de um casamento bem-sucedido?

Minissérie com Oscar Isaac e Jessica Chastain tem exibição do último episódio neste domingo (10)

"Scenes From a Marriage" é adaptação de mesmo nome do original de 1973 - Divulgação/HBO Max

A minissérie "Scenes from a Marriage", que exibe o quinto e último episódio na HBO neste domingo (10) — os quatro primeiros estão disponíveis também na HBO Max — traz questionamentos provocativos sobre o casamento e tudo que pode vir à tona com essa ligação, sob a ótica de um casal moderno. A produção é baseada no clássico homônimo de Ingmar Bergman, criado em 1973, apresentando a realidade da época em seis episódios estrelados por Liv Ullman e Erland Josephson.

Na versão atualizada, o casal Jonathan (Oscar Isaac) e Mira (Jessica Chastain) estão juntos há 10 anos e podem-se considerar uma união de sucesso, genericamente falando. Ele é professor de filosofia, mas passa a maior parte do tempo em casa cuidando da filha, enquanto a esposa trabalha na área de tecnologia para uma grande empresa, seu salário é fonte da principal renda da casa.

A história começa com a dupla sendo questionada por uma pesquisadora. O tema do estudo, explicado ao longo das perguntas e respostas, abrange a monogamia vivida por ambos e como isso pode afetar os desejos de cada um. As respostas, ainda que dadas com o máximo de naturalidade exigidas dos personagens, possuem certa profundidade percebida apenas na atuação do elenco — é quase como se pudéssemos ler a mente deles: algo não está certo e vemos isso ao longo dos episódios. 

“Qual sua definição para o termo sucesso?”, pergunta a pesquisadora.

Se é que existe uma resposta, ela é dada nas sequências. 

"Cenas de um Casamento" que pode ser o seu

Mesmo que cada relacionamento seja único, alguns aspectos do relacionamento vivido pelos personagens de Isaac e Chastain podem despertar uma empatia estranha dos telespectadores. Ao final de cada episódio é como se os conflitos fossem os nossos. Mérito do roteiro, fortemente trabalhado em diálogos longos em cenas de plano sequência, somado a boas atuações. Essa linha com o público é importante nesse tipo de narrativa.

Basear o trabalho em suas experiências de vida pode ser outro trunfo. Em 1973, o cineasta sueco Ingmar Bergman baseou a minissérie em sua própria vivência cheia de altos e baixos com Liv Ullman, a atriz que estrela a versão original. Para a releitura de 2021, o diretor e roteirista Hagai Levi ("Em Terapia") decidiu usar o mesmo método do criador original e inspirou a obra nas suas experiências de homem divorciado.

O Big Brother das séries

Outro ponto que aparenta atrair o público de maneira assídua (na televisão a audiência precisa ser mantida ao longo de uma semana de espera, excluindo certas dinâmicas do streaming) são histórias com rotina de famílias ou casais e suas trajetórias pelo amadurecimento individual e coletivo (menção honrosa para "Normal People", no qual já foi tema da coluna). No caso de "Scenes from a Marriage", essa curiosidade é mais lancinante: não há humor em ver a progressão do fracasso de um casamento, principalmente quando as coisas tendem a piorar violentamente. 

Um convite para o autoconhecimento

"Scenes from a Marriage" é um convite para o autoconhecimento tanto como indivíduo quanto para o papel dentro de um relacionamento. A começar em como a minissérie decide iniciar cada episódio, vemos o elenco se posicionando em cena antes da indicação de "ação". Quase como se entrássemos junto com os atores na teia de sentimentos dos personagens. 

As camadas são muitas e adentrar na história pode gerar aquele desconforto parecido com o de fazer terapia pela primeira vez, mas vale a reflexão sobre as expectativas que colocamos nas relações e as obrigações geradas por essa ligação entre duas pessoas. Assista ao trailer:

 

*Fernando Martins é jornalista, escritor e grande entusiasta de produções televisivas. Criador do Uma Série de Coisas, escreve semanalmente neste espaço. Acesse o Portal, Podcast e redes sociais do Uma Série de Coisas neste link

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Homem é atacado por jacaré em lago de Campo Grande (MS)
Centro-oeste

Homem é atacado por jacaré em lago de Campo Grande (MS)

Show de dupla sertaneja é interrompido após palco pegar fogo em SP
Susto

Show de dupla sertaneja é interrompido após palco pegar fogo em SP